INTRODUÇÃO
Você viu o Noticiário hoje? Já saiu um pouco das redes sociais, dos perfis de fofoca para dar uma boa olhada na realidade e nos dilemas do mundo real que te cercam? Ontem meu pai, que é policial, me falou de um jovem, que estava prestes a terminar sua faculdade de Direito, mas infelizmente faleceu de overdose em um bar qualquer. Na mesma noite, ele foi chamado para uma ocorrência em que deveria ajudar outra moça muito bêbada, na verdade caída, inconsciente, que até agora ninguém sabe (nem ela) se foi estuprada ou não quando saía de uma festa local. Muitos já não dão atenção a notícias assim porque infelizmente se acostumaram com elas. E como isso é triste! Jesus nos ensina a não nos acostumarmos com o mal. Ele nos diz que uma pessoa que está constantemente desejosa de ver mudança e justiça no mundo é bem-aventurada (Mt 5: 6). E adivinha: para nossa surpresa, Ele garante que tal pessoa verá seu desejo atendido! Esse constante desejar, é claro, não é nenhuma inquietação ansiosa e psicótica. Não se trata de se “aperrear” à toa, como dizem aqui no Ceará. É uma esperança consolada, por assim dizer, e até mesmo animada. Ela nos leva a agir em seu nome, de modo a juntar nosso pequeno esforço ao esforço de outros que também buscam concretizar a justiça. Isso mesmo: tornar concreta, palpável, criar justiça. Para tanto, convém perceber o valor das coisas, o valor da justiça, da paz e se sentir de verdade impelido a agir em sua direção, seja na casa onde moramos, na rua, no bairro e na cidade… e até mesmo por meio de uma pequena ação justa. Nela também há valor. E também somos chamados a discernir esse valor.
A ESPERANÇA NA ALMA QUE A NOÇÃO DE AMOR ETERNO PROPORCIONA
Sem valor, não há nada verdadeiro de fato, pois tudo se torna relativo, questionável, inclusive a própria validade de nossas ações no tempo, o qual sem dúvida será responsável por bani-las da memória de nosso povo apenas algumas gerações após a nossa morte. Também conceitos como “vida” e “justiça” não poderiam ser considerados um bem em si mesmos, se não há diferença entre vida e morte, entre justiça e violação de direitos. E tampouco a dignidade que deve necessariamente acompanhar a vida de um ser humano seria mais do que uma palavra vazia, citada aqui e ali por governos e tratados governamentais. O resultado é o que se pensa hoje em dia: vamos nos jogar naquilo que é passageiro. Isso não satisfaz o coração, ou aquilo que chamamos de núcleo intangível do ser, a alma. Pode oferecer uma emoção pela qual se está disposto a arriscar-se no perigo, pensam muitos, embora no fundo saibam que é vazia se não houver esperança de algo para além desse tempo e cultura. A filosofia, caso abracem-na é: “Vamos em frente, pois não há verdadeiro valor nisso”. Tudo acabará num conto ligeiro, é o que sabemos (Sl 90: 9). Isso é uma implicação direta da noção de que não temos alma ou que não há ressurreição, ou existência além dessa finita. E nós vemos diariamente o resultado prático nos jornais: “Amanhã morreremos”.

____________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
A Alma
É a alma que anseia então por estabelecer essas conexões e implicações. E ela o faz a partir dessa introdução nas coisas intangíveis, o que nos leva a receber a confirmação em nosso íntimo a cada passo que damos em direção a elas. Traça-se a noção de Verdade. Tal progresso do nada para a construção de algo, de um sentido e consequentemente de valor, no entanto, não pode ocorrer a menos que o homem esteja disposto a empenhar-se nessa investigação, o que não se dá sempre. Muitos jovens da sociedade contemporânea rica em muitas distrações, mas pobre quando se trata de valores, vivem e morrem como se fossem menos do que são porque foram cercadas de entorpecentes que lhes impede de começar a olhar a realidade. É algo autoinfrigido? Não, mas pode ser. Pois assim, no estado do nada, o homem tem a desculpa que precisava para não agir segundo a sua dignidade humana, já que ignora o valor. Ele pode então ser omisso e infantil para sempre. É a alma que nos convida à idade adulta, bem como também à realidade, que é a vida verdadeira.
O DILEMA DA EXISTÊNCIA HUMANA E AS DISTRAÇÕES QUE EVITAM O DESCONFORTO
Quando falei das distrações e entorpecentes, não quis dizer que são de todo mal. Sem eles, vez ou outra, nossa vida seria muito pesada, não é mesmo? Às vezes, quando somos inundados pela dor ou por uma preocupação desesperadora, regular bem as lentes e focá-las em outros pontos menores parra melhor avaliação da situação, ou mesmo para evitar sentir o impacto da visão aterradora do percurso à nossa frente, pode ser salvador. O problema de verdade ocorre quando a vida e os dilemas humanos não são encarados de fato. Se você apenas varrê-los para debaixo do tapete sempre que pode, uma hora sua sala estará com um volume de poeira considerável e estranho bem no centro. Nesse estado, a distração é uma fuga da responsabilidade de se viver algo real. Se pensar seriamente sobre a existência humana é algo raro na era pós-moderna, torna-se ainda mais difícil quando se recebe tanta propaganda em oposição. Isso ocorre, não havendo precisamente dizeres e sem que qualquer um admita com todas as letras (o que não muda em nada o fato de que é exatamente isso que permanece no nosso subconsciente: grande é o poder de nossa percepção!). Devo argumentar, todavia, que a oposição às vezes é muito direta. O artifício mais bem sucedido é evitar qualquer tipo de dor e sofrimento. Ideias que podem inquietar a mente são (e devem ser!) rapidamente varridas de nossas vidas: Nesse sentido, a noção de que somos sem valor intrínseco se tornou bastante popular e de fato não há nada de imoral ou errado em nós mesmos quando nos consideramos meros animais, desde que possamos evitar qualquer insatisfação. Se algum tipo de discurso abalar o nosso emocional, seja o apelo religioso que aponta para uma existência espiritual eterna e um acerto de contas final do qual testifica a consciência, ou mesmo uma advertência moral que nos priva de algo que desejamos obter, é preciso erradicar. O problema com isso é que assim varremos o valor de coisas que não queremos de verdade que sejam consideradas destituídas de valor, como nossa vida e dignidade; pelo menos já vemos o estrago que isso nos trouxe e o que ocorre no fim das contas: sem valor, sem proteção.
O CAMINHO DO EVANGELHO É REVOLUCIONÁRIO
Deus nos deu o valor. E outro ponto que impede os homens de aceitarem tal valor que Deus nos atribui é a responsabilidade que daí provém. Nós devemos viver para Deus e para o bem de nossos irmãos! Nós nos alegramos na esperança de vermos o Senhor sendo glorificado no mundo e tornando essa terra um reino de justiça e paz, isto é, uma morada para Ele e uma Nova Habitação, de onde flui justiça e misericórdia. Nós dizemos que somos filhos de Deus, que faremos parte desse reino e que fomos nascidos de novo para um propósito. Mas isso gera um compromisso. DEUS NOS CRIOU PARA UMA VIVA ESPERANÇA.
Jesus disse:
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mt 5: 16)
A partir do seu testemunho de vida, do seu comportamento, é possível perceber se você aceitou o valor que Deus te deu. A mulher virtuosa é como uma joia e como muitos rubis. E o varão que teme a Deus é valoroso. Isso indica uma dignidade, mas não envolve soberba. Isso não tem a ver com andar com a Bíblia debaixo do braço 24h por dia, ou de agir como se fosse de outro planeta, julgando-se santo demais para conversar com pessoas comuns sobre assuntos comuns. Também não está em palavras excessivas e no muito falar, ou na insistência; ou no empenho em travar um proselitismo inquieto e soberbo! “Eu tenho Jesus e você não. Tadinho, ouça-me e você terá Jesus”. Você tem Jesus? Se for verdade que você tem a presença dEle em você, então você não agirá assim. Você causará mudança, mas sem que você precise sinalizar virtude ou arrotar santidade por aí. Mostre às pessoas que você realmente acredita nisso, que Deus ama você e que Ele te deu valor e dignidade. Assim você acreditará em si e acreditará também nas pessoas, mas fará isso do modo certo. E porque muitas vezes é exatamente disso que elas precisam para que elas também vejam valor naquilo que são e no que Deus fez por elas é que você fará isso. Não porque você se acha um ser iluminado. Mas porque você as ama. Isso não consiste em ignorar suas muitas falhas de caráter, mas ter fé que pela graça podemos caminhar juntos nessa jornada rumo ao céu e aprendermos uns com os outros a melhorar.
COMO PODEMOS PROGREDIR NO NOSSO AMOR AO PRÓXIMO?
Jesus foi o homem que mais valorizou as pessoas ao seu redor! Mesmo aqueles que ninguém nem ao menos olhava. Ele comia e bebia com os de má fama e desprezados. A Bíblia diz que a forma que Jesus escolheu de amar seus amigos era dando a sua vida por eles. E isso ocorreu não só em sua morte, mas durante o seu viver, sendo completamente livre em desapegos e preconceitos. Jesus assim se doou em todo momento até o fim por aqueles que amou. Quem se aproximava dEle se sentia mais amado, sentia que ali poderia encontrar alguém que realmente se importava. Está escrito: “nisso conhecerão se vocês são de fato meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13: 35).
E somente assim as pessoas ao seu redor irão perceber, sem uma palavra de vanglória sua, que de fato, você vive uma vida com propósito. Por que é disso que o mundo precisa! Você alcançará a paz que excede o entendimento, uma Paz duradoura consigo mesmo, e com os outros, por que seguro na esperança de salvação em Cristo, você se sentirá de todas as formas realizado de uma maneira que nunca sentiu.Será natural e todos vão se perguntar de onde isso vem, e vão querer ter também paz. LEMBRE-SE QUE SOMOS O BOM PERFUME DE CRISTO. Nunca duvide da força que sua conduta em Cristo tem. Deus tem um jeito todo especial de falar conosco, mostrando que toda a força dEle está em nós a partir da fé. Nós somente não vemos muitas vezes! Estamos tão ocupados prestando atenção nas circunstâncias que simplesmente não reparamos no que temos. Acredite que Deus está com você, mesmo que as coisas não estejam sendo fáceis em sua vida, ou mesmo que tudo esteja dando errado. Deus não te mandou: SEJA FORTE E CORAJOSO? Não tenha medo, você não está sozinho. Espero que essa leitura edifique.
______________________________________________________________________
Meditação: João 12
Ouça
-
-
Vocês viram como o amor ao dinheiro cegou Judas, levando- o a praticar a torpeza de roubar em frente ao seu Senhor sem o menor temor?! Pondere: Como posso buscar desenvolver minha vida interior de modo a não me encontrar cego ou preso por nenhum deleite traiçoeio, o qual pode, quando consumado, me levar a fazer coisas das quais me envergonho e a trair o meu chamado e vocação? Ore pedindo a Deus livramento.
-
Vocês perceberam que Judas não chegou e traiu Jesus logo de cara, como que caindo em uma pequena tentação, mas satanás já vinha atraindo-o há muito tempo, de modo que podemos lembrar das palavras do salmista: um abismo chama outro abismo! (Sl 42:7)? Anote possíveis pequenas práticas corriqueiras que te levam a situações de pecado e firme o propósito de evitá-las.
-
Amar a glória dos homens também não é um bom negócio, e nesta loucura, os fariseus negligenciaram a salvação (como está escrito: ignoraram o Dia da sua Visitação! – Lc 19: 44), mesmo conhecendo a Verdade. Por temor aos homens, e vontade de agradar a carne, perderam a sua salvação. Você sabe o valor da honestidade? Lembre-se que não importa o quanto um pecado é oculto, ele sempre virá à tona quando insistimos nele (Marcos 4:22). Construa sua vida à luz do dia, para que você não seja envergonhado e evite a hipocrisia. Pergunte-se: em que momento eu não te amei, Senhor? Fiz o bem por Ti ou para me apresentar ao outro? E reze um Pai Nosso e uma Ave Maria.
-
Você viu como Cristo se sentiu desolado diante da Cruz? O amor do Pai foi tão grande por nós, que não poupou seu Filho amado! E há um excelente mistério nisso: Jesus não temia a vergonha, a humilhação, as feridas, porque Ele nos amou! O amor é salvador e Jesus veio para nos salvar porque Ele é amor! Pense em todo momento em que você foi egoísta e se você tiver pecado, anote-o para a próxima confissão.
-
Enquanto há tempo, façamos a vontade de Deus.
Foto de Yaoqi via Unsplash




