Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito e perseverou em seguir-me, Eu o levarei à Terra que entrou, e a sua semente a possuirá em herança. Nm 14: 24
A Bíblia nos traz aqui uma lição muito importante. O povo israelita, guiado por Deus através do deserto, desde a saída do Egito, chegara agora a um lugar no ermo chamado Cades. O Senhor então falou a Moisés, dizendo-lhe: “Envia homens que espiem a terra de Canaã, que Eu hei de dar aos filhos de Israel. De cada tribo de seus pais enviarás um homem, sendo cada qual príncipe entre eles”. (Nm 13:2) E enviou Moisés 12 espias, como o Senhor lhe ordenou; e lhes mandou que examinassem toda a terra, como também seus moradores, e tomassem um fruto da terra e o trouxessem pra mostrar a todo o povo. Quando os espias retornaram, trouxeram sobre uma verga um ramo de vide com um cacho de uvas, romãs e figos da melhor qualidade, para demonstrar ao povo as riquezas daquela terra: Fomos à terra a que nos enviaste. E, verdadeiramente, mana leite e mel; e este é o seu fruto. (Nm13:27) Pronto! Lá estava!Os israelitas tinham agora a prova em suas mãos, uma pequena amostra do que iam desfrutar de agora em diante.
O MEDO PARALISA E NOS IMPEDE DE VIVER O BEM DE DEUS PARA NOSSA VIDA
Assim como Deus havia prometido, a terra era fértil, rica, e constitupia o melhor vindo da parte do Senhor para os seus escolhidos! Nada poderia ficar entre Israel e aquilo que durante décadas e séculos haviam clamado e pedido a Deus com altas vozes e choros. Porém…: “O povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque.[…]” disse alguém no v. 28. Veja bem: 10 dos 12 espias não acreditavam na vitória de Israel. Ali estava a Terra, Frutífera, boa e cheia de sonhos. Prometida por Deus aos Pais como sua possessão por herança, a eles e seus filhos. O que os filhos de Israel fazem? Eles ficam com medo, e isso os paralisa. Conosco muitas vezes ocorre o mesmo. Temos pedido e orado por alguma coisa, temos buscado, temos mesmo nos esforçado, mas no momento em que nos é apresentada a nossa resposta tão esperada, nós não vamos até ela por que… “os povos adversários são mais fortes do que nós!” (v. 31) Já aconteceu com você? Por muito tempo os cristãos oram, clamam a Deus, mas não se preparam; até seguem em sua direção, mas, vindo a oposição e a prova, (e ela sempre vem) desistem! E o que é pior: muitos até murmuram contra Deus… (Nm 14: 2-3) Os israelitas queriam levantar outro líder e retornar ao Egito, queriam voltar ao estado anterior! Se deparar com dificuldades na Nova Vida com Cristo é normal. O Senhor nunca nos disse que seria um mar de rosas, mas Ele nos prometeu que estaria conosco sempre, que venceríamos,e que certamente tudo valeria muito a pena.Calebe e Josué foram os únicos espias que permaneceram firmes, porque eles sabiam que aquele Deus que os conduziu pelo deserto seria o mesmo que lhes faria entrar e tomar posse da Terra. Eles eram fiéis; e acima de tudo tinham fé no Deus Vivo… Eles não olhavam os gigantes que dominavam a terra, eles estavam ocupados olhando para a Terra!
SE VOCÊ LER A NARRATIVA TODA VERÁ QUE NENHUM HOMEM COM IDADE SUPERIOR A 20 ANOS DE FATO VIVEU PARA ENTRAR NA TERRA PROMETIDA, A NÃO SER ESSES DOIS HOMENS: CALEBE E JOSUÉ. TODOS OS OUTROS MORRERAM PROSTRADOS NO DESERTO
Josué e Calebe; ilustração de Providence Lithograph Company (Domínio Público)

Aprenda a insistir nas coisas boas que Deus te dá. Não se deve crer numa Teologia da Prosperidade que não envolve esforço e trabalho, tampouco a ideia de que Deus nos promete riquezas nesse mundo. Muitas coisas podem ser conquistadas de fato, mas isso não envolve necessariamente a promessa do Evangelho. Muitas pessoas serão pobres nessa vida, mas ricas para com Deus. Algumas sofrerão com um casamento ruim ou com espinhos na carne diversos. Deus não nos prometeu vitória e domínio a todo custo, com dinheiro, bom emprego e casa própria, mas nos prometeu paz. Todavia, se pedirmos algo legítimo a Deus e recomendado em sua Palavra, você deve ter fé. “Por que qualquer que pede recebe; e quem busca acha” (Mt 7:8). E embora esse ditado, contenha certa advertência: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tg 4:3), confiando que a vontade de Deus será feita em sua vida submissa a Ele e se esforçando com sabedoria e justiça para obter bens legítimos, você não tem razão para ter nenhum medo e desânimo. Busque se esforçar para praticar o bem e dedicar a Deus cada vitória. Clame e será atendido! (MAS NUNCA EXIJA O QUE DEUS NÃO PROMETEU). Ele te ama e sabe o que é melhor para você. Ainda que você não seja ouvido logo, Jesus nos orienta a perseverar na oração (Leia mais sobre isso aqui). A Bíblia diz que houve pessoas que pediram e foram resistidas de várias maneiras em seu percurso em direção ao objeto de suas orações. Ainda assim, contudo, elas perseveraram, mesmo quando todos ao redor lhes mandavam que se calassem, como ocorreu no caso do cego de Jericó. O conselho mais sensato é: “Grite mais alto”. Aprenda a buscar com diligência o favor do Senhor; BATA E ABRIR-SE-VOS-Á. Espere com paciência, pois se essa não for a vontade de Deus para sua vida, você saberá, e Ele revelará maior amor em reter o bem desejado do que em te dar aquilo que você pede, caso este não seja o melhor para você neste momento. Mas tenha a fé de uma criança que vai em direção ao Pai suplicar o seu favor. Se você se esforçar e buscar fidelidade em seu trabalho e obra, mantendo sempre suas orações e petições diante do altar do Senhor e buscando o seu reino e a sua justiça primeiro, é certo que assim como Calebe e Josué, você receberá o bem que deseja. Se você perseverar e não ter medo. Todos que foram fiéis à ordem do Senhor, permaneceram desejando aquilo que pediram por tanto tempo porque eram confirmados pelo Senhor, mesmo em face do temor.
CONCLUSÃO
Alguns falham porque não oram, e outros falham porque só oram! Calebe e Josué não falharam, e a seu tempo receberam o galardão de Deus para suas vidas. No tempo de segar o que você poderá colher é somente e nada mais do que foi plantado. Com trabalho duro se planta, e com orações e súplicas se rega com lágrimas a semente. Há muitos que ainda esperam que o Senhor pegue em suas mãos e, puxando-as, os coloque de pé. Quando na verdade a Palavra já foi dada:
Levanta-te, toma o teu leito e anda!
(Jo 5: 8)
A Terra é boa, e ela está lá, esperando por você, só que primeiramente você deve derrotar os gigantes do medo e da insegurança (o que não será problema, se você confiar no Senhor. Ele pelejará por vós). Assim você poderá desfrutar de verdadeira alegria, conforme a Vontade de Deus. Tenha coragem.
Foto de Marvin Zi via Unsplash




