Devo confessar cada pecado ao sacerdote?

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Não, a confissão é o único meio ordinário de perdão de pecados mortais cometidos após o batismo, o que indica que você pode ser perdoado de pecados mais leves por outros meios. O Catecismo da Igreja diz:

 

1484. «A confissão individual e íntegra e a absolvição constituem o único modo ordinário pelo qual o fiel, consciente de pecado grave, se reconcilia com Deus e com a Igreja: somente a impossibilidade física ou moral o escusa desta forma de confissão». Há razões profundas para que assim seja. Cristo age em cada um dos sacramentos. Ele dirige-Se pessoalmente a cada um dos pecadores: «Meu filho, os teus pecados são-te perdoados» (Mc 2, 5); Ele é o médico que Se inclina sobre cada um dos doentes com necessidade d’Ele « para os curar: alivia-os e reintegra-os na comunhão fraterna. A confissão pessoal é, pois, a forma mais significativa da reconciliação com Deus e com a Igreja.

 

Ainda assim, no entanto, isso não significa que você não pode, se quiser e sentir que isso ajudará sua alma a curar o pecado, confessar pecados veniais ao sacerdote. Confessar pecados veniais pode ser espiritualmente benéfico, sobretudo se eles forem recorrentes e você sentir que precisa de maior firmeza para evitá-los. Confessar o pecado e se comprometer em firme propósito a não pecar mais, dizendo em voz alta o Ato de Contrição em resolução, pode santificá-lo de uma forma extraordinária. De fato, será mais difícil cometê-lo novamente assim. Nenhum sacerdote deve negar a absolvição de pecados quando as condições para isso se encontrarem presentes, mesmo que julgue se tratar de um pecado muito leve. A Penitência e a Reconciliação se encontram na parte do Catecismo que tratam de sacramentos de Cura. Isso significa que esse sacramento tem por finalidade nossa cura, vida e salvação.

______________________________________________________________

Obs. Embora outros meios extraordinários sejam possíveis para perdão de pecados graves, eles não são uma garantia firme e certa e você não deve se confiar nisso de maneira presunçosa. A Igreja nos fornece um caminho seguro e não devemos tentar aplicar prossíveis exceções a nossa situação quando nos é dado tão certo conselho.

______________________________________________________________

 

Santo Agostinho tratou das 3 maneiras de perdão de pecados na Igreja em uma obra sua de instrução aos catecúmenos acerca do Credo Apostólico, quando ele tratava da Cláusula “Creio na Remissão dos pecados”.

 

Santo Agostinho meditando – de Guercino

Domínio Público

__________________________________________________

1) O Batismo:
para remissão de todos os pecados, qualquer que seja a natureza, até o pecado original [Apaga pecados pessoais e o original nos adultos – veniais/mortais/graves e apaga apenas o pecado original nas crianças] 

2) A Oração:
para remissão de pecados veniais a oração é suficiente, bastando pedir a Deus o perdão

3) A Penitência:
para remissão de pecados mortais, por romper a comunhão com o Corpo de Cristo, de modo que o fiel fica proibido de comungar e receber a Eucaristia, somente a penitência ministrada pelo sacerdote na confissão

__________________________________________________

 

 

O Perdão de todos os pecados é dado no Batismo

 

Você tem [este artigo do] Credo perfeitamente cumprido em você quando recebe o Batismo. Que ninguém diga, “eu cometi este ou aquele pecado: e talvez isso não me seja perdoado”. O que você fez? Que pecado tão grande foi esse que você cometeu? Cite qualquer coisa hedionda que você cometeu, uma ação pesada, horrível, que te cause tremor só de pensar; seja o que quer que seja: você matou Cristo? Não há nada pior do que esse ato, porque também não há nada maior do que Cristo. Que coisa terrível é matar Cristo! No entanto, os judeus o mataram, e ainda assim muitos deles depois creram nele e beberam o seu sangue: eles estão perdoados do pecado que cometeram. Quando tiveres sido batizado, mantenha uma vida boa nos mandamentos de Deus para que possas preservar teu batismo até o fim. Não te digo que viverás aqui sem pecado, mas são pecados veniais dos quais esta vida nunca está livre. O batismo foi instituído para todos os pecados. 

Sermão aos Catecúmenos sobre o Credo, cap. 15

 

O Perdão dos pecados veniais é dado pela oração sincera

 

Para pecados leves, sem os quais não podemos viver, a oração foi instituída. . . O que a Oração faz? “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. Uma vez que de tudo nós somos lavados no Batismo, todos os dias temos a lavagem na oração.

 

O Perdão dos pecados graves é dado pela penitência

 

Mas não cometa aqueles pecados pelos quais você teria que ser separado do corpo de Cristo. Pereça tal pensamento! Pois aqueles homens que você vê realizando penitência cometeram crimes, seja adultério ou algumas outras atrocidades. É por isso que eles estão fazendo penitência. Se seus pecados fossem leves, a oração diária seria suficiente para apagá-los.Na Igreja, portanto, há três maneiras pelas quais os pecados são perdoados: nos batismos, na oração e na maior humildade da penitência”.

 

A penitência é condição para perdão de pecados graves, os quais condenam ao inferno e esta é administrada pelo padre na hora da confissão, como s. Agostinho muito bem declara em seu Manual da Fé, da Esperança e do Amor, ao afirmar ser a Igreja aquela que determina a penitência ao fiel, bem como seu rigor e período de tempo em que deve o católico se sujeitar, de acordo com a natureza do delito. Isso ocorre porque fora dado à Igreja o poder e a autoridade para perdoar pecados pelo próprio Cristo: “Aqueles que governam a Igreja corretamente designaram tempos de penitência […] Pois somente a Igreja recebeu o penhor do Espírito Santo , sem o qual não há remissão dos pecados — isto é, pelo menos aquela remissão que leva os perdoados à vida eterna” [Enchiridion 65].

Foto de Ramses Sudiang na Unsplash

 

Picture of Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

Picture of Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

Compartilhe:

Mais postagens deste autor