Um dos pontos mais estranhos no protestantismo, analisando a partir de uma perspectiva neutra, é a combinação entre o sola Scriptura (a crença de que todos os ensinamentos cristãos devem vir das Escrituras, um ensinamento que não é encontrado nas Escrituras) e a crença de que a Bíblia tem apenas 66 livros. Há um segundo fator que torna essa visão ainda mais estranha. Primeiro, o ensinamento de que a Bíblia tem 66 livros não é, obviamente, um ensinamento encontrado nas Escrituras. Digamos que não existe um índice inspirado. A segunda estranheza é que a Bíblia protestante de 66 livros não foi usada por nenhum dos primeiros cristãos, tampouco foi tal Bíblia usada pela Igreja Católica ou pela Igreja Ortodoxa ou mesmo pela Igreja Copta. Essa Bíblia também não foi usada por Martinho Lutero ou por João Calvino. Além disso, essa crença de que a Bíblia tem apenas 66 livros contradiz o Concílio de Florença, um Concílio Ecumênico anterior à Reforma que contou com a presença de católicos, ortodoxos e coptas.
Seria como se um grupo surgisse amanhã e declarasse que todos os ensinamentos cristãos devem ser extraídos do Evangelho de Lucas, sem ser capaz de explicar por que todos os ensinamentos devem vir das Escrituras ou somente dessas Escrituras. Então, por que alguém acreditaria no cânone de 66 livros? Nathan Busenitz, do The Master’s Seminary, nos fornece a defesa padrão:
Para aqueles que podem se perguntar: “Por que os protestantes não aceitam os apócrifos?”, a resposta final é que Jesus nunca afirmou serem eles parte das Escrituras. E nem os apóstolos. Muitos dos primeiros pais da igreja também não consideravam os livros apócrifos como sendo canônicos. Eles os consideravam úteis para a edificação da igreja, mas não os viam como autoritativos. Até mesmo o estudioso do século V Jerônimo (que traduziu a Vulgata Latina — a qual se tornou a versão católica romana padrão da Idade Média) reconheceu que os livros apócrifos não deveriam ser considerados nem autoritativos nem canônicos.
O primeiro desses argumentos é que livros como Judite e Sabedoria devem ser rejeitados porque Jesus nunca os citou, ou os afirmou como “sendo parte das Escrituras”. Mas Jesus e os Apóstolos nunca citaram Rute, Esdras, Neemias, Ester, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Juízes, etc., e ainda assim os protestantes incluem todos esses livros em suas Bíblias. Então esse argumento da “resposta final” não faz sentido. Ou então trata-se apenas de um padrão duplo descarado. Mas e quanto ao outro argumento, de que São Jerônimo endossou o mesmo cânone do Antigo Testamento que os protestantes agora afirmam? Isso é verdade… Bom, mais ou menos. Todavia, há algumas coisas que você deve saber.
>>Primeiro, Jerônimo é frequentemente usado de forma desonesta. Ao dizer que “até” Jerônimo “reconheceu” essa visão, seria fácil ter a impressão de que a visão de Jerônimo sobre o cânone era a norma na época. Isso é falso. Jerônimo e Rufino estão sozinhos entre os primeiros cristãos na argumentação a favor do cânone de 66 livros e, notavelmente, nenhum deles realmente usou o cânone. Como Busenitz observa, Jerônimo traduziu a maior parte da Vulgata Latina, a Bíblia padrão usada em todo o cristianismo ocidental por mais de um milênio, e essa Bíblia inclui as próprias Escrituras que os protestantes acham que não deveriam estar lá.
>>Segundo, Jerônimo realmente cita livros além do cânone de 66 livros como Escritura. Por exemplo, em uma carta a Eustóquio escrita depois que Jerônimo negou a canonicidade do Deuterocanônico, nós o encontramos citando um desses livros, Sirach [Eclesiastico], como Escritura: “pois não diz a Escritura: ‘Não te sobrecarregues acima de tuas forças?'” Ignorar toda essa nuance para apresentá-lo como alguém que sustenta a visão protestante moderna é pior do que impreciso: é falso.
>>Terceiro, o cânon da Escritura ainda era uma questão [disputada] não resolvida na época dele. Isso é em si uma evidência gritante de que os primeiros cristãos não achavam que tudo tinha de vir “somente da Escritura”. Há uma grande diferença entre um católico dizendo “este ensinamento não foi claramente definido, mas acho que a resposta certa é X” e alguém que diz “este ensinamento foi claramente definido, mas eu discordo e mantenho X de qualquer maneira”. O que leva a..
>>Quarto, Jerônimo é um católico romano até a medula. Para citar apenas algumas das instâncias mais óbvias em que Jerônimo deixou claro que seu desejo mais profundo era acreditar na fé ortodoxa da Igreja Católica Romana, aqui ele está contrastando o catolicismo romano com o origenismo, em um argumento contra Rufino:
“O leitor latino”, ele [Rufino] diz, “não encontrará nada aqui discordante de nossa fé”. Que fé é essa que ele chama de sua? É a fé pela qual a Igreja Romana se distingue? Ou é a fé que está contida nas obras de Orígenes? Se ele responder a Romana, então somos os católicos, já que não adotamos nenhum dos erros de Orígenes em nossas traduções. Mas se a blasfêmia de Orígenes é sua fé, então, embora ele tente fixar em mim a acusação de inconsistência, ele prova ser um herege.
E apesar de viver no Oriente, Jerônimo escreveu ao papa para resolver a questão teológica sobre as naturezas de Cristo. Aqui está ele, em suas próprias palavras:
Desde que o Oriente, despedaçado como está pelas rixas de longa data, subsistindo entre seus povos, está pouco a pouco rasgando em pedaços o colete sem costura do Senhor, tecido de cima a baixo, [João 19:23] desde que as raposas estão destruindo a vinha de Cristo, [Cântico dos Cânticos 2:15] e desde que entre as cisternas quebradas que não retêm água é difícil descobrir a fonte selada e o jardim fechado, [Cântico dos Cânticos 4:12] Acho que é meu dever consultar a cadeira de Pedro e me voltar para uma igreja cuja fé foi elogiada por Paulo. Apelo por alimento espiritual à igreja de onde recebi o traje de Cristo. O amplo espaço de mar e terra que fica entre nós não pode me impedir de procurar a pérola de grande valor. [Mateus 13:46] Onde quer que o corpo esteja, aí as águias se reunirão. [Mateus 24:28] Filhos maus desperdiçaram seu patrimônio; você sozinho mantém sua herança intacta. O solo fértil de Roma, quando recebe a semente pura do Senhor, dá frutos cem vezes mais; mas aqui o grão da semente é sufocado nos sulcos e nada cresce além de joio ou aveia. [Mateus 13:22-23] No Ocidente, o Sol da justiça [Malaquias 4:2] está nascendo agora mesmo; no Oriente, Lúcifer, que caiu do céu, [Lucas 10:18] mais uma vez colocou seu trono acima das estrelas. [Isaías 14:12] Vocês são a luz do mundo, Mateus 5:14, vocês são o sal da terra, [Mateus 5:13] vocês são vasos de ouro e de prata. Aqui estão vasos de madeira ou de barro, 2 Timóteo 2:20 que esperam pela vara de ferro, [Apocalipse 2:27] e pelo fogo eterno.
No entanto, embora sua grandeza me aterrorize, sua bondade me atrai. Do padre exijo a guarda da vítima, do pastor a proteção devida às ovelhas. Fora com tudo o que é arrogante; que o estado de majestade romana se retire. Minhas palavras são ditas ao sucessor do pescador, ao discípulo da cruz. Como não sigo nenhum líder exceto Cristo, então não me comunico com ninguém além de sua bem-aventurança, isto é, com a cadeira de Pedro. Pois esta, eu sei, é a rocha sobre a qual a igreja é construída! [Mateus 16:18] Esta é a casa onde somente o cordeiro pascal pode ser comido corretamente. [Êxodo 12:22] Esta é a arca de Noé, e aquele que não for encontrado nela perecerá quando o dilúvio prevalecer. [Gênesis 7:23] Mas, uma vez que, por causa dos meus pecados, eu me dirigi a este deserto que fica entre a Síria e o deserto incivilizado, não posso, devido à grande distância entre nós, sempre pedir à sua santidade a coisa sagrada do Senhor. Consequentemente, aqui sigo os confessores egípcios que compartilham sua fé e ancoro minha frágil embarcação sob a sombra de suas grandes argosias. Não sei nada de Vitalis; rejeito Meletius; não tenho nada a ver com Paulinus. Aquele que não reúne com vocês espalha; [Mateus 12:30] aquele que não é de Cristo é do Anticristo.
Então, se você realmente se importa com o que São Jerônimo tem a dizer, siga seu exemplo. Entre em plena união com o Bispo de Roma e acredite na fé salvadora que a Igreja Católica Romana acredita. Se você não se importa com o que Jerônimo acredita, então por que mencioná-lo? Como eu disse acima, Jerônimo não estava dizendo “Eu rejeito a posição da Igreja Católica sobre o conteúdo das Escrituras”. Não… Ele prontamente afirmou os ensinamentos da Igreja, todavia (como era razoável), não era claro qual era o ensinamento da Igreja sobre esse assunto inicialmente.
Artista: Caravaggio




