2.Quando os malvados me atacam para me devorar vivo, são eles, meus adversários e inimigos, que resvalam e caem.
3.Se todo um exército se acampar contra mim, não temerá meu coração. Se se travar contra mim uma batalha, mesmo assim terei confiança.
4.Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário.
5.Assim, no dia mau ele me esconderá na sua tenda, irá ocultar-me no recôndito de seu tabernáculo, sobre um rochedo me erguerá.
6.Mas desde agora ele levanta a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam; e oferecerei no tabernáculo sacrifícios de regozijo, com cantos e louvores ao Senhor.
7.Escutai, Senhor, a voz de minha oração, tende piedade de mim e ouvi-me.
8.Fala-vos meu coração, minha face vos busca; a vossa face, ó Senhor, eu a procuro.
9.Não escondais de mim vosso semblante, não afasteis com ira o vosso servo. Vós sois o meu amparo, não me rejeiteis. Nem me abandoneis, ó Deus, meu Salvador.
10.Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá.
11.Ensinai-me, Senhor, vosso caminho; por causa dos adversários, guiai-me pela senda reta.
12.Não me abandoneis à mercê dos inimigos, contra mim se ergueram violentos e falsos testemunhos.
13.Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos!
14.Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!
________________________________________________________________________
CONSIDERAÇÕES
Esse maravilhoso salmo trata de um coração esperançoso em Deus, que busca descansar Nele e se encham de confiança sobrenatural. Ao ler todo, é importante que reflitam a respeito dos seguintes tópicos:
O PODER VEM DO ALTO
- Você percebeu a força que sustentava Davi? Era essa a visão que tinha: a força mais que potente da alma humana! É isso que Deus é para nós: Na fraqueza mais desgastante, o Senhor é um alimento vigoroso, pois Ele nos dá esperança, e a esperança é que move os homens. Você não consegue se levantar da sua cama? Não tem ânimo para vencer um vício? Deus te dá ânimo e força. Ele é a força motriz de nossa existência, de qualquer existência. Por quê? Porque é a rocha tanto do fraco quanto do forte. Todos somos frágeis, mas muitas são as aparências de fortaleza que se nos apresentam diante dos olhos: Poder, conhecimento, status, beleza, riqueza. A confiança para fazer dEle a força que ilumina todas as coisas e te faz agir vem da certeza da perpetuidade de Deus frente a essas outras aparências de fortificações. O que pode ser assustador demais de modo que ponha medo Naquele que decorou os céus? Você tem sentido medo de alguma situação ou problema? Davi, mesmo em seus momentos mais escuros, sabia que isso não era nada. São as dívidas que abalam o seu barco ou uma doença e o medo da morte? É normal ter medo. Mas quando estamos com Deus, somos como uma criança com o pai. Certa vez vi um menino andando pela calçada. Ao avistar um cão, ele parou assustado. Então seu pai foi até ele e segurou a sua mão e o menino criou coragem para passar pelo animal. Somente pelo fato de seu pai agarrar a sua mão e caminhar com ele, houve força para dar os passos. Por que a tua alma se abate? Por que ela se comove e se perturba? Você está com medo? Elias também teve medo, e Davi (e eu também sinto medo, certamente, devo dizer- lhe), mas esperando em Deus, sabemos que teremos paz. Espera em Deus, como diz a palavra. E segura na mão dEle.
OUVIR SOBRE AS OBRAS DE DEUS NOS DÁ FÉ
Davi cresceu ouvindo das maravilhas que Deus operou entre os filhos de Israel. Como esteve com eles em todos os momentos, e os fez vencer todas as nações ao redor? Como fez presente o seu braço contra os seus inimigos, de modo que os povos os temiam? Sabia que ouvir sobre as obras passadas de Deus ajuda na nossa fé? Por que você não para um pouco e busca saber sobre os mlagres que Deus fez e continua a realizar diariamente na vida de pessoas ao redor do mundo? Ajuda saber mais sobre a História da Igreja e a vida dos Santos. Veja como Davi adora o Senhor nesse salmo, ele diz: “por sua grande misericórdia”. Ele conhecia a misericórdia dEle. Isso siginifica que ele também tinha vivido experiências de poder. Diante de tamanha reverência você não se sente tentado a considerar, como Davi, os Seus feitos passados? O que Deus fez na vida de Davi? Deus o tirou de detras das óvelhas e o tornou rei, o ungiu e o fez vencer batalhas contra poderosos e sair ileso dos mais terríveis perigos, pôs seus pés sobre uma Rocha, e deu-lhe largueza! Deus tem o mesmo poder HOJE! Acha que Ele não pode te fazer bem? Para Deus não há impossíveis! (Lc 1: 37)

Davi dando graças a Deus após matar Golias – Charles Errard
[Domínio Público]
Na verdade, recordar ações divinas em nossa própria vida ajuda a aumentar nossa fé e gratidão. Você não se vê levado a reconhecer Seu poder e ação em sua vida? Esqueceu- se do bem que Ele te fez? De todas as promessas que outrora te sustentaram nos dias difíceis? Talvez você não tenha muitas histórias, mas certamente tem muitas coisas pelas quais agradecer. As promessas que recebestes de Deus não são boas? Ele te promete perdão, paz e a vida eterna. Deus te livrou e te livra diariamente de todos os perigos, Aquele em quem pôs sua confiança. Como Deus tem sido bom e da forma mais maravilhosa te retirou dos teus apertos, mesmo quando você não estava consciente deles! Ele te salvou, sim, Ele te salvou! Lembre- se disso, para que não cresça em você a raiz da amargura, da ingratidão que tende à incredulidade. Como lançou teus pecados longe, no mar do esquecimento, e fez das tuas trevas como a mais excelsa luz! Esse é o mesmo Deus, Aquele de quem Davi falou há tantas gerações permanece o mesmo. Que seria de nós sem Ele?! Torne essa mensagem firme em sua mente:
_____________________________________________________________________
‘Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.’
Salmo 26, 3
_____________________________________________________________________
O AMOR A DEUS
O amor deve ser continuamente aquecido, tal como a fé, mas merece maior cuidado: uma coisa pedi, e a buscarei! (v. 4) diz Davi. E você? Vai buscar também? Faça um propósito com seu coração e se disponha, como Davi fez, a não somente levar sua petição ao trono do Altíssimo, mas também em seguir e trabalhar pelo seu desejo. O desejo de Deus é que você creia nEle e continue em sua presença. Ele fará a obra. LEMBRE- SE: Mais do que tudo, Davi desejava habitar com o Senhor! Pense no que você pode fazer para se aproximar de Deus mais e mais. Trabalhe pela comunhão espiritual e sacramental. Seja simples, humilde, fiel e se esforce para se tornar mais parecido com Ele, vivendo uma vida justa e íntegra no meio de uma sociedade com valores distorcidos. E Ele transformará sua vida. Espero que compreenda a importância disso e busque o Senhor. Não queira somente os favores dEle, mas o busque por quem Ele é em amor! Quem faz isso, escolhe a boa parte! E essa não lhe será tirada. É uma promessa. Observou quando Davi disse que Deus não o deixaria nunca? Assim, semelhantemente, Ele também não te desampara, e mesmo que às vezes seja difícil de acreditar em meio a tantas lutas, Ele te ama. Nunca abandonará seus filhos, mesmo que todos o façam (até mesmo um pai ou uma mãe), Ele tem gravado o seu nome nas palmas de suas mãos (Is 49: 16). Você talvez queira se afastar, mas o desejo dEle é que você seja dEle. Vejam a esperança de Davi: Creio que hei de ver a bondade do Senhor na terra dos viventes. Seja essa a tua também, e descanse. Espera tu pelo Senhor, anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.




