Leitura da Bíblia: A Franqueza de Jesus e Sua doçura

joanadarc

joanadarc

Jesus fala a uma mulher samaritana sobre o culto a Deus. Os samaritanos eram um povo aparentado com os judeus, mas que não se davam muito bem com eles. Para quem conhece a história, é fácil entender por que Jesus afirma que os samaritanos “adoram o que não conhecem”. A religião dos samaritanos também baseia-se no Pentateuco,contudo, ao contrário dos judeus, os samaritanos rejeitavam a importância de Jerusalém, sustentando, além disso, diferenças doutrinárias significativas e abraçando ensinos heterodoxos. Por isso a mulher diz: “nossos pais adoravam nesse monte, mas vós afirmais que é em Jerusalém que se deve adorar.” Jesus, então, categoricamente afirma a verdade imbatível, abrindo, entretanto, a porta da graça e da esperança à mulher. Confira:

 

Que tal uma leitura bíblica?

_______________________________________________________

João 4, 6-26



Respondeu-lhe Jesus: “Todo aquele que beber des­ta água tornará a ter sede, mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede.
Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna”.
A mulher suplicou: “Senhor, dá-me desta água, para eu já não ter sede nem vir aqui tirá-la!”.
Disse-lhe Jesus: “Vai, chama teu marido e volta cá”.
A mulher respondeu: “Não tenho marido.” Disse Jesus: “Tens razão em dizer que não tens marido.
Tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu. Nisso disseste a verdade”. –“Senhor” – disse-lhe a mulher –, “vejo que és profeta!…*
Nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar.”
Jesus respondeu: “Mulher, acredi­ta-me, vem a hora em que não adorareis o Pai, nem neste monte nem em Jerusalém.
Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja.*
Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade”.
Respondeu a mulher: “Sei que deve vir o Messias (que se chama Cristo); quando, pois, vier, ele nos fará conhecer todas as coisas”.
Disse-lhe Jesus: “Sou eu, quem fala contigo”.

________________________________________________________________

CONSIDERAÇÕES

 

 

O NÃO RELATIVISMO DE JESUS: OS JUDEUS ESTAVAM CERTOS E OS SAMARITANOS ERRADOS, MAS DEUS TRAZ ESPERANÇA DE FRATERNIDADE E PAZ.
Sempre acho interessante a franqueza de Jesus e sua falta de rodeios para dizer o que precisa ser dito. Todavia, mesmo sendo verdadeiro e firme em todos os aspectos quanto às suas convicções, Jesus jamais é cruel ou insensível. No mundo atual, que requer de nós certa medida de relativismo em troca de paz, ou, em contrapartida, uma atitude agressiva e beligerante ao dar uma opinião, precisamos da medida de Cristo. Ele não negligencia a verdade, mas também não faz dela um meio para “pisar a cana quebrada ou esmagar o pavio que fumega” [Isaías 42,3]. Mesmo o caniço rachado é importante, e a mecha que ainda fumega, embora fraca sua chama, precisa de graça. Ora, no velho testamento, conta-se o relato da divisão que houve entre essas duas religiões. A separação sempre é dolorosa, ainda mais entre um povo etnicamente fraterno; mas, ainda assim, ela se deu, e a nação se dividiu em dois reinos: Reino de Israel e Reino de Judá. O primeiro, do qual descendem os samaritanos, foi rejeitado a princípio, por conta do pecado e de não seguirem prontamente as recomendações divinas. Deus realmente escolheu JERUSALÉM para sua adoração litúrgica e sacrificial, e Jesus confirma isso à mulher samaritana:
_________________________________________
Jo 4, 22 – Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
_________________________________________
Em razão disso, os judeus, descendentes do Reino de Judá, tiveram a hegemonia. Porque eles estavam liturgicamente e doutrinariamente corretos. E os samaritanos se tornaram assim uma espécie de seita em relação à religião oficial: o JUDAÍSMO. Mas, apesar de o Senhor mostrar à mulher a realidade dessa circunstância, mesmo revelando-lhe os erros de sua religião, Ele também demonstra amor, misericórdia e uma esperança, afinal, o fato de Deus ter cumprido Sua promessa aos judeus e suscitado, deles, a Salvação, também beneficiaria os samaritanos [bem como todos os povos da terra]:

_________________________________________

Jo 4, 23-24 – Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;

porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

_________________________________________

Judá era o povo eleito. Mas era dessa maneira porque havia um propósito naquilo, uma vez que o Messias deveria nascer naquele povo e debaixo da lei, todavia, a hora vem em que o culto verdadeiro não estará restrito a um país, pois o Atar de Deus será erigido para todos verem e para testemunho de toda gente em Seu Filho. Ele atrairá todos a Si, isto é, toda a humanidade unida num só Corpo e sob o governo do Messias. Este é o sangue de Cristo no Altar, bem como seu corpo, que revela o estabelecimento do Reino de Deus na Terra, começando por Jerusalém e indo até os confins do mundo. Isso firmaria um estado de adoração que se estabeleceria perpetuamente, não ligando-se a um lugar específico, mas através de um mover espiritual que se apalha pelo mundo, cheio do conhecimento de Deus que flui como rios de águas vivas da Igreja do Novo Testamento. Ele diz: “Os judeus estão certos”, mas chegará o Dia em que isso não vos separará mais, essas coisas não serão mais um obstáculo à vossa Comunhão. Pois o que terá peso de fato será a OBRA QUE DEUS FARÁ DIANTE DAS NAÇÕES, segundo o profeta: “Assim o admirarão muitos povos: os reis permanecerão mudos diante dele, porque verão o que nunca lhes tinha sido contado, e observarão um prodígio inaudito.” [Isaías 52,15]
A CIDADE DE DEUS PARA TODOS OS POVOS, LÍNGUAS E NAÇÕES
E quem fará parte dessa Cidade de Deus na Terra serão todos os que ouvirem a Sua voz e seguirem de todo coração Suas palavras, seja judeu, grego, samaritano, etc. Esse rebanho tem muitas ovelhas, de muitos e variados apriscos, mas convém que elas sejam reunidas [João 10,16]. Leia mais sobre o cumprimento desse governo universal através da Igreja aqui. Jesus olha para aquela mulher de uma forma que ninguém tinha olhado antes. Ele a viu de verdade, muito além de seus pecados,  além de seu status [considerado] de segunda categoria até pelos discípulos [João 4, 27] e também além dos erros de sua religião. Jesus não relativizou a verdade, mas demonstrou caridade, abrindo àquela mulher as portas do Reino: essa promessa veio também para ela e seu povo. Quando ela finalmente menciona sua crença, citando o Messias, Ele então mostra sua real indentidade: “Eu sou o Messias, Eu que falo contigo”.
Esse Dia de Salvação chegou, porque Eu cheguei

Cristo e a Mulher Samaritana – Pintura de Duccio di Buoninsegna

Domínio Público

 

Picture of joanadarc

joanadarc

Sta Joana d’Arc nasceu através de um compromisso e do desejo de publicar obras notáveis de autores nacionais e estrangeiros, tanto de cunho filosófico e teológico, quanto de matéria infantil, fantástica e ficcional. Além de fazer renascer o espírito de tradições e valores antigos à sociedade como um todo, a publicação de obras que revelem a riqueza de nossa história é a melhor maneira de servir a humanidade.

Picture of joanadarc

joanadarc

Sta Joana d’Arc nasceu através de um compromisso e do desejo de publicar obras notáveis de autores nacionais e estrangeiros, tanto de cunho filosófico e teológico, quanto de matéria infantil, fantástica e ficcional. Além de fazer renascer o espírito de tradições e valores antigos à sociedade como um todo, a publicação de obras que revelem a riqueza de nossa história é a melhor maneira de servir a humanidade.

Compartilhe:

Mais postagens deste autor