Há alguma possibilidade de os seguidores de Cristo dormirem? Cair no sono da ilusão e do indiferentismo é justamente o tema de Tessalonissenses 5, leitura da qual tiraremos algumas lições hoje. Vamos lá!
________________________________________________________________
1.A respeito da época e do momento, não há necessidade, irmãos, de que vos escrevamos.
2.Pois vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite.
3.Quando os homens disserem: “Paz e segurança!”, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão.
4.Mas vós, irmãos, não estais em trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão.
5.Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.
6.Não durmamos, pois, como os demais. Mas vigiemos e sejamos sóbrios.*
7.Porque os que dormem, dormem de noite; e os que se embriagam, embriagam-se de noite.
8.Nós, ao contrário, que somos do dia, sejamos sóbrios. Tomemos por couraça a fé e a caridade, e por capacete a esperança da salvação.
9.Porquanto não nos destinou Deus para a ira, mas para alcançar a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo.
10.Ele morreu por nós, a fim de que nós, quer em estado de vigília, quer de sono, vivamos em união com ele.*
11.Assim, pois, consolai-vos mutuamente e edificai-vos uns aos outros, como já o fazeis.
12.Suplicamo-vos, irmãos, que reconheçais aqueles que arduamente trabalham entre vós para dirigir-vos no Senhor e vos admoestar.
13.Tende para com eles singular amor, em vista do cargo que exercem. Conservai a paz entre vós.
14.Pedimo-vos, porém, irmãos, corrigi os desordeiros, encorajai os tímidos, amparai os fracos e tende paciência para com todos.*
15.Vede que ninguém pague a outro mal por mal. Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos.
16.Vivei sempre contentes.
17.Orai sem cessar.
18.Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.
19.Não extingais o Espírito.*
20.Não desprezeis as profecias.
21.Examinai tudo: abraçai o que é bom.
22.Guardai-vos de toda a espécie de mal.
23.O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!*
24.Fiel é aquele que vos chama, e o cumprirá.
25.Irmãos, orai também por nós.
26.Saudai a todos os irmãos com o ósculo santo.
27.Peço-vos encarecidamente, no Senhor, que esta carta seja lida a todos os irmãos.
28.A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco!
________________________________________________________________
CONSIDERAÇÕES
O QUE NÃO FAZER
Paulo alertou osTessalonissenses de que havia o perigo de nos deixarmos induzir por este século, levados pelo sono e a embriaguez (espiritual), movidos de pensamentos carnais de segurança e prosperidade, vivendo despreocupados quanto à nossa alma, e Aquele Dia da Vinda do Senhor acabe nos pegando de surpresa. A respeito disso, você prestou atenção no que não deve ser feito: não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios.De fato, você pode ter visto uma parte em que Paulo fala novamente de sono, mas de uma maneira pouco rigorosa: […] que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com Ele. Os dois s.o casos diverssViva na presença do Senhor, e, ainda que aconteça de você dormir no fim (mas veja bem, não digo o sono da falta de cuidado, mas o natural), como aconteceu até com as cinco virgens prudentes, ou com os apóstolos no Getsêmani, ainda assim você será salvo se tiver ficado acordado o bastante para levar e guardar consigo o azeite precioso!
O QUE FAZER
Reconheça o trabalho de seus irmãos que ministram a Palavra… Na verdade Paulo diz para os ter em grande estima, respeitando-os e orando por suas vidas, para que a Palavra do Senhor seja dada sem nenhum empecilho, e muitos sejam salvos. Não fique feliz quando um deles tropeçar, e se acontecer de forma inaceitável (ponde tudo à prova, v.22) , revelando- se este um falso mestre, também não fique feliz, mas lembre- se que Cristo disse que assim ocorreria. Ore!‘Quem está de pé, cuide para que não caia’.
A CARACTERÍSTICA FUNDAMENTAL
Nós somos do dia!? Paulo aqui demonstra a perfeita natureza do servo de Deus após ser alcançado por Cristo: Ele é Filho da Luz. Você tem notado a importância de edificar seus irmãos? (v. 11) De ser luz na vida deles? Luz traz à memória as obras boas, de paz, amor, e são essas que devem habitar em seu coração, em sua mente e em sua vida. Você percebeu que Cristo usou Paulo para falar da comunhão? Em exortar os irmãos, animando- os na fé e viver em amor para com todos, para que de alguma forma Deus seja glorificado em sua vida? Está essa característica presente em você?! Nesse tempo em que vivemos, mais do que nunca, há necessidade de comunhão entre os irmãos. Nada de egoísmo, viu. E saúde os amigos com ósculo (beijo) santo. Essa característica vem com o outro conselho: Abstende-vos de toda aparência de mal. (v. 22) Porque o mal é distanciamento do amor. Agora, andar junto requer paciência, pois e se acontecer de eu fazer essas coisas, mas meu irmão não? E se ele for egoísta, falso e me prejudicar? Se assim ocorrer, siga o conselho de Paulo: ‘Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos.’ (v. 15).
A ALEGRIA E A PAZ SÃO MARCAS IMPORTANTES
REGOZIJAI-VOS SEMPRE. Conheço uma irmã maravilhosa, e ela é minha tia, uma senhora de uns 60 anos, que já passou por tantos problemas e perdas em sua vida que qualquer um não se surpreenderia se vivesse amargurada. Mesmo agora, na velhice, vive uma vida atribulada (posso dizer isso por que convivo com ela) e, no entanto, ninguém a encontra chorando, melancólica, mas, pelo contrário: está sempre a sorrir, pronta para dar uma palavra de consolo a todos aqueles que se chegam a ela! Ela diz sempre: ‘mesmo quando as coisas estiverem difíceis, confie no Senhor, e seja Ele o seu confidente, não outros.Depois enxugue as lágrimas; as pessoas não precisam saber que você tem problemas! Todos têm! Mas Jesus é maior.’Assim, lembrem- se: ‘Há tempo para todo propósito debaixo do céu‘. Quanto a isso, há momento de prantear, mas Paulo foi claro quanto a que sentimento deve predominar em sua vida cristã: Regozijai-vos sempre! Qual é o segredo de se viver contente e feliz? Ser grato pelo que Deus deu é algo em falta hoje em dia, mas para um cristão, em momentos de coceira na língua murmuradora, convém mordê-la, sobretudo quando pensarmos no que Tiago diz acerca do poder de destruição que há na língua, ou no exemplo dos filhos de Israel caindo no caminho até a Terra Prometida, em meio ao deserto, por conta dessa mesma língua! Deus não fica feliz com nossas reclamações (não extingais o Espírito: v. 19), e assim, é muito bom o conselho: Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (v. 18).




