Ali está o pequeno Benjamim, que domina sobre eles, (…) Sl 68: 27
O salmista Davi descreve a preferência de Deus em relação a Israel, colocando em evidência como Deus tem feito proezas por seu povo e como continuará libertando-o de seus inimigos! Davi sabia bem o que Deus tinha feito por sua pátria, como a tinha livrado da casa da servidão e a colocado por cabeça das nações, prometendo-lhe um reino perpétuo no advento do Messisas. Davi sabia. E isso porque ele mesmo já havia vivido essa experiência. Davi era pequeno e frágil, todavia, Deus o amava. E ele jamais se sentiu desamparado por Deus. Ops… Espera. Acho que se sentiu sim! Não há como esquecer que as palavras ditas por Cristo em seus últimos momentos sobre se sentir abandonado por Deus Pai (Mateus 27: 46) foram profetizadas por Davi antes de Jesus vir ao mundo:
______________________________________________________________________
Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? E permaneceis longe de minhas súplicas e de meus gemidos? Meu Deus, clamo de dia e não me respondeis; imploro de noite e não me atendeis. Entretanto, vós habitais em vosso santuário, vós que sois a glória de Israel.
______________________________________________________________________
Logo, mesmo Davi se sentiu sozinho e inadequado, desamparado e humilhado. Então não pense que você foi o único a clamar: “O Senhor me desamparou!” Homens e mulheres em diferente épocas, mesmo pessoas santas, profetas e grandes nomes da Bíblia, se sentiram pequenos dinte de situações e problemas, ao não vislumbrar saída ou auxílio. O Senhor, no entando, exaltou a Davi, assim como fez Cristo ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua destra e constituído cabeça das nações. Deus tem planos misteriosos, e faz parte da existência humana se inquietar com alguns acontecimentos em nossa vida. O SENHOR quer que aprendamos a reconhecer nossa fraqueza e utilizá-la para o nosso crescimento espiritual. Deus tirou de detrás das ovelhas, menino ruivo de gentil aspecto, menor dos filhos de Jessé, para assentar-se na cadeira do rei. Deus faz isso. Ele usa as nossas circunstâncias adversas e negativas para educar tanto a nós como outros. Quantas pessoas não são hoje exemplo de força e de perseverância justamente pelo fato de terem vencido suas limitações e dificuldades? Deus nos ama e quer que sejamos fortes. Seremos fortes se reconhecermos o bem em cada tempestade pela fé. Porque nosso espírito será forte. Você se sente inadequado? Eu também. E o rei Davi. Mas Deus nos ama.
_________________________________________________________________________
O caminho de Deus é perfeito; a palavra de Deus é provada;é um escudo para todos os que Nele confiam.Sl 18: 30Por que quem despreza o dia das coisas pequenas?Zc 4: 10O menor virá a ser mil, e o mínimo, um povo grandíssimo.Eu, o SENHOR, a seu tempo farei prontamente.Is 60: 22Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são!
1 Co 1: 27- 28
_________________________________________________________________________
Tudo o que Deus faz é certo. E de sua boca não sai engano. Por que Ele vela sobre a Sua palavra para a cumprir. E Ele deseja chamar todos os povos e atrair seus Filhos a si por meio de Jesus Cristo, Deus-Homem e vínculo de ligação divina para os filhos de Adão. Tudo a seu tempo glorifica a Deus, e cada propósito seu fica firme para sempre. Você não é sem propósito. Sua vida não foi um acidente, mas um projeto. É exatamente isso. Esse é o plano de Deus! Ele escolheu Davi, e o fez apesar de sua fraqueza e estranheza, por que na fraqueza dele, ele confiava mais em Deus, talvez tendo sido isso que o diferenciou de seus irmãos. Diferentemente de Saul (1 Samuel 9:2), o antigo Rei de Israel, Davi não possuía uma beleza natural e um porte físico admirável pelos seus companheiros. Davi só tinha fé. Saul, segundo a Bíblia, era bonito e forte, e não havia ninguém semelhante a ele em todo o Israel, todavia, era teimoso e orgulhoso demais (1 Samuel 15: 11) para esperar e confiar no Senhor inteiramente, como fez Davi. Você pode até dizer que tem muito pouco para ser valorizado por outras pessoas, ou que é pequeno demais, que não é interessante ou admirável o suficiente (ou mesmo como você gostaria de ser). Mas Deus diz que VOCÊ TEM EXATAMENTE O QUE DEVERIA TER.
DEUS QUER VOCÊ
Você é suficiente para Deus. E não estou dizendo aqui que você jamais precise melhorar, porque todos nós precisamos melhorar. E Deus deseja que nós alcancemos o nosso maior potencial. Mas quero que você saiba que nesse momento, você é tudo que Deus quer. Ele quer você. O tempo e a presença amorosa de Deus se encarregarão do resto, se você decidir caminhar com Ele. Você será uma bênção! A Bíblia diz que os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos, e seus caminhos e planos, são perfeitos! Ele não olha o que está diante dos olhos como os homens fazem, medindo todos de acordo com padrões imperfeitos, mas Ele busca corações dispostos a recebê-lo, permitindo assim, que o Espírito divino aja nos dando a vida em abundância. Isso é o padrão de Deus: a nossa fé.Assim como está escrito: O meu poder se aperfeiçoa na fraqueza (2 Co 12: 9).
CONCLUSÃO
Só a partir da sua fé, mesmo no momento pequena, você deixará de olhar para as suas próprias forças, esperando em seus recursos, e porá sua confiança e esperança inteiramente em Deus. Assim Ele faz muito, muito mais do que você poderia pedir ou pensar; muito além das expectativas que você tem, e isso porque você deixou Ele agir. Quando isso acontecer, você olhará para trás e se sentirá grato por Deus ter te feito tão pequeno, pois assim o nome e a glória dEle em sua vida com certeza serão grandes.
Que Deus permita que sejamos fracos em resistir a Ele!
Foto de Tim Graf via Unsplash




