A Trindade é pagã? Teria os cristãos do séc. I usurpado conceitos gregos acerca da divindade? Este e outros questionamentos enchem a cabeça de muitos cristãos, e até mesmo de judeus que creram no Senhor. Uma moça judia muito preocupada com a maneira como deveria compreender essas coisas à luz da doutrina bíblica de um único ser Divino e Criador de todas as coisas, YHWH, o Senhor Único Deus, enviou uma carta a Carol Joseph, da equipe “Jews For Jesus“, acerca deste tema.
Leiam a resposta dela.
Querida Carol,
Eu gostaria de escrever a você sobre um assunto que tem sido particularmente preocupante para mim. A área tem a ver com a Trindade. Eu sei que você e eu já falamos sobre essa questão muitas vezes antes, e sobre a noção de que os judeus acreditam em um Deus, não três, mas meu amigo Jerry me desafiou sobre algumas das coisas que você disse, e isso levantou algumas perguntas que eu espero que você possa responder. Por exemplo, ele me mostrou como a palavra “echad” na Bíblia hebraica nem sempre significa uma unidade composta, de modo que seu uso no Shemá não estaria necessariamente falando de qualquer tipo de pluralidade da Divindade. Ele me mostrou versos, como Êxodo 9: 7 e 2 Samuel 7:23, que demonstraram o uso do “echad” no singular, e falou sobre como os rabinos sempre pensaram nisso como uma unidade absoluta ao invés de uma unidade pluralística como os cristãos pensam. Ele mesmo me mostrou onde Maimônides, em seus “Treze Artigos de Fé”, usou o “yachid” hebraico, ao invés de “echad” ao falar da unidade de Deus especificamente para reforçar a crença judaica em uma unidade absoluta e descartar qualquer noção de uma pluralidade.Da mesma forma, Jerry também me mostrou que argumentar que o uso da palavra “Elohim” na Escritura Hebraica fala de um deus plural não é exatamente correto, uma vez que em línguas semíticas “elohim” também é freqüentemente usado quando se refere a deuses, reis, ou qualquer um no poder para expressar sua grandeza ou majestade. Ele disse que não seria tão incomum usar a palavra dessa maneira, e mostrou-me versos para demonstrar que quando “Elohim” foi usado para falar de nosso Deus, seria seguido por um pronome singular para Deus ( Gênesis 1: 5). De qualquer forma, eu estou curioso para ouvir a sua resposta a estas duas questões específicas, e o que isso significa em relação ao seu argumento de que Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Trindade). Eu acho que o que eu estou dizendo é que isso me coloca de volta à questão primordial: Aquela que diz respeito a entender como a Trindade pode ser judia, especialmente depois de ouvir Jerry repetir vez ou outra que o Cristianismo tomou emprestada toda a ideia do Deus-homem das Religiões pagãs! Espero que você tenha tempo para responder a esta carta em meio a tanto trabalho.Atenciosamente,
Elaine
Cara Elaine,
Foi bom ouvir isso de você. Espero que as respostas que eu lhe der sobre este assunto possam convencê-la da verdade sobre Jesus. Permita-me assegurá-la desde o início que há respostas a todos e quaisquer argumentos que Jerry, ou outro anti-missionário, possam jogar sobre você, então se você continuar a ter perguntas, podemos falar sobre elas sem problema.Quando se trata da Trindade, espero que eu possa dar-lhe nesta carta apenas um breve vislumbre e insight acerca do que talvez seja o mais complexo “mistério” de toda a Bíblia. À medida que estudei este assunto, fiquei espantada com o quanto o Novo Testamento é totalmente judaico quando fala de Deus, do Filho de Deus e do Espírito de Deus. Espero que eu seja capaz de transmitir alguns desses tópicos para você nesta carta; O resto teremos de falar pessoalmente. No início, devo dizer que Jerry estava correto no que ele lhe disse sobre o uso da palavra hebraica “echad”; Nem sempre é usado como uma unidade composta, embora possa ser, e muitas vezes é, usado dessa maneira. A palavra “echad”, como a palavra inglesa “one”, pode ser usada de qualquer forma, como uma unidade composta (por exemplo, um mês) ou como uma unidade absoluta (por exemplo, uma terra). Ele também está correto no que ele lhe disse sobre a palavra “elohim”; Que pode ser usado como um termo de majestade e grandeza quando se refere a uma única pessoa. Note-se, no entanto, que isso não exclui a noção de uma pluralidade da divindade; Isso significa apenas que você não pode confiar apenas no uso dessa palavra para provar que Deus é uma pluralidade. Da mesma forma, não há uma única escritura na Bíblia hebraica que prove que Deus é uma unidade absoluta.
O Shemá
Alguns dos anti-missionários podem tentar te apontar Zacarias 14: 9, “O Senhor será rei sobre toda a terra. Naquele dia haverá um só Senhor, e o seu nome é o único nome.” como uma declaração da unidade absoluta do Senhor, mas se você olhar para a Nova Versão Judaica da Bíblia você verá que não é isso que se quer dizer. Nessa versão o texto diz: “Só o Senhor será adorado e será invocado pelo seu verdadeiro nome”. Em vez de falar de Sua unidade absoluta, está falando de Sua exclusividade, de Sua solidão. É o mesmo com o Shemá, em Deut. 6: 4:
________________________________“Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus, o Senhor é um.”________________________________
A Natureza de Deus e suas Manifestações no Antigo Testamento
A Palavra participava da natureza de Deus, mas também era uma espécie de emanação dele, um mensageiro que realizava os Seus mandamentos. Deixe-me dar-lhe apenas um exemplo para mostrar o que quero dizer. Em Gênesis 3: 8, onde as Escrituras dizem: “Então o homem e sua mulher ouviram o som do SENHOR Deus, que estava andando no jardim …” O Targum lê que ouviram o som da Palavra (Verbo) de Deus, o Memra, que estava caminhando no jardim do Eden.
Esta ideia do Memra, voltou para o versículo bíblico no Salmo 33: 6, “Pela palavra do Senhor foram os céus feitos, e todo o Seu exército pelo sopro da sua boca.” A PALAVRA (Verbo) é mencionada em termos pessoais em Isaías 55 como tendo uma missão, Isaías 55: 10-11: “Como a chuva e a neve descem do céu, e não voltam a ela sem regar a terra e fazê-la brotar e florescer, de modo que ela produz semente para o semeador e o pão para o que come, assim é a minha Palavra que sai da minha boca: Ela não retornará para mim vazia, mas realizará o que eu desejo e alcançará o propósito para o qual a enviei “. A Bíblia também usa o termo “corre” ou “se move” no Salmo 147: 15 “Ele envia o seu comando para a terra; e Sua palavra corre rapidamente”. O que é especialmente interessante e revelador é que enquanto os Targumim estão cheios de “a Palavra do Senhor” para se referir à presença de Deus aqui na terra, o Talmud judaico não menciona nada!
Na antiga liturgia da Igreja, adotada na Sinagoga, é especialmente interessante notar quantas vezes o termo LOGOS era utilizado, (esta é a palavra grega para o MEMRA) no sentido de “a Palavra pela qual Deus fez o mundo, ou fez Sua Lei ou Ele próprio se fez conhecido ao homem”, e este termo foi transformado em” Cristo “. Possivelmente em razão do dogma Cristão, a teologia rabínica, fora da literatura Targum, fez pouco uso do termo” Memra “.

Quem era esse anjo?O anjo era claramente Deus, mas veio na forma de um homem. Poderia ser o Jesus pré-encarnado? Eu acredito que SIM. Isso certamente faria sentido com tudo o que a Bíblia ensina: Que ninguém pode ver a Deus em Sua glória e viver, mas que é possível contemplar a “mediada” glória de Deus. Isso é exatamente o que o Novo Testamento diz, em João 1:18, “Ninguém jamais viu a Deus, mas Deus, o Único, que está do lado do Pai, o fez conhecido”. Finalmente, com relação ao Filho, deixe-me simplesmente dizer que a Bíblia Hebraica está cheia de referências ao filho de Deus, e até mesmo Jerry teria de concordar. Na Bíblia hebraica, Israel como uma nação era chamada de filho de Deus (Êxodo 4:22 Então dize a Faraó: “Assim diz o Senhor: Israel é o meu filho primogênito”); E os reis de Israel foram chamados de filho de Deus (Salmo 2: 6-7 “Eu tenho instalado meu rei em Sião, o meu monte santo.” Eu proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; Hoje eu te gerei.”) É de se admirar que o Messias, o Rei ideal e verdadeiro de Israel, também deveria ser chamado o Filho de Deus de uma maneira única?
Eu sei que isso soa um pouco confuso; e se isso acontecer, então significa que você provavelmente está captando alguma coisa da complexidade deste problema. Basta dizer que os escritores judeus do Novo Testamento viram em Jesus, o único Filho de Deus, o preexistente. Ele era a Palavra de Deus, o Anjo da presença do Senhor, o Filho de Deus (o Messias de Deus!). Apenas para tornar tudo ainda mais confuso para você, deixe-me apenas acrescentar aqui algo interessante que eu aprendi sobre Isaías 9: 6. Lembre-se do versículo que fala dos nomes dessa criança especial que nasceria:
Domínio Público(ano: 1235) de Bibliothèque de l’Arsena
“Há alguns intérpretes que dizem que ‘maravilhoso conselheiro, poderoso Deus, eterno Pai’ são os nomes de Deus, e que somente ‘príncipe da paz’ é o nome da criança… Mas, de acordo com meu ponto de vista, a interpretação correta é de que todos eles são títulos dados à criança. Esta é exatamente a compreensão cristã do texto também.
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“E de onde é que quando dez se reúnem para orar a Shechinah está no meio deles? … e quando três sentarem e julgarem, a Shechinah estará no meio deles …” Há também a declaração de R. Simeon b. Jochai: ‘Onde quer que o justo vá, a Shechinah vai com ele’ (Gen R. lxxxvi. 6). Assim como a oração e o estudo sagrado tornam uma pessoa mais sensível à Shechinah, o pecado tem o efeito inverso de afastá-la para longe, de modo que a Presença não é sentida e, para todos os efeitos práticos, já não existe lá…. Outro conceito rabínico para indicar a proximidade de Deus e Sua influência direta sobre o homem é o de Ruach Hakodesh (o Espírito Santo). Às vezes parece ser idêntico à Shechinah. É mais frequentemente empregado para descrever a distribuição de dons especiais a uma pessoa. A profecia, no sentido da capacidade de interpretar a vontade de Deus, é o efeito do qual o Espírito Santo é a causa. A sua possessão também dá à pessoa a presciência …”
Assim, podemos ver que a pergunta correta, no que diz respeito ao Espírito Santo no Novo Testamento, não deve ser absolutamente se Ele é ou não “a terceira pessoa da Trindade”, mas sim, se o mesmo Espírito Santo (a presença De Deus, que é ao mesmo tempo Deus e, de alguma forma, separado dele) existe nas Escrituras Hebraicas como no Novo Testamento.. A resposta é, sem dúvida, sim. De fato, Jesus, para nós é a verdadeira Shekinah (glória de Deus) ambulante. Assim, em um sentido real, a Bíblia hebraica está dizendo a mesma coisa que o Novo Testamento: que ninguém podia ver Deus, em Sua glória sem mediação, e viver… Mas podemos ver Deus mediado em Seu Filho, Jesus Cristo, e viver… Isso não apenas hoje, mas para sempre! Ele não é apenas o Memra, mas Ele também é o Shekinah ambulante! Com este entendimento, agora você pode ler as palavras de Hebreus e entender quão totalmente elas são judias ao declarar:
No passado, Deus falou aos nossos antepassados através dos profetas em muitas ocasiões e de várias maneiras, mas nestes últimos dias nos falou por seu Filho, a quem ele designou herdeiro de todas as coisas, e por meio de quem criou o universo. O Filho é o resplendor da GLÓRIA de DEUS e a exata representação de seu ser, sustentando todas as coisas com a palavra do seu poder. Depois de ter purificado os pecados, assentou-se à direita da Majestade no céu.
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