A Igreja Católica ensina que o diabo existe?

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Sim, a Igreja Católica ensina que o diabo existe e é uma criação de Deus. Ela se baseia para isso nas Escrituras Sagradas, no testemunho da Tradição, na verdade contida na Liturgia, nos escritos patrísticos e nos Concílios da Igreja. Santo Tomás de Aquino, doutor da Igreja, fala extensivamente sobre o tema da influência do diabo na vida dos fiéis. A palavra “diabo” vem do grego diabolos, διά+βολος, entendida como o “opositor” ou o “caluniador” e “acusador” de nossas almas. Ele foi criado por Deus perfeito, mas se corrompeu. O Catecismo da Igreja declara que ele foi primeiro um anjo bom. (CIC 391). Mas agora, ele é nosso inimigo e deseja nos destruir a qualquer custo, todavia, seu poder é limitado. Ainda assim, o doutor angélico afirma que “Nem todos os nossos maus pensamentos são incitados pelo diabo ; às vezes eles são devidos a um movimento do livre-arbítrio.” E que, contudo, “o diabo é a causa ocasional e indireta de todos os nossos pecados, na medida em que ele induziu o primeiro homem a pecar” [.

 

Documentos:

 

Na Liturga do Santo Batismo, a Igreja orienta seus convertidos a repetir as palavras: “A resposta às perguntas — «Renunciais a Satanás, a todas as suas obras e a todas as suas seduções?» — é dada na primeira pessoa do singular: «Renuncio». E do mesmo modo é professada a fé da Igreja, dizendo: «Creio». Eu renuncio, eu creio: isto está na base do Batismo.” A Igreja também dá  recomendações oficiais acerca do exorcismo em razão da fé segura e milenar nesse ensinamento, de que há poderes malignos que combatem contra os seres humanos, pondendo, inclusive, exercer influência sobre eles e até algum tipo de controle em certas situações. Este rito de exorcismo é praticado por sacerdotes em nome da Igreja (como seus representantes) contra tais espíritos ou por quem o Ordinário do lugar tenha concedido peculiar e explícita licença para tanto”. Então sim, a existência do diabo é uma verdade de fé.

 

O Catecismo sustenta:

 

394. A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama «o assassino desde o princípio» (Jo 8, 44), e que chegou ao ponto de tentar desviar Jesus da missão recebida do Pai (272). «Foi para destruir as obras do Diabo que apareceu o Filho de Deus» (1 Jo 3, 8). Dessas obras, a mais grave em consequências foi a mentirosa sedução que induziu o homem a desobedecer a Deus.

395. No entanto, o poder de Satanás não é infinito. Satanás é uma simples criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas, de qualquer modo, criatura: impotente para impedir a edificação do Reino de Deus. Embora Satanás exerça no mundo a sua ação, por ódio contra Deus e o seu reinado em Jesus Cristo, e embora a sua ação cause graves prejuízos – de natureza espiritual e indiretamente, também, de natureza física – a cada homem e à sociedade, essa ação é permitida pela divina Providência, que com força e suavidade dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da atividade diabólica é um grande mistério. Mas «nós sabemos que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus» (Rm 8, 28).

Catecismo da Igreja Católica

O Quarto Concílio de Latrão (1215) confirma a origem, existência e atividade demoníaca em sua confissão de fé:

 

Cremos firmemente e simplesmente confessamos que existe um só Deus verdadeiro, eterno e imensurável, todo-poderoso, imutável, incompreensível e inefável, Pai, Filho e Espírito Santo, três pessoas mas uma essência, substância ou natureza absolutamente simples {1}. O Pai não vem de ninguém, o Filho somente vem do Pai, e o Espírito Santo de ambos igualmente, eternamente sem começo nem fim; o Pai gerando, o Filho nascendo e o Espírito Santo procedendo; consubstancial e coigual, co-onipotente e coeterno; um princípio de todas as coisas, criador de todas as coisas invisíveis e visíveis, espirituais e corpóreas; que, pelo seu poder onipotente, no início dos tempos criou do nada as criaturas espirituais e corpóreas, isto é, angélicas e terrenas, e depois criou os seres humanos compostos, por assim dizer, de espírito e corpo em comum. O diabo e outros demônios foram criados por Deus naturalmente bons, mas se tornaram maus por sua própria ação. O homem, porém, pecou por instigação do diabo.

[…]

Ele (Jesus) virá no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos, para retribuir a cada pessoa segundo as suas obras, tanto aos réprobos como aos eleitos. Todos eles ressuscitarão com seus próprios corpos, que agora usam, para receberem de acordo com seus méritos, sejam estes bons ou maus; para o último castigo perpétuo juntamente com o diabo, para o primeiro a glória eterna com Cristo.

IV Concílio de Latrão (ano 1215), Cap. 1, De fide catholica: DS 800.

 

O documento oficial da Igreja Fé Cristã e Demonologia também ensina que a realidade do diabo é um dado dogmático:

 

Resumidamente, então, a posição da Igreja em relação à demonologia é clara e firme. É verdade que, ao longo dos séculos, a existência de Satanás e dos demônios nunca foi de fato objeto de uma declaração explícita de seu Magistério. razão para isso é que a questão nunca foi colocada nesses termos.Tanto os hereges quanto os fiéis, baseando suas respectivas posições na Sagrada Escritura, concordavam em reconhecer a existência de Satanás e dos demônios e de seus principais delitos. É por isso que, quando hoje se põe em causa a realidade do demônio, é à crença constante e universal da Igreja, bem como à sua fonte principal, o ensinamento de Cristo, que se deve apelar, como foi dito. De fato, é no ensinamento do Evangelho e como algo presente no coração da fé, que a existência do mundo demoníaco se revela um dado dogmático.

Fé Cristã e Demonologia

 

Foto de Aaron Burden na Unsplash

 

E por último, o relato seguro e fiel das Escrituras nos ensina isso. E assim devemos nós crer com firmeza.

 

___________________________________________________________________________________

 

A BÍBLIA:

 

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

Mateus 4:1

 

E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios,
porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam.

Marcos 1:34

 

E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem,
e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.

Mateus 10:1

 

E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos;

Mateus 8:16

Disse também o Senhor [Jesus]: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.

Lucas 22:31,32

 

Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.

João 8:42-45

Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles. Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: “Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam! ” Os que estavam fazendo isso eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus. Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são? ” Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos. Quando isso se tornou conhecido de todos os judeus e os gregos que viviam em Éfeso, todos eles foram tomados de temor; e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. Muitos dos que creram vinham, e confessavam e declaravam abertamente suas más obras. Grande número dos que tinham praticado ocultismo reuniram seus livros e os queimaram publicamente. Calculado o valor total, este chegou a cinqüenta mil dracmas. Dessa maneira a palavra do Senhor muito se difundia e se fortalecia.

Atos 19:11-20

Assim que o povo ouviu a Filipe, e viu os sinais e maravilhas que ele realizava, deu unânime e absoluta atenção ao que ele ensinava. Porquanto os espíritos imundos abandonavam a muitos, aos berros, e um grande número de paralíticos e aleijados eram curados.

Atos 8:6-7

 

Em número cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e eram acrescentados à comunidade, a ponto de os doentes serem levados para as ruas e colocados em leitos e macas para que, quando Pedro passasse, ao menos sua sombra se projetasse sobre alguns deles. Da mesma forma, das cidades ao redor, vinha muita gente a Jerusalém, trazendo doentes e pessoas atormentadas por espíritos demoníacos, e todos eram libertos. 

Atos 5:15-16

 

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio.
Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

1 João 3:8

 

________________________________________________________________________________

 

Quer saber mais sobre o tema? Leia: O DIABO É UMA INVENÇÃO HUMANA?

 


The Temptation of Christ de
Ary Scheffer
Domínio Público

 

Picture of Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

Picture of Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

Compartilhe:

Mais postagens deste autor