O Poder das Palavras

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

 

“Mas eu vos digo que de cada palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.”

Mateus 12,36-37

 

Qual é o Poder que as Palavras possuem? Segundo Jesus, elas podem salvar ou condenar o homem. Jesus deu esta mensagem aos fariseus, mas ela pode muito bem ser útil a nós outros, 2000 anos depois, e devo dizer que cai como uma luva… A palavra “ociosa” quer dizer “preguiçosa”, ou, em uma definição melhor adaptada ao contexto, “à toa”.

 

ALGO QUE PODE CAUSAR A CONDENAÇÃO DE CRISTÃOS E MALES PARA A VIDA

 

Palavras vãs, inúteis são um problema muito grande, porque a língua, como uma pequena fagulha em uma floresta (a qual cria um grande incêndio), pode causar grande estrago se não for devidamente empregada. Leia:

 

 

“Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição.”

Tiago 3,9-10

 

 

Um comentário maldoso, uma brincadeira desrespeitosa pode não somente custar uma amizade, mas também causar grande dano à sua imagem diante de Deus. Por isso a Bíblia afirma: TOME CUIDADO COM O QUE VOCÊ DIZ. Porque mesmo as palavras mais tolas serão levadas a juízo um dia. Pense bem: será que vale a pena ferir os sentimentos de alguém em nome de um sorriso debochado? Há outras maneiras, e devo dizer melhores, de se despertar a alegria em alguém. Não devemos amaldiçoar nosso próximo feito a imagem de Deus! Também podemos com nossas palavras amaldiçoar a nós mesmos, nosso futuro e projetos. Isso é bastante sério. E além do mais, dependendo do teor de nossas conversas, podemos tanto afastar como atrair a presença de Deus:

 

E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.

Lucas 24,15

 

 

INSTRUMENTOS PARA REBELDIA E IDEIAS PROFANAS 

 

Os ímpios e homens maus do mundo também acham que vão prevalecer por causa de suas palavras. Seus sofismas criam uma cortina de fumaça para seu pecado e soberba, de modo que pensam que as lisonjas os blindarão. Isso é um artifício muito usado por homens inteligentes para ludibriar outros e mascarar intenções cruéis. Nunca ideologias tão malignas foram floreadas com palavras e discursos tão encantadores. Quantas instruções corruptas e pervertidas não são mascaradas por meio de grandes discursos retóricos? Deus, no entanto, está no Trono e julga os corações e intenções:

 

“Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens. Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.”

Salmos 12,1-2

 

O lamento de Davi é bem compreendido entre cada um dos filhos de Deus. E  profeta Daniel chegou a citar um reino futuro que se levantaria com palavras nunca antes ditas de soberba e pretensão inimagináveis diante das coisas santas, contra Deus e os céus:

 

Os dez chifres indicam dez reis levantando-se nesse reino. Mas depois deles surgirá outro, diferente, que destronará três. Proferirá insultos contra o Altíssimo, e formará o projeto de mudar os tempos e a Lei; e os santos serão entre­gues ao seu poder durante um tempo, tempos e metade de um tempo. Mas o julgamento se realizará e lhe será arrancado seu domínio, para destruí-lo e suprimi-lo definitivamente.

Daniel 7,24-26

 

A Educação de Aquiles por Auguste-Clément Chrétien

[ Domínio Público ]

É certo que vivemos em uma sociedade que exalta a soberba e a cobiça, valoriza a insubordinação inclusive contra a divindade e as autoridades diversas. A rebeldia é citada no salmo 2 como um meio de o homem ímpio se ver livre de leis morais que são como cadeias ou correntes que o prendem, e pecar sem medo de reprimenda: “Erguem-se, juntos, os reis da terra, e os príncipes se unem para conspirar contra o Senhor e contra seu Cristo. ‘Quebremos seu jugo – disseram eles – e sacudamos para longe de nós as suas cadeias!’” [v. 2-3] A língua é, portanto, o principal instrumento para uma rebelião. A nova da vez é aquilo que C. S. Lewis mencionou como a Ira de Aquiles:

 

O poeta Milton estava certo – afirmou meu professor. – A escolha de toda alma perdida pode ser expressa nas seguintes palavras: “Melhor reinar no inferno do que servir no céu”. Há sempre algo que insistem em guardar, mesmo a preço de desgraça. Há sempre algo que preferem à alegria – isto é, à realidade. Podemos observar isso na criança mimada para quem é preferível perder a brincadeira e o jantar a pedir desculpas e fazer as pazes. A isso chamamos Birra. Entre os adultos, entretanto, ela adquire uma centena de nomes refinados: a ira de Aquiles, a majestade de Coriolano; Vingança, Orgulho Ferido e Respeito Próprio, Grandeza Trágica e Orgulho Próprio.

O grande Abismo, p. 85

 

Logo, o que afaga o ego de subversivos e de qualquer um que levanta a voz aos céus ou a qualquer tipo de ordem na esperança de substitui-la pela ditadura do ego recebeu um refinamento cultural em nossa sociedade. É quase um elogio ao intelecto quando alguém é rotulado dessa forma. O trecho seguinte do salmo 12 é claro sobre essa visão:

 

“Eles dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; os nossos lábios são nossos;

Quem é Senhor sobre nós?”

Salmos 12,4

 

 

O individualismo é a lei porque quebrou-se a noção de construção humana de SIGNIFICADO no decorrer da história, de que cada pai tem uma herança a passar aos filhos para a sociedade funcione. Uma vez que se entende os pais e a geração anterior como bitolada e inóqua, tem-se que devemos desconstruir o que veio antes, substituída pela ideia de progresso. Mas é possível progresso sem aceitar a moral como ideais acima de nós? Se a falsidade como as ferramentas para o triunfo mundano já vigoravam na época do salmista, a Verdade era enfatizada acima delas. Na pós-modernidade, onde a mera menção de uma Verdade se tornou um conto da carochinha, esse conselho ainda vale. Poos mesmo em meio ao emaranhado confuso dos ímpios, o salmista exalta aquilo que é eterno, e considerado por ele [ e por nós] como a salvação do mundo em destroços:

 

“As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.”

Salmos 12,6

 

As Palavras do Senhor são a nossa luz ontem, hoje e para sempre!

Picture of Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

Picture of Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

Compartilhe:

Mais postagens deste autor