A Graça na Falta: Eu sou Amado por Deus?

joanadarc

joanadarc

Certa vez Jesus curou um cego de nascença, mas antes, as pessoas questionavam a razão de o homem ter nascido daquela forma, e Jesus respondeu: “Foi desta maneira para que se manifestem nele as obras de Deus!” (João 9:3) Muitas vezes nos perguntamos acerca da razão de haver sofrimento no mundo: por que é assim? Mesmo hoje, vemos pessoas frustradas com perdas e circunstâncias limitantes ou até mesmo trágicas. Jesus olhou para um homem assim naquele dia. Alguém que sofria há anos, marginalizado e cuja estimativa de vida era mínima. Quem cuidaria dele? E o que Ele viu na dor e na desgraça pessoal daquele homem cego e miserável foi a graça.

 

Pehr Hörberg [Domínio Público]

 

Como a graça pode ser achada na falta? Talvez pelo fato de que assim saberemos que Deus pode transformar as trevas em luz. Por que isso extamente nos ajudaria? Esse tipo de informação só nos ajuda se Jesus pensasse que saber disso é um tesouro maior do que a visão propriamente dita. É exatamente isso que Jesus afirma naquele momento. A fraqueza daquela circunstância seria um meio para a manifestação do poder e da fortaleza de Deus. Assim, Deus realiza todos os milagres, mesmo onde achamos impossível, não puramente para suprir a falta, mas para revelar que a falta não é nada senão uma coisa insignificante [uma pedrinha que talvez, desse lado, pareça realmente muito grande]. Porque saber, não meramente com uma vaga ideia, mas realmente saber, muda tudo. Muda nossas vidas e a maneira como encaramos todas as coisas. Por isso Deus fez o que fez, para que soubéssemos, e sabendo, tivéssemos algo que não pode ser tirado de nós: a nossa fé.

 

Foto de Leandra Rieger na Unsplash

 

Assim, mesmo nos lugares onde nós, seres limitados, julgamos que nunca sairia algo de esperança, mesmo em meio ao sofrimento, dali brotou um testemunho da abundância, que se torna notória na falta de recursos. Isso é mais significativo que o milagre propriamente dito, muitas vezes, pois vimos certas pessoas que são especiais em suas limitações e que possuem problemas pelos quais muitos de nós nunca passamos, e, no entanto, elas nos superam de tal forma que se tornam um refencial de força [mesmo em sua fraqueza], pois seus espíritos nos superam, dizemos. Mesmo quando não testemunhamos o milagre, algo maior pode ser o milagre. É preciso buscar mais de Deus em um mundo como este, porque Ele é a verdadeira tradução do amor e nele aprendemos o que significa amar e viver plenamente. É através de Deus e de Seu imenso amor para conosco que conseguimos ser pessoas melhores, capazes de nos doar ao próximo verdadeiramente e de não perder as esperança em meio aos sofrimentos da vida presente. Deus nos ama, mesmo que duvidemos certas vezes desse amor que é incondicional, verdadeiro e sublime… Talez seja essa a razão da falta. Aquele homem sofreu por longos anos, e mesmo assim ele soube, naquele dia, que Deus poderia curá-lo a qualquer momento e instantaneamente. Então po que não fez? Creio que porque era mais importante que eles cressem que Deus tem poder para mudar sua circunstância do que de fato fizesse isso. Nisso consiste a razão de haver falta, para nos abrir os olhos para a glória de Deus. Se uma pessoa pode ver além de sua circunstância, então dizemos que ela vê com os olhos da fé [posto que vê o inisível], e tem esperança. Esta esperança que nasce da fé é o maior louvor que podemos prestar a Deus em um mundo sem esperança. Deus pode nos curar e eventualmente vai, mas isso que podemos prestar-lhe, esse louvor, é valioso e poderoso, porque quando tudo estiver consumado, é tudo que verdadeiramente restará.

 

“Vocês, a quem tenho sustentado desde que foram concebidos, e que tenho carregado desde o seu nascimento. Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou Eu Aquele, Aquele que os sustentará. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei!”

Isaías 46, 3-4

 

OBS. É difícil não reclamar quando recebemos pouco da vida ou quando todos parecem nos superar em dons que nos faltam, mas que em outros são abundantes, todavia, reclamar não é frutífero, pois Deus tem poder para encher o nosso copo e nos dar plena alegria, seja qual for a cicunstância em que estejamos. Deus é abundante e Seu amor é fiel. Peça a Jesus a graça de estar sempre fortalecido pela sua Verdade e seu espírito será inabalável! Deus prova Seu amor para conosco da maneira mais surpreendente possível. Há um curta que se assemelha, em seu enredo, ao tipo de demonstração que Deus nos forneceu de Seu amor: o nome é Most – A Ponte Entre o Agora e Sempre – 2003″, de Bobby Garabedian e William Zabka. Foi indicado ao Oscar de melhor curta-metragem em live action na edição de 2004. E conta a história do afetuoso relacionamento entre um operador de uma ponte levadiça e seu pequeno único filho. Este amor é colocado à prova quando os dois tentam impedir um iminente desastre com um trem que transporta centenas de pessoas que não imaginam o perigo que correm: a ponte levadiça à sua frente está levantada! Quando uma jovem, que leva uma vida totalmente sem rumo, testemunha um grande ato de amor, sua vida muda para sempre. Talvez você precise olhar para a cruz. Não é só o fato de que Deus morreu, mas o fato de que Ele compartilhou da nossa dor. É isso que significa amar.

 

Nunca vamos ser totalmente capazes de descobrir a obra que Deus fez em Cristo, propondo-o em um pacto como fiador de nossa dívida, desde a fundação do mundo. Nunca descobriremos (nessa existência) as alturas ou as profundidades deste maravilhoso acordo em que fomos feitos SEUS através da encarnação do Verbo, e de sua custosa busca por aquelas ovelhas que se perderam, o que lhe causou a entrega da Vida. Como lemos, “pouco é o que sabemos Dele, só conhecemos as orlas de seus caminhos…” (Jó 26: 14) Mas uma coisa sabemos: O Senhor, voluntariamente, se entregou por nós.
“Por isso, entrando no mundo, Ele (Cristo) diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas um corpo para mim preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então eu disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito sobre mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.”
Hebreus 10:5-7
Picture of joanadarc

joanadarc

Sta Joana d’Arc nasceu através de um compromisso e do desejo de publicar obras notáveis de autores nacionais e estrangeiros, tanto de cunho filosófico e teológico, quanto de matéria infantil, fantástica e ficcional. Além de fazer renascer o espírito de tradições e valores antigos à sociedade como um todo, a publicação de obras que revelem a riqueza de nossa história é a melhor maneira de servir a humanidade.

Picture of joanadarc

joanadarc

Sta Joana d’Arc nasceu através de um compromisso e do desejo de publicar obras notáveis de autores nacionais e estrangeiros, tanto de cunho filosófico e teológico, quanto de matéria infantil, fantástica e ficcional. Além de fazer renascer o espírito de tradições e valores antigos à sociedade como um todo, a publicação de obras que revelem a riqueza de nossa história é a melhor maneira de servir a humanidade.

Compartilhe:

Mais postagens deste autor