Depois disso, Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses. (= Mt 13,1-23; 5,15 = Mc 4,1-25)
Lucas 8.1-3
As mulheres, que tinham vindo com Jesus da Galileia, acompanharam José. Elas viram o túmulo e o modo como o corpo de Jesus ali fora depositado. Elas voltaram e prepararam aromas e bálsamos. No dia de sábado, observaram o preceito do repouso. (= Mt 28,1-8 = Mc 16,1-8)
Lucas 23.55,56
Mulheres: A quem foi Confiada a Vida

Papa Paulo VI
Fonte: Fotografia Felici [Domínio Público]
Vós, mulheres, tendes sempre em partilha a guarda do lar, o amor das fontes, o sentido dos berços. Vós estais presentes ao mistério da vida que começa. Vós consolais na partida da morte. A nossa técnica corre o risco de se tornar desumana. Reconciliai os homens com a vida. E sobretudo velai, nós vos suplicamos, sobre o futuro da nossa espécie. Tendes que deter a mão do homem que, num momento de loucura, tentasse destruir a civilização humana. Esposas, mães de família, primeiras educadoras do género humano no segredo dos lares, transmiti a vossos filhos e filhas as tradições de vossos pais, ao mesmo tempo que os preparais para o insondável futuro. Lembrai-vos sempre de que uma mãe pertence, em seus filhos, a esse futuro que ela talvez não chegará a ver. E vós também, mulheres solteiras, sabei que podeis cumprir sempre a vossa vocação de dedicação. A sociedade chama-vos de toda a parte. E as próprias famílias não podem viver sem o socorro daqueles que não têm família. Vós especialmente, virgens consagradas, num mundo em que o egoísmo e a busca do prazer querem ser lei, sede as guardiãs da pureza, do desinteresse, da piedade. Jesus, que deu ao amor conjugal toda a sua plenitude, exaltou também a renúncia a esse amor humano, quando é feita pelo Amor infinito e para serviço de todos. Mulheres que sofreis provações, finalmente, vós que estais de pé junto à cruz, à imagem de Maria, vós que, tantas vezes através da história, tendes dado aos homens a força para lutar até ao fim, de testemunhar até ao martírio, ajudai-os uma vez mais a conservar a audácia dos grandes empreendimentos, ao mesmo tempo que a paciência e o sentido de humildade de tudo o que principia. Mulheres, vós que sabeis tornar a verdade doce, terna, acessível, empenhai-vos em fazer penetrar o espírito deste Concílio nas instituições, nas escolas, nos lares, na vida de cada dia. Mulheres de todo o universo, cristãs ou não-crentes, vós a quem a vida é confiada neste momento tão grave da história, a vós compete salvar a paz do mundo.
MENSAGEM DO PAPA PAULO VI NA CONCLUSÃO DO CONCÍLIO VATICANO II
8 de Dezembro de 1965
As Mulheres no Velho Testamento
A Bíblia está repleta de exemplos de mulheres que tiveram grande impacto em suas comunidades. Toda mulher de fato impacta seu lar, seja para o bem ou para o mal. Ignorar a influência de uma Mãe e dona de casa em suas tarefas diárias no lar é tolice. A Mulher é a causa da Harmonia na casa, ela fornece equilíbrio, paz, gentileza, temperança e sabedoria. Por isso que a Escritura declara: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com as próprias mãos.” [Prov. 14, 1] De fato, uma mulher que não cumpre essa tarefa, se torna uma pena pesada para os que são obrigados a suportá-la e um grande mal em sua própria casa. Ela na verdade tem poder para levar todos à ruína:
“Melhor é habitar num canto do terraço do que conviver
com uma mulher impertinente“.
Provérbios 21,9
- Mulheres que Impactaram seus Lares
A Escritura cita o poder da Mulher Virtuosa, proclamadas pelo rei e tendo como origem a voz silenciosa de uma mulher, a Mãe do Rei Lamuel [Palavras de Lamuel, rei de Massa, que lhe foram ensinadas por sua mãe – Prov. 31,1]. E ela educou seu filho por meio de um dos mais emblemáticos elogios aos atributos da virtude feminina: “Uma mulher virtuosa, quem pode encontrá-la? Superior ao das pérolas é o seu valor. Confia nela o coração de seu marido, e jamais lhe faltará coisa alguma” [v. 10].
Mães Fortes

Lemuel e sua Mãe [Domínio Público]
Por Ephraim Moses Lilien
_____________________________________________________
A Mulher Virtuosa
12.Ela lhe proporciona o bem, nunca o mal, em todos os dias de sua vida.
13.Ela procura lã e linho e trabalha com mão alegre.
14.Semelhante ao navio do mercador, manda vir seus víveres de longe.
15.Levanta-se, ainda de noite, distribui a comida à sua casa e a tarefa às suas servas.*
16.Ela encontra uma terra, adquire-a. Planta uma vinha com o ganho de suas mãos.
17.Cinge os rins de fortaleza, revigora seus braços.
18.Alegra-se com o seu lucro, e sua lâmpada não se apaga durante a noite.
19.Põe a mão na roca, seus dedos manejam o fuso.
20.Estende os braços ao infeliz e abre a mão ao indigente.
21.Ela não teme a neve em sua casa, porque toda a sua família tem vestes duplas.
22.Faz para si cobertas: suas vestes são de linho fino e de púrpura.
23.Seu marido é considerado nas portas da cidade, quando se senta com os anciãos da terra.
24.Tece linho e o vende, fornece cintos ao mercador.
25.Fortaleza e graça lhe servem de ornamentos; ri-se do dia de amanhã.
26.Abre a boca com sabedoria, amáveis instruções surgem de sua língua.
27.Vigia o andamento de sua casa e não come o pão da ociosidade.
28.Seus filhos se levantam para proclamá-la bem-aventurada e seu marido para elogiá-la.
29.“Muitas mulheres demonstram vigor, mas tu excedes a todas.”
30.A graça é falaz e a beleza é vã; a mulher inteligente é a que se deve louvar.*
31.Dai-lhe o fruto de suas mãos e que suas obras a louvem nas portas da cidade.
Provérbios 31,12-31
_____________________________________________________
A Mãe de Moisés [Domínio Público]
Fonte: Eve and her daughters of Holy Writ, or, Women of the Bible
Lamuel (hebraico: LMVAL) nome de um rei mencionado em Prov., xxxi, 1 e 4, mas de outra forma desconhecido. No verso de abertura, lemos: “As palavras do rei Lamuelque sua mãe lhe ensinou”. Massa, seu reino, é mencionado em Gen. 25, 14, entre os filhos de Ismael, e seu reino pertencia consequentemente à Arábia. Alguns estudiosos argumentam que Lemuel, que significa “consagrado a Deus” é na verdade um pseudônimo para Salomão. Seja qual for a sua identidade, é inegável a influência que sua mãe teve em sua formação. A Mãe de Lemuel não foi a única a tocar a vida de seu filho com um poderoso testemunho de fidelidade no lar, sendo suas instruções e educação a base moral para tornar Lemuel o grande rei que ele se tornou. Tal como Santa Mônica, cuja firmeza em viver o plano de Deus e em lutar pela família, foi decisiva para a conversão e a formação do caráter do filho, que mais tarde se tornaria o grande Santo Agostinho, a Bíblia está repleta de outros exemplos ainda no Velho Testamento de casos parecidos. A Mãe de Moisés é mais um modelo: Êxod. 2:2-3.: “E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio”. E ela também influenciou seu filho Moisés.
_____________________________________________________
A Bíblia ensina que Moisés foi educado por sua Mãe Hebreia
Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.
Êxodo 2,7-9
_____________________________________________________
Esposas Fortes

Rute no Campo de Boaz [Domínio Público]
Por Julius Schnorr von Carolsfeld
Rute e Noemi [Domínio Público]
Eve and her daughters of Holy Writ, or, Women of the Bible
Todavia, de fato, mesmo que toda mulher, naturalmente, promova uma enorme diferença ao executar suas tarefas diárias como dona de casa, mãe e esposa, seja negativamente ou positivamente, algumas delas assumem missões tão grandiosas que suas ações ultrapassaram os limites de seus lares e famílias, influenciando a história. Estas almas femininas abençaram, com seus dons, não só seus parentes e a comunidade em que viviam, mas o seu povo, sua nação ou até mesmo outros povos, internacionalmente, gerando frutos que impactam o mundo, isto é, países inteiros. É o caso da Virgem Maria. Mas foquemos no V. Testamento:
- Mulheres que Impactaram Nações
Muitas dessas mulheres conquistaram o respeito e a admiração do povo por sua coragem e força. São o caso desses exemplos escolhidos a dedo (Não que não haja outros, tão importantes quanto estes), que constituem casos de mulheres que assumiram papéis sociais impactantes, não somente em seus lares, mas é cnveniente destacar os mais conhecidos:
A Santa Juíza Débora
A Canção de Débora [Domínio Público]
Por Gustave Doré
Governava em Israel, naquele tempo, uma mulher, Débora, profetisa, mulher de Lapidote; a qual habitava debaixo de uma palmeira, entre Ramá e Betel, no monte de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. E mandou chamar a Baraque, e disse-lhe:
Porventura o SENHOR Deus de Israel não deu ordem, dizendo: ‘Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão.’ Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei’. E disse ela: ‘Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois pela mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera’. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes. Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com ele.
Juízes 4:6-10
A Santa Rainha Ester

Ester, a Rainha Judia da Pérsia [Domínio Público]
Por Edwin Long
Vindo, pois, o rei com Hamã, para beber com a rainha Ester, disse outra vez o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu desejo? Até metade do reino, se te dará. Então respondeu a rainha Ester, e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu desejo. Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem, e aniquilarem de vez; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia; ainda que o opressor não poderia ter compensado a perda do rei. Então falou o rei Assuero, e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse, cujo coração o instigou a assim fazer? E disse Ester: O homem, o opressor, e o inimigo, é este mau Hamã. Então Hamã se perturbou perante o rei e a rainha. E o rei no seu furor se levantou do banquete do vinho e passou para o jardim do palácio; e Hamã se pôs em pé, para rogar à rainha Ester pela sua vida; porque viu que já o mal lhe estava determinado pelo rei. Tornando, pois, o rei do jardim do palácio à casa do banquete do vinho, Hamã tinha caído prostrado sobre o leito em que estava Ester. Então disse o rei: Porventura quereria ele também forçar a rainha perante mim nesta casa? Saindo esta palavra da boca do rei, cobriram o rosto de Hamã. Então disse Harbona, um dos camareiros que serviam diante do rei: Eis que também a forca de cinqüenta côvados de altura que Hamã fizera para Mardoqueu, que falara em defesa do rei, está junto à casa de Hamã. Então disse o rei: Enforcai-o nela. Enforcaram, pois, a Hamã na forca, que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então o furor do rei se aplacou.
Ester 7:1-10
A Santa Profetisa Hulda

Two Figures: The Priest Helqia and the Prophetess Hulda,
Por Andrea Mantegna – The Louvre
Então foi o sacerdote Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías à profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, o filho de Harás, o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram. E ela lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim: Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus moradores, a saber: todas as palavras do livro que leu o rei de Judá. Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará. Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste: Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor.
2 Reis 22:14-19
É evidente que assim como temos exemplos de mulheres que representaram uma força e uma influência positiva na sociedade, podemos também destacar o oposto. Algumas mulheres na Bíblia foram terríveis, mas nenhuma como a rainha Jezabel, mulher de Acabe:
Jezabel, a Rainha Má
Jezabel – Por Harold Copping [Domínio Público]
E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos. E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou. E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria. Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.
1 Reis 16:29-33
Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do SENHOR? Como escondi a cem homens dos profetas do SENHOR, de cinqüenta em cinqüenta, numa cova, e os sustentei com pão e água?
1 Reis 18:13
Cães devorando Jezabel [Domínio Público]
Por Luca Giordano
Dalila, a Espiã Traidora

Dalila [Domínio Público]
Por Harold Copping
As Mulheres no Novo Testamento
No Novo Testamento, além do destaque que Jesus deu a mulheres em suas conversas doutrinárias, como no caso da samaritana junto ao poço (João 4) e de Maria Madalena, a que fora apanhada em flagrante adultério e Jesus a perdoou, vemos várias mulheres servindo aos apóstolos com seus bens e cuidados, como citado acima. Além disso, era evidente a participação de mulheres no círculo pessoal de Cristo, por terem por Ele uma cativante e genuína amizade, como era o caso das irmãs Marta e Maria. As Escrituras sempre fazem questão de destacar tais mulheres de maneira a salientar de diversas formas até mesmo suas particularidades e personalidades.

A Mulher de Canã [Domínio Público]
Por Harold Copping
Algumas delas são destaque por sua participação até mesmo no progresso do Evangelho, como no caso de Priscila, que juntamente com seu marido, evangelizou o diácono Apolo e serviu a muitos santos da Igreja.
A Samaritana Pecadora
Santa Priscila
E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Aquila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o Caminho de Deus.
Atos 18:24-26

Priscilla illustration from Women of the Bible
Harold Copping – Domínio Público
Síntique e Evódia

Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.
Filipenses 4:2,3
O Testemunho Ocular de Mulheres

Muheres na Sepultura – Por Harold Copping
Como entender as Passagens supostamente Machistas da Bíblia?
Apesar das inúmeras referências à importância da mulher nas Escrituras, muito se tem falado acerca de posições bíblicas consideradas “misóginas”, isso no Novo Testamento. Como pode a mulher ficar calada na Igreja, se em Cristo não há ACEPÇÃO: Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.(Gálatas 3:28). Por que Paulo repetidas vezes afirma que a mulher não deve exercer Autoridade sobre o homem? Será que ela não é tão capaz quanto ele? A Bíblia afirma ser ela realmente “inferior”? Vaso mais fraco? Mais suscetível a enganar-se? Ingênua? Em pleno séc. XXI? Como pode ela ser submissa? Vamos pensar um pouco: Nós cremos em uma inteligência criadora e superior à nossa própria, e reforçamos a ideia de que há uma ordem no mundo que progride para garantir a glória de um Ser invisível, ao demonstrar a complexidade da vida e de nossas relações, nossas peculiaridades e individualidades.
Deus exalta as Diferenças pois isso revela Sua Glória e a Harmonia e Beleza da Criação
A Bíblia não nos dá passagens sem nexo e continuamos a crer nela mesmo assim. Nós a vemos como um todo, uma unidade. As passagens utilizadas por pessoas que tentam afirmar que a Bíblia é machista são sem dúvida “duras” (sou mulher, e já bati de frente com esses textos, eu sei..), mas não ilógicas segundo a ótica escriturística: A Bíblia ressalta e potencializa nossas diferenças ao invés de suprimi-las, esse é um princípio seu, e apresenta essas particularidades como um memorial da Glória de Deus. As passagens ditas machistas, quase sempre ligadas ao ensino paulino, não são machistas em sua essência, pois não afirmam superioridade alguma de nenhuma das partes, apenas divisões de tarefas: o mesmo capítulo que destaca a submissão feminina trata de colocar sobre os ombros dos homens a responsabilidade pelo bem estar da esposa, mesmo que isto custe sua vida. “Assim como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela”, este é o argumento teológico dado aos homens, e, mesmo que sejam instruções difíceis de acatar (para ambas as partes), nós as aceitamos como a Palavra Daquele que fez todas as coisas para seu propósito. Débora foi uma mulher de fibra, assim como Hulda, e isso já exclui a falsa ideia de que elas foram INFERIORES ou TOLAS, apesar de que conheciam essas recomendações bíblicas muito bem e as acatavam. A posição da mulher no ensinamento bíblico é referente à sua função, e não ao seu valor. A Bíblia declara a IGUALDADE entre homens e mulheres, mas não igualdade de papéis.
Parece que a Ordem divina é descartável, mas não é!
O homem ainda é chamado a assumir uma posição de Autoridade sobre a casa e a comunidade pelas Escrituras (apesar de nossa cultura tentar mascarar a importância dessa questão). A Bíblia não muda. No passado, os homens deveriam defender suas casas e seus países se houvesse necessidade. As mulheres deveriam ensinar seus filhos a serem honrados e fortes, porque educação era sua tarefa, indispensável para formar uma sociedade melhor no futuro. Se as mulheres falhassem, uma geração inteira fracassava. Qualquer um pode ver a importância desse mecanismo! Lemuel retrata bem o ensino de sua mãe como orientadora em seu caminho (Provérbio 31: 1). Pela mulher virtuosa descrita mais adiante no mesmo capítulo, vemos que sua decisão de abraçar firmemente seu papel não a torna fraca ou burra como muitas vezes é insinuado em claro preconceito por muitos. Ela é trabalhadora e guerreira (v. 16 – 20). Isso também não a obriga ao trabalho estritamente doméstico, porém a torna ciente de sua prioridade essencial, que é o governo de seu lar (v. 27) e a condução piedosa de seus filhos no Caminho (v. 28). Sua sabedoria e louvor consiste em edificar a casa.
O Silêncio da Mulher
Além de seu dever de estar apta para aconselhar suas irmãs dentro da Igreja de Cristo. E isso leva a outro ponto:Sobre o silêncio da mulher na Igreja, em 1 Coríntios 14: 29 ao 40, Paulo descreve o comportamento dos crentes em relação ao dom de profecia, e, nesse caso, orienta os membros a serem sóbrios e apresentarem posturas avaliativas no que diz respeito às profecias apresentadas, sempre julgando -as à luz das Escrituras (“pois Deus não é Deus de confusão.” v. 33). Logo, o silêncio feminino na Assembleia é em relação àquele momento de exame. Prova disso é que ele cita mulheres orando ou profetizando pouco antes de abordar esse assunto (1 Co 11: 5), e, até mesmo, deixa evidente nessas reuniões o valor dos cânticos e hinos espirituais no meio da congregação, dos quais com toda certeza muitas mulheres participavam (1 Co 14: 26). Enquanto, porém, os homens anciãos e adultos, conhecedores das Esrituras, julgavam cada palavra do profeta, as mulheres deveriam guardar silêncio. E em humildade e sujeição, esperar o julgamento dos presbíteros.
A Submissão Feminina
Outra questão é a Submissão. Na Bíblia é uma atitude cristã, e não de mulher somente. A bíblia ensina que a mulher se submete ao marido como a Igreja a Cristo, e Cristo a Deus. Jesus não é inferior a Deus Pai por “se submeter a Ele”, afinal Ele é uma das pessoas da Trindade, mas Ele se submete por AMOR. O Filho cumpre o dever que o Pai lhe deu e O glorifica, sendo também exaltado por Este, assim como o Espírito Santo, que testifica a Verdade à Igreja opera dando glória tanto ao Filho quanto ao Pai. Desta maneira, tudo funciona em perfeita harmonia. É uma ideia (submissão) conservadora? Sim, com certeza. Mas não abrimos mão dela. Hoje, pela falsa ideia modernista de segurança (como se tivéssimos realmente superado todos os problemas de nossos ancestrais e os dilemas da alma humana), achamos que não há necessidade de reforçar o poder de nossas ideias conservadoras, mesmo que elas tenham se provado muito úteis ao longo da história da humanidade, como diz T. S. Elliot… Somos como crianças dizendo aos anciãos da cidade que eles não passam de caducos tolos, mesmo que eles tenham construído as colunas de nossas ruas e feito forte nossos alicerces. A Bíblia exalta, apesar da cultura sempre em oposição, as diferenças entre os dois gêneros como meios para glorificar a Deus, e eleva, apesar do ego exaltado e o individualismo exacerbado da Pós- Modernidade, a UNIDADE SANTA entre homem e mulher como ideal a ser alcançado e buscado.
Deus ama as Mulheres
Na Igreja, cada líder deve pregar com ousadia Verdades duras. Quando no passado Paulo descreveu que esta tarefa pertencia a homens, ele falava de uma igreja ativa e missionária (“o ideal ainda hoje, por isso nada de conversa sobre contextualidade, viu!”), em que cada crente deveria testemunhar e ir ao mundo pregando o Evangelho. Isso também deve ser observado por mulheres, mas não com um cargo na Igreja. A Bíblia nega o Pastorado Feminino. A pregação estava sempre ligada à persuasão e ousadia para sair e erguer a bandeira dos direitos soberanos de Cristo. Convencer O MUNDO DESCRENTE DA VERDADE DE DEUS! É evidente que algumas mulheres equiparam-se a homens no conhecimento teológico, e a mulher tem uma importância muito grande, mas a verdade é que ela não foi recomendada a assumir uma autoridade desse porte diante do povo (uma vez que Deus deu a elas outras prioridades). Isso não torna as coisas mais fáceis para ela, como alguns sugerem, porém ela trabalha em outra frente de batalha, que sofre igual perseguição à Verdade. Veem a diferença de papéis? Mas o valor de ambos é o mesmo no Senhor. Paulo foi sensato em deixar tais recomendações, em vista da grande comissão que é dada à Igreja na sociedade hostil. Nós devemos estar unidos e firmes. A Bíblia não dá suporte para pensarmos que estamos em uma guerra dos sexos. Somos unidade, como a Igreja e Cristo, e como Cristo e o Pai. Lamentamos de verdade que nem todos creiam, e até distorçam o sentido das palavras do apóstolo de maneira a usarem-nas para atacar as mulheres, mas este não foi o intuito principal desta norma. Respeitamos todos em seu direito de opinar, mas ainda veremos, quando as convicções seculares mudarem (e elas sempre mudam), o modelo bíblico como um guia melhor para a vida do que aquele apresentado pela cultura.
Nós temos fé de que Deus sabe mais do que nós, só isso.
Foto de Olivia Snow na Unsplash




