A Pedra que os Construtores Rejeitaram: Cristo é o Messias prometido a Israel?

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

A Bíblia afirma que os israelitas tinham tudo para cumprirem a vontade de Deus plenamente. O grande Mártir Santo Estevão disse-lhes com voz profética: “Vós que recebestes a Lei pelo ministério dos anjos e não a guardastes…”*(At 7, 53). Isso ao proferir um dos mais excelentes discursos em defesa do messianismo de Jesus. Também eram eles os eleitos [povo escolhido] para tamanha manifestação divina: Deus dissera em tempos remotos que estes seriam um povo separado, ungido e poderoso, e que traria ao mundo a Salvação (Jesus Cristo). Uma redenção que seria aberta a todos os povos até os confins da Terra. O Senhor disse a Abraão: Tu serás pai de uma multidão de nações! (Gn 17, 4- 6) Ora, se Deus desejasse que somente os judeus fossem escolhidos para participar dessa Aliança que faria no futuro, não teria dito ‘multidão de nações e povos’. Essa multidão seria reunida ali, a partir da obra que Deus fez em Israel, mas se estenderia para alcançar toda a extensão do mundo, variadas culturas e etnias, unidas em um só Homem, ou Corpo, o Corpo do Messias. Foi justamente esse o argumento do Apóstolo Paulo:

 

Sabei, pois: só os que têm fé é que são filhos de Abraão. Prevendo a Escritura que Deus justificaria os povos pagãos pela fé, anunciou esta Boa-Nova a Abraão: Em ti todos os povos serão abençoados (Gn 18,18). De modo que os homens de fé são abençoados com a bênção de Abraão, homem de fé.

Gálatas 3,7-9

Logo, é pela fé que alguém se torna herdeiro. Portanto, gratuitamente; e a promessa é assegurada a toda a posteridade de Abraão, não somente aos que procedem da Lei, mas também aos que possuem a fé de Abraão, que é pai de todos nós. Em verdade, está escrito: Eu te constituí pai de muitas nações (Gn 17,5); (nosso pai, portanto) diante dos olhos daquele em quem acreditou, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência as coisas que estão no nada. Esperando, contra toda a esperança, Abraão teve fé e se tornou pai de muitas nações, segundo o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência (Gn 15,5).

Romanos 34, 16-18

 

S. Paulo entendia que a promessa a Abraão se referia ao Messias primariamente, e por associação aos que se unissem a Ele. Portanto, Cristo é a semente que abençoaria todas as famílias da terra, conforme Deus prometeu ao Pai Abraão acerca de quem nasceria dele, mas também toda a humanidade que o recebesse seria a semente, feita uma só carne com este Homem, ao se unir ao Corpo do Messias, Cabeça de todas as Nações no Novo Mundo que Deus criaria. Por isso, assegura que a descendência prometida era o Messias e o povo redimido por Ele. E seu governo se estenderia a toda a terra, não tendo jamais fim.
יח  וְהִתְבָּרְכוּ בְזַרְעֲךָ, כֹּל גּוֹיֵי הָאָרֶץ, עֵקֶב, אֲשֶׁר שָׁמַעְתָּ בְּקֹלִי שָׁמַעְתָּ בְּקֹלִי.
E em tua semente serão abençoadas todas as nações da terra; porque ouviste a minha voz. [Gen 22, 18]
יד  וְהָיָה זַרְעֲךָ כַּעֲפַר הָאָרֶץ, וּפָרַצְתָּ יָמָּה וָקֵדְמָה וְצָפֹנָה וָנֶגְבָּה; וְנִבְרְכוּ בְךָ כָּל-מִשְׁפְּחֹת הָאֲדָמָה, וּבְזַרְעֶךָ
E a tua semente será como o pó da terra, e te estenderás para o ocidente, e para o oriente, e para o norte, e para o sul.
E em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra. [Gen 28, 14]

 

Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: aos seus descendentes, como se fossem muitos, mas fala de um só: e a tua descendência [ לְזַרְעֲךָ אֶתֵּן – darei a tua semente] (Gn 12,7), isto é, a Cristo.

Gálatas 3,16

Agora, porém, graças a Jesus Cristo, vós que antes estáveis longe, vos tornastes presentes, pelo sangue de Cristo. Porque é ele a nossa paz, ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava, abolindo na própria carne a Lei, os preceitos e as prescrições. Desse modo, ele queria fazer em si mesmo dos dois povos uma única humanidade nova pelo restabelecimento da paz, e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela a inimizade. Veio para anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz também àqueles que estavam perto;

Efésios 2,13-17
De fato, o Messias deveria nascer da descendência israelita segundo a carne: ‘Em ti serão benditas todas as nações da terra.’ (prometera Deus a Abraão, em respeito à grande manifestação divina que viria de seus descendentes: um Homem de etnia judaica salvaria todo o mundo – Gn 26, 4). Foi graças à fé no Messias que foi pregada no mundo pagão que os gentios entraram na Aliança e foi graças a Jesus que eles foram levados a conhecer o Deus dos judeus, reconhecendo que Ele é o único e o verdadeiro Deus, porque é um Deus vivo. Sua fama e seu temor se expandiu entre as nações (e assim será até o fim: Mt 24, 14) e Deus fez o que havia dito pela boca dos profetas, que faria uma aliança com reinos distantes e que estes ofereceriam um sacrifício agradável a Ele: “Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o Senhor dos Exércitos”. [Malaquias 1,11] Isso ocorreu porque, segundo as escrituras, os construtores principais rejeitariam o Cristo [Leia a Parábola do Banquete de Casamento], e esta era a Pedra Angular. Trata-se de uma parte amarga das profecias acerca do Messias, a verdade de que o Ungido prometido deveria, de acordo com os profetas, sofre, ser envergonhado, ferido, traído e morto. Ainda assim, no entanto, Aquele rejeitado veio a ser a principal Pedra de Esquina. Vejam a estrondosa reivindicação de S. Estevão em Atos 7 diante do Grande Conselho:

A Morte de EstevãoDe Gustave Doré [Domínio Público]
O Discurso de Estevão

 

2. Irmãos e pais, ouvi: O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Caran,

3.e disse-lhe: Sai da tua terra e da tua parentela, e vem para a terra que eu te mostrar ([Gn. 12,1]).

4.Então saiu ele da terra dos caldeus e habitou em Caran. De lá, depois que morreu seu pai, (Deus) o fez passar a esta terra, na qual agora habitais.

5.E não lhe deu herança nela, nem o espaço de um pé, mas prometeu dar-lhe a posse dela a ele e à sua posteridade [semente] depois dele,
quando ainda não tinha filhos.

6.Deus disse-lhe que a sua descendência seria peregrina em terra estranha, a reduziriam à escravidão, e a maltratariam pelo espaço de quatrocentos anos.

7.Mas a nação, de quem tiver sido escrava, eu a julgarei, disse o Senhor, depois do que sairão e me adorarão neste lugar. (Gen. 16,13-14).

8. E deu-lhe a aliança da circuncisão; e assim gerou Isaac e o circuneidou, passados oito dias. Isaac (gerou e circuneidou) Jacob, e Jacob os doze patriarcas.

9.Os patriarcas, invejosos de José, venderam-no para ser levado ao Egito, mas Deus estava com ele.

[…]

30.Passados quarenta anos, apareceu-lhe no deserto do monte Sinai um anjo na chama de uma sarça que ardia. (ver nota)

31.Vendo isto, Moisés admirou-se de tal aparição, e, aproximando-se para observar, ouviu a voz do Senhor, que lhe disse:

32.Eu sou o Deus de teus pais, O Deus de Abraão, de Isaac e Jacob. Moisés, porém, aterrado, não ousava olhar.

33.O Senhor disse-lhe: Tira os sapatos dos teus pés, porque o lugar, onde estás, é uma terra santa.

34.Eu vi e considerei a aflição do meu povo, que reside no Egipto, ouvi os seus gemidos e desci a livrá-lo. Vem, pois, agora, e enviar-te-ei ao Egito.

35.A este Moisés, a quem renegaram, dizendo: Quem te constituiu chefe e juiz? a este enviou Deus como chefe e libertador, pela mão do anjo que lhe apareceu na sarça.

[…]

51.Homens de cerviz dura, incircuncisos de coração e ouvidos, vós resistis sempre ao Espírito Santo;

assim como (foram) vossos pais, assim (sois) vós também. 

52.A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Mataram até os que prediziam a vinda do Justo, do qual agora fostes traidores e homicidas,

53.vós, que recebestes a lei por ministério dos anjos, e não a guardastes.”

54.Ao ouvir tais palavras, enraiveciam-se nos seus corações e rangiam os dentes contra ele.

[…]

58.E, tendo-o lançado fora da cidade, o apedrejavam; as testemunhas depuseram os seus vestidos aos pés de um jovem chamado Saulo.

 

Veja que a argumentação do santo Mártir gira em torno do reincidente endurecimento de Israel. Ele cita José [vendido por seus irmãos por ciúme e inveja] e Moisés [cuja autoridade era frequentemente desafiada por seus compatriotas judeus apesar de todos os milagres e prodígios realizados no Egito]. Ele então menciona como seus pais mataram os profetas que lhes eram enviados para sua salvação, matando por fim o Justo, isto é, o Messias. E conclui: “assim como (foram) vossos pais, assim (sois) vós também”. A Base de seu discurso é que o Messias sofreria a rejeição dos mestres da lei e dos escribas por inveja. Assim, esses construtores construiriam sua casa, bela e vistosa aos homens, pois eram zelosos da Lei, porém espiritualmente seriam cegos para a principal pedra da Casa.
_______________________________________________________________________________
Obs. Isso de maneira nenhuma consiste em uma acusação contra aqueles que hoje vivem em Israel e professam a religião judaica, já que a Escritura é clara ao condenar quem tenta impor penas aos filhos por pecados cometidos pelos pais. Veja que nem mesmo o Mártir faz isso ao citar os pais dos Mestres da lei no Grande Conselho. Ele apenas constata um fato, isto é, que aqueles homens entregaram Jesus à morte do mesmo modo que seus antepassados haviam feito aos profetas: eles repetiram suas más obras. Também se voltássemos no tempo para analisar todo o contexto e os eventos que nortearam o curso da história, veríamos que muitos judeus não somente aceitaram a mensagem de Jesus, como o seguiram. Mas o sistema e as autoridades estatais e eclesiásticas não. A orientaçao da Igreja Católica quanto ao trato com os judeus é de cordialidade, respeito, diálogo e evangelismo. Pois o desejo de Deus é que todos nós sejamos Um [no Messias].

 

  1. […] Deste modo, o Espírito suscita em todos os discípulos de Cristo o desejo e a prática efetiva em vista de que todos, segundo o modo estabelecido por Cristo, se unam pacificamente num só rebanho sob um só pastor. Para alcançar este fim, não deixa nossa mãe a Igreja de orar, esperar e agir, e exorta os seus filhos a que se purifiquem e renovem, para que o sinal de Cristo brilhe mais claramente no seu rosto.

[Sobre os judeus]

  1. Finalmente, aqueles que ainda não receberam o Evangelho, estão de uma forma ou outra orientados para o Povo de Deus (32). Em primeiro lugar, aquele povo que recebeu a aliança e as promessas, e do qual nasceu Cristo segundo a carne (cfr. Rom. 9, 4-5), povo que segundo a eleição é muito amado, por causa dos Patriarcas, já que os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis (cfr. Rom. 11, 28-29). 

 

CLIQUE AQUI

 

_________________________________Se__quiser__saber__mais______________________________

 

 

 

 

Profecias Messiânicas

 

Gn 3,15 – Protoevangelho.[67] O Messias esmagará a cabeça de Satanás – Hebreus 2:14, Romanos 16:20, 1 João 3:8
Gênesis 12:3 – A semente de Abraão abençoará todas as nações – Atos 3:25-26
Gn 12:7 – A promessa feita à semente de Abraão – Gl 3:16
Gn 14:18 – Um sacerdote diferente, não da tribo de Levi, mas segundo a ordem de Melquisedeque – Hb 6:20
Gn 14:18 – Como Melquisedeque, Ele ofereceria pão e vinho – Mt 26:26-29
Gn 22:8 – O Cordeiro de Deus prometido para ser a oferta a Deus por Isaque – Jo 1:29
Gn 22:2 – Moriá é Jerusalém, e o lugar do sacrifício do Messias – 2 Crônicas 3:1, Ap 11:8
Gn 22:18 – Ele é a semente de Isaque, que abençoará todas as nações – Gl 3:16
Gênesis 26:2-5 – A Semente de Isaque é prometida como a Bênção aos habitantes da terra – Hebreus 11:18
Gn 49:10 – No tempo da Sua vinda congregará os povos a si – Lucas 2:1-7, Gl 4:4
Gênesis 49:10 – Da Semente de Judá ele é – Lc 3:33
Gn 49:10 – Ele é chamado Siló ou “Aquele que é Enviado” – Jo 17:3
Gn 49:10 – Acontece antes de Judá perder a identidade tribal – Jo 11:47-52
Gn 49:10 – A Ele será a obediência do povo – Jo 10:16
Êx 3:13,14 – Ele é o Grande “Eu Sou” – Jo 4:26
Êxodo 12:5 – Aquele que será oferta pelo povo deve ser um Cordeiro sem defeito – 1Pe 1:19
Êxodo 12:13 – O sangue do Cordeiro salva da ira – Romanos 5:8
Êx 12:21-27 – Cristo é a nossa Páscoa de quem nos alimentamos – 1 Cor 5-7
Êx 12:46 – Nenhum osso do Cordeiro que é a oferta deve ser quebrado – Jo 19:31-36
Êxodo 17:6 – A Rocha Espiritual de Israel fornece água – 1 Coríntios 10:4
Êx 33:19 – Seu Caráter – Misericordioso – Lucas 1:72
Levítico 14:11 – Um sacerdote que limpa leprosos – Lucas 5:12-14, Atos 6:7
Levítico 16:15-17 – Prefigura a morte de uma vez por todas de Cristo – Hb 9:7-14
Lv 16:27 – Sofrimento fora do acampamento – Hb 13:11, 12
Levítico 17:11 – O sangue é a vida da carne – Mt 26:28, Mc 10:45
Lv 17:11 – O sangue [sendo a vida] faz expiação em favor dos amigos – 1 Jo 3:14-18/Jo 10, 15-17
Lv 23:36-37 – oferta de libação “Se alguém tiver sede” – Jo 7:2,4,37-39
Números 9:12 – Nenhum osso dele foi quebrado – João 19:31-36
Nm 21:9 – A serpente numa haste é como Cristo levantado, que cura e reune todos a si – Jo 3:14-18
Nm 24:17 – “Eu o verei, mas não agora” – Gl 4:4
Dt 18:15 – Ele é um grande profeta como Moisés – Jo 6:14
Dt 18:15-16 – “Se você acreditasse em Moisés, você acreditaria em mim” – Jo 5:45-47
Dt 18:18 – Enviado pelo Pai para anunciar a Sua palavra – Jo 8:28, 29
Dt 18:19 – Quem não ouvir deverá levar o seu pecado – Jo 12:15
Dt 21:23 – Maldito aquele que for pendurado no madeiro – Gl 3:10-13
Rute 4:4-9 – Cristo, nosso parente, nos redimiu – Efésios 1:3-7
1 Sm 2:10 – Será um Rei ungido para o Senhor – Jo 12:15
2 Sm 7:12 – O Messias é a Semente de Davi – Mt 1:1
2 Sm 7:14a – O Filho de Deus – Lucas 1:32
2 Sam 7:16 – A casa de Davi estabelecida para sempre – Lucas 3:31, Apocalipse 22:16
1 Reis 2:19 – Ele entroniza Sua mãe como Rainha – Apocalipse 12:1-3
2 Reis 2:11 – Exemplo de ascensão corporal ao céu – Lucas 24:51
1 Crônicas 17:12-13 – Para reinar para sempre no trono de Davi – Lucas 1:32, 33
1 Crônicas 17:13a – “Eu serei Seu Pai, Ele será meu Filho” – Hb 1:5
Jó 19:23-27 – Ressurreição prevista – Jo 5:24-29
Sl 2:1-3 – A inimizade dos reis foi preordenada – Atos 4:25-28
Sl 2:2 – Leva o título Ungido/Messias/Cristo – Atos 2:36
Sl 2:6 – Sua Santidade de Caráter – Jo 8:46, Ap 3:7
Sl 2:6 – Possuir o título de Rei – Mt 2:2
Sl 2:7 – Declarado o Filho Amado – Mt 3:17
Sl 2:12 – A vida vem pela fé Nele – Jo 20:31
Sl 8:2 – A boca dos pequeninos aperfeiçoa o Seu louvor – Mt 21:16
Sl 8:5-6 – Sua humilhação e exaltação – Lc 24:50-53, 1 Co 15:27
Sl 16:10 – Seu corpo não se corromperia – Atos 2:31
Sl 16:9-11 – Iria ressuscitar dentre os mortos – Jo 20:9
Sl 17:15 – A ressurreição prevista – Lc 24:6
Sl 22:1 – Abandonado por causa dos pecados dos outros – 2 Coríntios 5:21
Salmos 22:1 – “Meu Deus… desamparou-me.” Marcos 15:34
Sl 22:2 – Trevas na Sua morte – Mt 27:45
Sl 22:7 – Eles esticam os lábios e balançam a cabeça – Mt 27:39
Sl 22:8 – “Ele confiou em Deus, deixe-o livrá-lo” – Mt 27:43
Sl 22:9 – Nasceu o Salvador – Lc 2:7
Sl 22:14 – Água flui Dele na morte – Jo 19:34
Sl 22:14-15 – Sofreu agonia na morte – Mc 15:34-37
Sl 22:15 – Ele teve sede – Jo 19:28
Sl 22:16 – Suas mãos e pés traspassados ​​- Jo 19:34-37, Jo 20:27
Sl 22:17-18 – Despiu-O diante dos homens – Lc 23:34-35
Sl 22:18 – Repartiram Suas vestes – Jo 19:23-24
Sl 22:20-21 – Ele encomendou Sua morte a Deus – Lc 23:46
Sl 22:22 – Sua Ressurreição declarada – Jo 20:17
Sl 22:27 – Ele será o governador das nações – Cl 1:16
Sl 22:31 – “Está consumado” – Jo 19:30
Sl 23:1 – “Eu sou o Bom Pastor” – Jo 10:11
Sl 24:3 – Sua ascensão foi prevista – Atos 1:11, Filipenses 2:9
Sl 30:3 – Sua ressurreição foi prevista – Atos 2:32
Sl 31:5 – “Nas tuas mãos entrego o meu espírito” – Lc 23:46
Sl 31:11 – Seus conhecidos fugiram dele – Mc 14:50
Sl 31:13 – Eles conspiraram para matá-lo – Jo 11:53
Sl 31:14-15 – “Ele confiou em Deus, deixe-o livrá-lo” – Mt 27:43
Sl 34:20 – Nenhum osso dele foi quebrado – Jo 19:31-36
Sl 35:11 – Falsas testemunhas se levantaram contra Ele – Mt 26:59
Sl 35:19 – Ele foi odiado sem causa – Jo 15:25
Sl 38:11 – Seus amigos ficaram de longe – Lc 23:49
Sl 40:2-5 – A alegria da Sua ressurreição anunciada – Jo 20:20
Respondeu Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!
Picture of Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

Picture of Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

Compartilhe:

Mais postagens deste autor