A definição do dicionário para essa palavra é bem apropriada, mas quando entramos no campo da religião, o significado bíblico para esse termo é muito mais extenso. O salmista evoca promessa de Deus como causa da sua esperança: “Lembra-te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tens feito esperar” (Salmo 119: 49). A esperança, na Bíblia, não tem a ver com otimismo, com desejo de ver tudo dar certo, mas quando alguém espera em Deus, isso é algo que vai além, muito além, pois é de origem divina, e não vem de nós mesmos. Na verdade, é como uma semente, plantada no coração daquele que nasce de novo. Ela é pequena, a princípio, mas quando chegar à maturidade, esse grãozinho certamente será grande, e, – NÃO SE PREOCUPE ! – ele não perecerá nem se perderá pelo caminho, de modo algum:
Porque, assim como a CHUVA e a NEVE descem dos céus e para lá não tornam, antes de regar a terra, e a fazer produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a PALAVRA que sair da minha boca: ELA NÃO VOLTARÁ PARA MIM VAZIA, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Isaías 55: 10- 11
Essa semente também necessitará do cuidado do grande Lavrador, que a guarda segura de ervas daninhas e toda sorte de espinhos. Bom, por vezes será submetida ao calor e ao frio, é claro, para crescer forte, ao sol e à tempestade; o tempo também se encarregará de promover o crescimento, e fazer com que suas raízes se firmem, profundas sob a terra. Nem sempre veremos a mudança, pois, como eu disse, uma parte estará abaixo do solo, encoberta por areia, mas o importante é não esquecer que ela continua lá, e no momento certo, sairá à luz, e será lindo quando isso ocorrer. A transformação e o florescimento acontecerão. ACREDITE! A esperança é a fé sendo ativada. Na verdade, há uma passagem da bíblia que exemplifica bem isso: “A fé é a hyspostasis das coisas que se esperam; prova das coisas que não se veem”. Sabemos que a Igreja traduziu a palavra grega Hypostasis para o latim como Substantia. A promessa de Deus, na qual Ele nos tem feito esperar, a nossa vitória, aquilo que nos mantém caminhantes não tardará! Pois ela se materializa, isto é, se substancia na fé que hoje temos, mas torna a esperança certa. Como diz o tom:
Sua luz brilhará na manhã mais feliz,
no romper da alva de um dia perfeito,
nossos olhos a verão
Deus o criou para isso.
“Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor” (Salmo 40: 1).
Ele é a nossa maior expectativa, e é na fé, que vem pelo ouvir suas promessas e ouvir de suas obras em sua palavra, que mantemos a esperança viva. Eu estou esperando, Senhor… Diga a Ele. Não tenham medo Deus traz conforto à nossa alma, pois a esperança não decepciona, e mesmo na espera, somos levados a cantar de alegria, tendo a paz que excede o entendimento humano derramada sobre nossos corações. Nós não precisamos ver. Apesar de que, na verdade, nós veremos:
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5: 5
Muitos são os exemplos de espera: Calebe, Jacó, Rute, mas vamos considerar especificamente o exemplo de Abraão: “E não enfraquecendo na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer (Romanos 4:19-21).
Lembrem-se da espera de Abraão:
O qual, *esperando contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência; sem se enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; contudo, à vista da promessa de Deus, não duvidou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer. . .
Romanos 4: 18- 21
* OBS: Abraão esperou contra aquilo que era natural que ocorresse, contra o que se espera normalmente em uma situação. Em outra tradução: “o qual, em esperança, creu contra a esperança[…] “
Deus te dê conforto nessa hora.




