O Arcanjo Miguel e Jesus Cristo são a mesma pessoa?

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Não.

 

No cap. 8 do Livro de Daniel, a escritura nos apresenta Miguel lutando contra a Pérsia pelo reino de Israel. Muitos utilizam esse texto como uma prova de que Miguel é Jesus pré-encarnado por ele apresentar a descrição do Anjo com o título honorífico de “Príncipe”: 

 

E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.

Daniel 12:1

Os judeus acreditavam que cada nação era guardada por um Anjo específico. Isso está na literatura rabínica. O responsável por Israel é Miguel. Ao que tudo indica, o profeta Daniel teve uma visão de disputa entre autoridades espirituais angelicais. Veja como Miguel não é o único citado:

 

Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.

Daniel 10:13

E ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Agora, pois, tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.

Daniel 10:20,21

 

A palavra Príncipe aqui parece sugerir uma categoria espiritual, já que é um único indivíduo, ou seja, está no singular, e é alguém contra quem o Anjo combate na visão de Daniel. De fato, “Príncipe” pode indicar qualquer autoridade. Quando Jesus fala de satanás, Ele o chama de “príncipe” deste mundo (Jo 12: 31). Alguém pode objetar que Miguel não é apenas príncipe, mas o grande príncipe. Por isso seu nome é Arcanjo: (prefico ARC + ANGELOS), sendo o prefixo Arc uma indicação de sua categoria hierárquica, Príncipe ou Pincipal/Maioral, enquanto Angelos aponta para sua natureza como criatura de Deus. Naturalmente, um arcanjo é um príncipe maioral e superior às demais patentes angelicais, e isso torna Miguel muito mais especial do que os anjos comuns e ainda mais especial do que os anjos com autoridade, aqueles a quem comepetem principados específicos. Disso ninguém duvida. Não sabemos muito sobre a hierarquia celeste, mas se há algo certo é que um Arcanjo é um ser muito importante.

 

MIGUEL É UM DOS MAIS ANTIGOS E PRINCIPAIS ARCANJOS DE DEUS, MAS NÃO O ÚNICO

 

A Bíblia nos diz que há pelo menos 7 Arcanjos no céu. Embora Miguel tenha recebido uma missão muito especial, e seja em razão disso grande em poder e excelência, ele não é o único que se enquadra na categoria Arc. E mesmo no livro de Daniel, a Escritura é clara ao chamá-lo de UM DOS PRIMEIROS PRÍNCIPES dos exércitos celestiais.

 

UM – אַחַ֛ד (’a-ḥaḏ) numeral
DOS PRÍNCIPES – הַשָּׂרִ֥ים (haś-śā-rîm)
SUPERIORES OU PRIMEIROS/ANTIGOS – הָרִאשֹׁנִ֖ים (hā-ri-šō-nîm)

 

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Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.

(Daniel 10:13)
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Podemos ler, por exemplo, o seguinte acerca de outro Arcanjo: “Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor” (Tb 12,15). A Palavra nos indica constantemente essa verdade: há uma hieraquia celeste. E isso se encontra em perfeita harmonia com o texto de Daniel que diz que Miguel é UM DOS PRÍNCIPES (mais tarde soubemos que ele é um dos Arcanjos).

 

A HIERARQUIA CELESTE É ESTABELECIDA POR CRISTO, QUE É ANTERIOR A ELA

 

Isso gera confusão em razão da doutrina relacionada às patentes celestes de algumas vertentes protestantes ser bastante homogênea, de modo que há uma rejeição à noção de agentes espirituais agindo de forma muito ativa no mundo e no céu com escalas e glórias diferentes. Já os judeus possuem inúmeras referências disso, assim como os católicos. Então por causa da atuação de Miguel, que em muitos momentos é bastante decisiva,  bem como também pelo fato de ele ser chamado Príncipe do povo, muitos acabam chegando à conclusão de que ele é Jesus, porque só UM pode ser príncipe. Como foi dito, isso ocorre porque no meio protestante há a ideia muito difundida de um paraíso em que todo mundo é igual, estando todos abaixo tão somente de Deus. Ora, não existindo hierarquia, quando surge a imagem de algum príncipe no cenário celeste, muitos concluem: então deve ser Jesus. Enquanto no Judaísmo e no Catolicismo há muitas ordens diversas, patentes e hierarquia. O texto de Colossenses mostra, inclusive, que no céu Deus também estabeleceu hierarquia, principados e potestantes, poderes e virtudes, mesmo entre seus seres espirituais. E tanto a literatura judaica como a católica ensinam que há mais de 1 Arcanjo (isto é, mais de 1 Príncipe Angelical). O Livro de Enoque cita 7 e o Talmud judaico confirma esse número. A Bíblia, no livro citado acima de Tobias, cita também 7 e o livro de Daniel diz que Miguel é apenas “um dos Príncipes” (prefixo “Arc” de Arcanjo indica PRINCIPAL ou PRÍNCIPE dos Anjos). Também Uriel é apresentado como Arcanjo em uma parte apócrifa do 2º livro de Esdras, que é Neemias, o apocalipse judaico, inexistente na bíblia católica. Voltanto a Colossenses, vemos que São Paulo diz que Cristo é quem estabeleceu a Hierarquia. Se Cristo estivesse inserido na Hierarquia, ele não seria Aquele que a criou. Mas, pelo contrário, a Escritura afirma que por meio de Jesus todo principado foi estabelecido, tanto no céu quanto na Terra):

 

Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

 Col 1: 14-16

 

A VOZ DO ARCANJO NÃO É A VOZ DE CRISTO

EM TESSALONICENSES 4

 

 

Em 1 Tessalonicenses 4:16, tratando da segunda vinda de Cristo, São Paulo apresenta o seguinte cenário:

 

¹⁶ Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

1 Tessalonicenses 4:16

 

 

Usando esse versículo, muitas testemunhas de Jeová ou Adventistas do Sétimo Dia entendem Jesus como se manifestando nesse versículo na pessoa do Arcanjo, ou do Príncipe Anjo, Miguel. O que prova, segundo alegam, que Jesus é na verdade Miguel. Já mencionei acima a existência de hierarquia no céu, o que indica que há muitas categorias espirituais do que imaginamos, incluindo potestades, dominações, principados, citados por Paulo no plural; bem como também a descrição de mais de um Príncipe angelical, sendo um destes, conforme o profeta Daniel, um dos primeiros e mais antigos seres criados, Miguel. Também o fato de o Apóstolo descrever Jesus como descendo “com voz de arcanjo”  não implica dizer que Jesus surgiu falando numa voz angelical, ou com uma linguagem dos anjos, muito menos o identifica como um arcanjo. O mesmo versículo não se encontra isolado, mas juntamente com esse complemento, também traz outros: ele diz que Jesus descerá com a trombeta de Deus e com alarido. Mas seria loucura alegar que isso prova que Jesus terá uma trombeta na boca, com a qual tocará ao mesmo tempo em que fala aos homens com voz de arcanjo e cria alarido. Trata-se de uma descrição situacional, isto é, que a vinda de Jesus será acompanhada por este cenário, no qual miríades de anjos e seres celestiais que tocarão trombeta e farão grande clamor. É isso que significa alarido: 

 

+ alarido:

Significado de Alarido

substantivo masculinoBarulho excessivo; que está repleto de ruídos; muitas vozes em simultâneo; gritaria, berreiro, algazarra.Choradeira, lamurias ou clamor de guerra.

Dicionário Online de Português

 

Além disso, a Bíblia ensina que Jesus é superior a todos os anjos, incluindo os arcanjos, que também são anjos em sua natureza. Hebreus 1:4–6 diz que Jesus é superior aos anjos, isso em razão de sua filiação eterna, o que faz com que os anjos, incluindo Arcanjos como Miguel, o adorem:

 

⁴ Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
⁵ Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
⁶ E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem.

Hebreus 1:4-6

 

Também o escritor de Hebreus demonstra a diferença substancial entre o Filho e os Anjos ao apresentá-lo como o próprio Deus, criador/fundador do mundo, da terra e do céu, que diferente dos espíritos ministradores angelicais, se assenta à destra do Pai:

 

⁷ E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.
⁸ Mas, ao falar do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
⁹ Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiuCom óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

¹⁰ E mais: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.
¹¹ Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,
¹² E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.
¹³ E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?
¹⁴ Não são porventura todos eles [os anjos] espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

Hebreus 1:7-14

 

Logo, a voz do Arcanjo Miguel sendo citada na epístola aos tessalonicenses nada mais é do que um dos elementos a acompanhar o estrondoso fenômeno da Vinda do Senhor, tal como ocorria nos comparecimentos solenes dos reis antigos diante de seu povo, em que um Arauto, geralmente um mensageiro real e um oficial de alta patente do rei assumia o papel de anunciar e proclamar a vinda do Rei. Essa tradição é demonstrada na parábola das virgens, quando o Noivo chega finalmente: “À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!’ (Mt 25; 6). Isso não prova que a voz do arauto sendo ouvida pertencia ao próprio Noivo, só porque ela é um prelúdio anunciando seu comparecimento.

 

O NOME DE MIGUEL NÃO É PROVA DE

QUE O ARCANJO É SEMELHANTE A DEUS

 

 

O fato de o nome de Miguel ser uma pergunta já deveria apontar para a resposta à qual aqueles que advogam usando isso deveriam chegar: “quem é semelhante a Deus?” A única resposta plausível deveria ser “Ninguém”. E não “Miguel…” O nome de Miguel aponta para a glória única de Deus. E considerando que a Tradição atesta que foi a defesa da Supremacia de Deus sobre toda criatura, realizada por Miguel no céu quando Satanás quis se igualar à Divindade e se rebelou, que conferiu a ele tal nome, confirmando sua fidelidade, seria no mínimo estranho agora alegar que o nome de Miguel sugere uma comparação dele com o seu Criador e Mestre.

 

 

O ANJO DO SENHOR E O ARCANJO

MIGUEL NÃO SÃO O MESMO

 

AS APARIÇÕES DE DEUS SOB FORMA VISÍVEL (TEOFANIAS) NO VELHO TESTAMENTO

 

Muitos utilizam o argumento do Anjo do Senhor, ou, como Isaías o chama, o Anjo da Presença, para indicar a equivalência entre a Divindade e a natureza angelical nessas situações, o que segundo seus defensores, sugere que não é completamente incompatível a concepção de um Deus que também é um Anjo. Vamos explicar primeiro: As aparições do Mlak Jahweh nada mais são do que uma Teofania. Teofania era uma aparição visível ou uma manifestação de Deus de modo a Ele se mostrar ao ser humano. Isso aconteceu algumas vezes no Velho Testamento.

 

TEOFANIA

Do Latim theophania; do grego theophaneiaTheo-, Deus + phainein, mostrar.

 

Só que Deus não pode ser visto pelo homem pecador. Então Ele sabemos que essas teofanias eram formas visuais, ou seja, Deus mandava sua Imagem, que nós chamamos de Filho ou Verbo, sob uma forma de entidade não carnal. Ele foi visto por Isaías (cap. 6) e por vários profetas. Toda vez que Deus aparece no Velho Testamento, não era o Pai que aparecia, mas o Filho. Tratava-se da VISÃO DE DEUS, e não o próprio Pai (que habita na luz inacessível onde nenhum homem pode chegar). E para que aquela aparência fosse acessível ao seu receptor, Deus antes de se fazer carne vinha ao homem sob imagem ou manifestação de um ser que os homens sabiam não ser homem comum, mas também não viam como um simples anjo, já que o adoravam. Eles então o chamavam assim, mensageiro, MLAK, que é Anjo em hebraico, anggelos em grego, mas não agiam como se fosse ali um anjo, e muito menos aquela entidade se portava como um anjo. Porque não se tratava de um Anjo quanto à natureza. Sabendo que era chamado Anjo porque essa palavra indica “mensageiro”, fica mais fácil, já que quando essa expressão foi usada nas línguas originais, as pessoas simplesmente liam o “Mensageiro do Senhor”, que pode ser qualquer espécie de ser. Juntando a isso, temos que os homens sabiam que ali era Deus. E a Escritura torna isso muito claro. Foi Deus quem lutou com Jacó, foi Deus quem apareceu a Isaías, foi a Deus que Abraão intercedeu por Ló. Era na verdade Cristo. Sabemos disso porque quando há Teofania é diferente de uma aparição de um simples anjo.

 

Veja como ocorre quando Deus aparece nos carvalhais de Manre a Abraão entre mais duas entidades

 

TRÊS HOMENS APARECEM A ABRAÃO PARA DIZER QUE SUA MULHER TERIA UM FILHO
E QUE DESTRUIRIAM SODOMA E GOMORRA

 

¹ Depois apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia
² E levantou os seus olhos, e olhou, e eis TRÊS HOMENS em pé junto a ele

Gênesis 18:1,2

 

DEPOIS NÃO MAIS TRÊS HOMENS, PORÉM DOIS ANJOS VÃO A SODOMA E GOMORRA,
ENQUANTO O SENHOR (que era 1 dos homens) FICA COM ABRAÃO:

 

²² Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé DIANTE DA FACE DO SENHOR

Gênesis 18:22

 

¹ E vieram os DOIS ANJOS a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;

Gênesis 19:1

 

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Como temos:

 

        1. Na primeira parte vemos falar que 3 homens o visitaram;
        2. Na segunda parte, o Senhor que era um dos homens, fica com Abraão e agora são 2 os anjos que vão a Sodoma e Gomorra

 

No versículo 3, Abraão está falando a Deus (“Meu Senhor, disse ele”), mas no 4 e no 5, ele se dirige aos seus três visitantes (“Vou buscar … para vos lavar os pés… Eu vos trarei um pouco de pão”). Veja como há uma mudança do singular (v. 3) para o plural (v. 4-5). No versículo 13, onde não deixa dúvida de que é Deus falando, já que o tetagrama é usado, [Deus] não aparece de repente ali, como que surgindo pela primeira vez, mas o texto deixa claro que Ele [Deus] estava com Abraão o tempo todo, pois Deus é um dos homens que veio no carvalhais de Manre e comeu com ele. Nos versículos 17-21, o tetragrama é usado de novo (“O Senhor disse”), concluindo com o verso 22, em que Abraão é descrito no texto como que ficando diante do Senhor. É possível que todos estes casos se referissem a uma mediação de anjos, por meio dos quais Deus se manifestava pessoalmente, de uma maneira diferente das demais situações da Bíblia, em que a mensagem era trazida de forma menos direta e onde a presença de Deus não se fazia sentir de forma tão personificada. Tal interpretação pode ser uma forma adequada de perceber tais trechos, já que em certo verso da Escritura, ela faz diferença entre Cristo e o Anjo por meio do qual Ele na verdade falava aos filhos de Israel no Velho Testamento:

 

³⁷ Este [Jesus] é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis.
³⁸ Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar.

Atos 7:37,38

 

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O mesmo ocorre com Moisés:

 

APARECE O ANJO NA SARÇA

² E apareceu-lhe o ANJO do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.

Êxodo 3:2

 

O SENHOR É QUEM ESTÁ NA SARÇA

⁴ E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.

Êxodo 3:4

 

O Arcanjo e o Anjo da presença não são a mesma coisa, porque sempre que o segundo surgia, era clara sua divindade, indicando que era Deus. Ele não vinha como Miguel, sujeito à autoridade e para cumprir ordens. Quando o Anjo do Senhor aparece a Moisés, por exemplo, diz: “Eu sou o que sou”. Miguel jamais falaria algo assim. Tanto é que Miguel não ousa falar contra Satanás quando disputa o corpo de Moisés. Isso ocorre porque Miguel não tinha ainda a autoridade contra satanás até o momento determinado por Deus em que recebe a ordem para depor satanás de seu lugar:

 

MIGUEL:

 

Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o Diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: “O Senhor o repreenda!”

(Judas 1:9)

 

JESUS:

 

E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele, sem lhe fazer mal.

Lucas 4:35

 

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Em Colossenses 1, vemos que Jesus é o Princípio para a criação de todas as demais criaturas, tais como Miguel. Muitos leem por exemplo João 1 e pensam que por Ele foram criados apenas esse mundo, mas não. Foi o mundo terreno e o espiritual. Todos os seres, anjos, potestades, poderes, virtudes, os principados (dentre os quais os 7 príncipes, sendo Miguel um deles), até o diabo, foram criados por Cristo:

 

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam PRINCIPADOS, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

Colossenses 1:15-17

 

O Arcanjo Miguel não é Jesus porque Jesus é o Filho de Deus, e a Bíblia diz que a NENHUM ANJO DEUS JAMAIS CHAMOU SEU FILHO: (Pois a que Anjo Deus chamou de seu filho??? – Hebreus 1: 5) e a nenhum anjo Deus chamou para se assentar à sua destra (POIS A QUAL ANJO DEUS ALGUMA VEZ DISSE ‘ASSENTA-TE À MINHA DIREITA??’ – Hb 1: 13). Ou deu o governo do mundo (NÃO FOI TAMPOUCO AOS ANJOS QUE DEUS SUBMETEU O MUNDO VINDOURO – Hb 2: 5). Então não podia ser o Arcanjo Miguel, que é um dos príncipes dos anjos. E A BÍBLIA DIZ QUE OS ANJOS DO CÉU DEVEM ADORAR A CRISTO (Hebreus 1: 6) E QUE A NENHUM DELES DEUS ESCOLHEU PARA SER SEU FILHO (Hb 1: 5). Como eu disse, ninguém que estivesse diante de uma Teofania acreditava que ali era um Anjo. Mas todos sabiam que era Deus. Já Miguel, quando disputa o Corpo de Moisés com Satanás em Judas 1: 9, NÃO OUSA dizer nada contra ele nem repreendê-lo. Mas apenas diz: “que o Senhor te repreenda”. Por quê? Porque ele não é Cristo.

 

 

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Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

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Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

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