Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado.
2Rs 5: 14
Ó Senhor, quanto das riquezas das tuas promessas Tu tens demonstrado nessas tão poucas palavras! Deus nos dá vida nova. Ele é especialista nisso. Havia um homem na Síria chamado Naamã, poderoso e de muito respeito, chefe dos exércitos de seu rei e um grande homem diante de todos, porém era leproso. A Bíblia relata que, tomando conhecimento de que havia um homem de Deus em Israel, logo providenciou uma viagem com seus homens até ele, na esperança de que o Deus de Israel o curasse de sua lepra. Chegando lá, porém, Eliseu, o Homem de Deus, lhe enviou as seguintes instrunções:
Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado!
(v. 10)
Naamã, sendo ele um homem muito importante e uma autoridade, se indignou, admirado pela simplicidade com que o homem de Deus tratou de seu caso.
Ele esperava mais… Muitas vezes nós complicamos as coisas, quando na verdade toda a resolução de Deus para a nossa vida está em um simples ato de obediência e fé. Por insistência de seus homens, Naamã acabou cedendo e mergulhou nas águas do Rio Jordão.
Se nós lermos a Bíblia e não meditarmos na ideia que Deus nos passa através dela, perdemos nosso tempo. Se não desejamos aprender, é melhor nem abrir o livro. Naamã precisava descer naquelas águas; e de fato, precisava deixar tudo de lado, seja o seu orgulho ou sua postura hierárquica. Ele desceu à semelhança de seus subordinados servos e abandonou assim tudo que era inútil, podre e doente. Ele precisava deixar que toda a lepra estampada em seu corpo fosse levada embora pela correnteza daquele rio, isto é, pelas águas do Jordão. Ele era um grande homem diante do mundo, venerável diante de seu país, temido diante dos homens,
mas era um leproso… Tinha a seu dispor uma armadura reluzente, vestes de púrpura e grande pompa, porém por baixo carregava o corpo coberto por uma lepra horrível.
E quantas pessoas não se encontram na mesma situação? 
Muitos deixaram a
doença entrar, bem como o mal, que tomou conta de seus membros, seja através da mágoa, do pecado, ou de qualquer mazela a funcionar como doença em nossas vidas. Tais coisas são verdadeiras lepras e nos paralisam, nos envergonham e nos matam. Mas Naamã encontrou alguém. Muitos preferem viver sempre por cima e jamais colocar-se em sujeição ou em situação de vulnerabilidade diante de outros. Só que se Naamã não tivesse feito isso, ele não teria sido curado! Essas pessoas abdicam da possibilidade da cura porque querem manter tudo que ameace a sua zona de conforto fora. Ah, quão grande cura receberiam se tão somente ouvissem! Por causa disso, de seu fechamento de espírito, são corroídas por dentro, sofrendo com uma dor que ninguém vê muitas vezes, pois não querem que ninguém veja (ou ajude a sanar), mas que a torna um leproso: um Leproso na alma.
VOCÊ PRECISA MERGULHAR NAS ÁGUAS
Sabemos que Deus nos convida à conversão, a receber a sua promessa e seu selo pelas águas do Batismo, e que é para esse sacramento que essa passagem aponta em figura: Naamã foi curado de sua lepra ao descer às águas, e nós somos também purificados pelas águas do Batismo, que nos limpa daquela lepra que carregávamos conosco, isto é, o pecado. Todavia, algo importante nessa metáfora aqui citada é que ela é bastante ampla, podendo indicar também a profundidade de nosso percurso em direção a Deus. A doutrina bíblica da Igreja nos ensina que partiparemos de sua glória e de sua natureza (II Pedro 1:4). Deus nos convida a uma vida nova, uma vida santa e divinizada pela graça, que começa na pia batismal. Contudo ela vai se agigantando como um grande rio que inunda todo o nosso ser. Jesus disse à mulher samaritana que do seu interior fluiria uma fonte de águas vivas a jorrar para a vida eterna (João 4: 14).

Aquela mulher já havia perdido toda esperança de uma vida nova. Ela havia seguido por trilhas que tornavam quase impossível um regresso ao ponto de partida e ao caminho correto. Ela anseava por uma mudança que nunca vinha e por uma segunda chance, que não era dada a ela. Jesus foi o seu recomeço, a sua segunda chance e salvação. Aqui na passagem em estudo, a metáfora de Naamã traz mais do que uma remissão do pecado original no batismo que viria na Nova Aliança. Ela traz uma ideia própria de aprofundamento e de imersão em nossa vida e caminhada com Deus, de maneira que o Senhor nos cubra plenamente, tal como a água faz com o copo até transbordar, preenchendo nossa vida completamente e nos salvando ao fazer isso. Enquanto o batismo só ocorre uma única vez, nos limpando de nossos pecados e nos regenerando para uma vida nova, as águas da fonte do grande mar de Deus, aberta pelo batismo, estão sempre em movimento para nos levar a novos patamares e alturas em nosso relacionamento com Ele por meio da graça. Mergulhe uma, duas,
sete vezes se for necessário, mas NÃO desista de encontrar no Senhor refrigério e conhecê-lo ainda mais. Por meio da obediência pela fé em suas promessas, encontramos a completa redenção de nosso ser tão debilitado, que se completa na ressurreição. Deus abriu uma porta para nós no Evangelho e, portanto, não devemos duvidar da promessa dEle para a nossa vida, Ele cumprirá tudo a seu tempo e nos redimirá, como prometeu!
A Bíblia nos orienta que muitas vezes precisamos esperar para receber aquilo que Deus tem para nossa vida, mas que não devemos desanimar com a espera, pois certamente nossa perseverança em fazer o bem renderá frutos de justiça e misericórdia sobre nossa casa. Além de glorificar a Deus por nossa fé nEle: Se tardar, espera-o, por que certamente virá e não tardará! (Hc 2: 3)
Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado.
2Rs 5: 14
Se você tivesse de repetir uma ordem de Deus 7 vezes, você faria, ou sua fé logo se abalaria por ter de esperar e se esforçar tanto para receber o que pediu? O Senhor nem sempre nos fornece o que queremos na primeira tentativa e nos primeiros passos que damos em direção a Ele. Na maioria dos casos Ele faz como a Naamã nesse verso. Elias também precisou orar 7 vezes para que a nuvem com a forma da mão de um homem viesse sobre Israel e a chuva finalmente descesse, cobrindo a terra com vida (1 Reis 18: 44). Sem perseverança, não há vitória.
DEUS FAZ MAIS DO QUE ESPERAMOS
A pele de um homem adulto é muito diferente da pele de um menino. Isso porque a pele de um menino cheira a Juventude, Novidade, Renovo! Mas a pele de um homem, traz nela toda a história de uma vida, que muitas vezes envolve cicatrizes e outras marcas. Nunca será como a de um menino, tão lisa e sem qualquer mácula. Nunca, a não ser que ele encontre Aquele que faz novas todas as coisas.
Deus fez mais do que o que Naamã pediu, mais do que o que ele imaginou. Talvez ele nem mesmo tivesse ideia de que ao descer ali, aconteceria o milagre. E é isso que Ele quer fazer com cada um de nós. Você ainda vai viver o melhor dos planos de Deus para sua vida. Se você crer.
DEUS É A FONTE DE ÁGUAS VIVAS
Você pode até dizer: “eu fui marcado, fui ferido, e as cicatrizes continuam me magoando…”. Ou até: “Nunca mais serei o mesmo”. Mas o que Deus tem a te dizer hoje, é que de fato, se você crer nEle, nunca mais será o mesmo. E isso é maravilhoso. Porque Ele é quem te cura para fazer de você completamente novo; é Ele quem te perdoa de todas as tuas iniquidades, e quem passa por essa experiência, de fato nunca mais será o mesmo em sua vida, nem pode ser. Tal como Naamã, essa pessoa se tornará ainda melhor do que era, ainda melhor do que teria sido se nunca tivesse tido lepra, porque é DEUS quem a purifica, e faz dela uma nova criatura!
__________________________________________________________
Em Isaías 35, está escrito:
O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do SENHOR, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: “Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará”. Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos. E ali haverá uma estrada, um Caminho, que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por Ele. E os resgatados do SENHOR voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.
__________________________________________________________
Deus seja louvado
Amém.
Foto de Zohre Nemati via Unsplash