Algumas pessoas sustentam com muito afinco a ideia de que a Igreja de Cristo apostatou. Para consolidar a legitimidade do chamado para reformar a Igreja Católica, extirpando dela seus maus ensinos, alguns argumentam que a Igreja Cristã sofreu uma ROMANIZAÇÃO nos primeiros séculos de sua existência, isto é, basicamente, se tornou pagã pelo poder secular coercitivo do império romano. Segundo essa tese, antes do ano 313 a Igreja era pura e possuía muitos aspectos e ensinos semelhantes aos das comunidades protestantes de hoje, contudo, algo terrível aconteceu e fez com que a Igreja apostatasse da fé genuína, influenciada por ensinos pagãos de Roma. O imperador Constantino I é apontado por muitos adeptos dessa ideia como o responsável por isso. O período em que esteve no poder se situa entre os anos 306 e 337, e ao se converter ao Cristianismo, ordenou que as perseguições cessassem contra os cristãos em 313: trata-se do Édito de Milão. Em razão disso, decidi trazer algumas citações de cristãos pertencentes ao período anterior ao chamado “ano da adulteração”, para que pudéssemos analisar se essa teoria se sustenta de fato, ou se não passa de uma mentira:
ANTES DE 313…
ANTES DE CONSTANTINO

Arquivo:Den Haag – Mauritshuis – Artista: Peter Paul Rubens (1577–1640)
O triunfo de Roma, O jovem imperador Constantino homenageia Roma, ano 1622-1623 (Licença: Creative CommonsAttribution-Share Alike 4.0 International) via Wikimedia Commons
A EUCARISTIA ERA UM SACRIFÍCIO?
DIDAQUÊ
Reúnam-se no dia do Senhor para partir o pão e para agradecer após ter confessado seus pecados, de modo que o sacrifício seja puro. 2 Aquele que está brigado com seu companheiro não pode juntar-se antes de se reconciliar, para que o SACRIFÍCIO oferecido não seja profanado [A Missa]. 3 Esse é o sacrifício do qual o Senhor disse: “Em todo lugar e em todo tempo, seja oferecido um sacrifício puro porque sou um grande Rei – diz o Senhor – e o meu nome é admirável entre as nações”.
– Didaquê, cap. XIV, 1-3, ano 70 – 80 d. C.
TERTULIANO
De fato, ela [uma viúva] ora por sua alma [de seu marido] e pede que ele possa, enquanto espera, encontrar descanso; e que possa participar da primeira ressurreição. E a cada ano, na aniversário de sua morte, ela oferece o SACRIFÍCIO [ou seja, uma Missa é rezada por ele].
– Tertuliano, Sobre a Monogamia, 212 d. C.
OS CRISTÃOS ACREDITAVAM NA PRESENÇA REAL DE CRISTO NA EUCARISTIA?
INÁCIO DE ANTIOQUIA
[Os gnósticos] se abstêm da Eucaristia e da oração, porque não confessam que a EUCARISTIA É A CARNE de nosso Salvador Jesus Cristo, que sofreu por nossos pecados e que o Pai, por sua bondade, ressuscitou. Aqueles, portanto, que falam contra esse dom de Deus, incorrem na morte em meio às suas disputas. Contudo, [seria] melhor para eles tratá-la [a Eucaristia] com respeito, para que também possam ressuscitar. Convém, portanto, que vocês se mantenham afastados de tais pessoas, e não falem delas em particular ou em público, mas deem atenção aos profetas e, acima de tudo, ao Evangelho, no qual a paixão [de Cristo] nos foi revelada, e a ressurreição foi plenamente provada. Evite todas as divisões, como sendo o princípio dos males.
– Inácio de Antioquia, Epístola aos Esmirnenses 7, ano 103 d.C.
ORÍGENES
Desejo adverti-lo com exemplos de suas práticas religiosos. Vocês que estão a participar dos mistérios divinos sabem, quando recebem o CORPO DO SENHOR, como protegê-lo com toda cautela e veneração, de modo que nenhuma parte pequena dele caia, para que nada do dom consagrado se perca. Pois você crê, corretamente, que é responsabilizado se algo cair por negligência.
– Orígenes, Homilias sobre Êxodo, 13: 3, ano 244 d. C.
OS CRISTÃOS SE CONFESSAVAM COM O SACERDOTE?
HIPÓLITO DE ROMA
[O bispo que conduz a ordenação do novo bispo deve orar:] Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. . . derrama agora o poder que vem de Ti, do teu Espírito Real, … e concede a este teu servo, que escolheste para o episcopado … o sumo sacerdócio de modo a TER AUTORIDADE PARA PERDOAR PECADOS, de acordo com seu comando.
– Hipólito de Roma, Tradição Apostólica, ano 215 d.C.
INÁCIO DE ANTIOQUIA
O Senhor garante o seu perdão a todos os que se arrependerem, SE, ATRAVÉS DA penitência [que é dada após a confissão], retornarem à unidade de Deus e à comunhão com o bispo.
– Inácio de Antioquia, Epístola aos Filadélfios 8, 1, ano 108 d. C.
ORÍGENES
Embora, reconhecidamente, seja difícil e penosa [a Penitência], quando o pecador lava seu leito em lágrimas, e elas se tornam seu pão dia e noite, quando ele não tem vergonha de fazer conhecido o seu pecado AO SACERDOTE DO SENHOR e busca a cura segundo quem diz: “Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade de meu pecado” (Sl 32: 5). Aquilo que o apóstolo Tiago disse se cumpre com isso: “Há alguém entre vós doente? CHAME OS PRESBÍTEROS DA IGREJA, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará. E SE HOUVER COMETIDO PECADOS, ESTES LHE SERÃO PERDOADOS (Tg 5: 13-15)”.
– Orígenes, Homilias sobre Levítico, 2: 5, ano 248 d. C.
OS CRISTÃOS GUARDAVAM O DOMINGO E SE REUNIAM NESSE DIA?
ATRIBUÍDA A BARNABÉ
Guardamos o OITAVO DIA (O DOMINGO) com alegria, o dia em que Jesus levantou-se dos mortos.
– Epístola de Barnabé 15:6-8, ano 74 d. C.
DIDAQUÊ
Reúnam-se no DIA DO SENHOR [DOMINGO] para o partir do pão e agradecer, depois de ter confessado os pecados, para que o sacrifício de vocês seja puro.
– Didaquê, cap. XIV, 1, ano 70 – 80 d. C.
INÁCIO DE ANTIOQUIA
Aqueles que vivem segundo a ordem antiga das coisas voltaram-se para a nova esperança, NÃO MAIS OBSERVANDO O SÁBADO, MAS SIM O DIA DO SENHOR [DOMINGO], no qual a nossa vida é abençoada por Ele [Cristo] e por sua morte (…) mistério do qual recebemos a fé e no qual perseveramos para sermos reconhecidos discípulos de Cristo, nosso único Mestre.
– Santo Inácio de Antioquia, Epístola aos Magnésios, 9,1-2, 107 d.C.
HIPÓLITO DE ROMA
NO DOMINGO PELA MANHÃ, o bispo distribuirá a comunhão, se puder, a todo o povo com as próprias mãos, cabendo aos diáconos o partir do pão…
– Hipólito de Roma, Tradição Apostólica, parte III, ano 236 d. C.
O BATISMO ERA UMA REGENERAÇÃO? ADMINISTRADO A CRIANÇAS TAMBÉM?
JUSTINO DE ROMA
[…] pelo BANHO DA REGENERAÇÃO com o qual também nós fomos regenerados, eles são regenerados, porque tomam na água o banho em nome de Deus Pai, soberano do universo, e de nosso Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo.
– Justino de Roma, martirizado em 165, I Apologia 61, 3.
CLEMENTE DE ALEXANDRIA
Sendo batizados, somos iluminados; sendo iluminados, nos tornamos filhos; sendo feitos filhos, somos feitos perfeitos; sendo feitos perfeitos, somos feitos imortais. “Eu”, diz Ele, “disse que sois deuses e todos vós filhos do Altíssimo”. Essa obra é chamada de graça, iluminação, perfeição e lavagem: LAVAGEM POR MEIO DA QUAL SOMOS PURIFICADOS DE NOSSOS PECADOS; graça pela qual as penalidades resultantes das transgressões são retidas; e há iluminação pela qual a santa luz da salvação é contemplada, isto é, pela qual podemos ver Deus claramente.
– Clemente de Alexandria, O Instrutor 6, ano 191 d. C.
HIPÓLITO DE ROMA
AS CRIANÇAS SERÃO BATIZADAS PRIMEIRO. Todas as crianças que puderem responder por si mesmas, que respondam. Se houver alguma criança que não possa responder por si mesma, deixe que seus pais respondam por ela, ou outra pessoa da família.
– Hipólito de Roma, Tradição Apostólica 21, ano 215 d. C.
ORÍGENES
A IGREJA RECEBEU DOS APÓSTOLOS A TRADIÇÃO DE BATIZAR TAMBÉM AS CRIANÇAS. Os apóstolos, a quem foram confiados os segredos dos sacramentos divinos, sabiam que há em todos o pecado [original] que deve ser lavado pela água e pelo Espírito.
– Orígenes, Comentários sobre Romanos 5:9, ano 248 d. C.
Antigamente havia o batismo de forma obscura… Agora, porém, em que a visão é perfeita (no Novo Testamento), há REGENERAÇÃO na água e no Espírito Santo. Antigamente, de uma maneira obscura, havia o maná como alimento; agora, porém, em que a visão é perfeita, há o verdadeiro alimento, que é a carne da Palavra de Deus, como ele mesmo diz: “Minha carne é verdadeira comida, e meu sangue é verdadeira bebida” (Jo 6:56).
– Orígenes, Homilias sobre Números 7:2, ano 249 d.C.
HAVIA VENERAÇÃO DE RELÍQUIAS?
DOCUMENTAÇÃO ANTIGA
[Depois de sua execução], recolhemos os ossos de Policarpo, sendo mais PRECIOSOS que as jóias mais requintadas e mais puros que o ouro, os enterramos em local apropriado. Lá o Senhor nos permitirá, na medida do possível, reunir-nos em alegria arrebatadora e celebrar seu martírio – no seu aniversário – tanto para comemorar os heróis que vieram antes, quanto para treinar os heróis que ainda virão…
– Ata do Martírio de Policarpo, ano 155 d. C.
DOCUMENTAÇÃO ANTIGA
Pois apenas as porções mais duras de seus SANTOS RESTOS MORTAIS foram deixadas, as quais foram transportadas para Antioquia e envoltas em linho, tal como um tesouro inestimável deixado à santa Igreja pela graça que estava contida no mártir.
– Martírio de Inácio de Antioquia, cap. 6, entre os anos 50-117 d. C.
CIPRIANO DE CARTAGO
2. […] “Finalmente, também tome nota dos DIAS EM QUE ELES PARTEM, para que possamos CELEBRAR sua comemoração entre os memoriais dos mártires, embora Tertulo, nosso irmão mais fiel e devotado, que, além da outra solicitude e cuidado que ele demonstra aos irmãos em todo o serviço de trabalho, não está em falta além disso em qualquer cuidado com respeito aos SEUS CORPOS, tenha escrito, e escreve, além de me informar os dias em que nossos abençoados irmãos na prisão ultrapassam o portão de um morte gloriosa em direção à sua imortalidade; e aqui são celebrados por nós oblações e sacrifícios para suas comemorações, coisas que, com a proteção do Senhor, em breve celebraremos com você.”
– Cipriano de Cartago, Epístola 36, ano 256 d. C.
A TRADIÇÃO TINHA AUTORIDADE?
IRINEU DE LYON
Suponha que surja uma disputa relativa a alguma questão importante entre nós, não deveríamos recorrer às igrejas mais antigas com as quais os apóstolos mantinham relações constantes e aprender delas o que é certo e claro sobre a presente questão? Pois como seria se os próprios apóstolos não nos tivessem deixado seus escritos? Não seria necessário seguir o CURSO DA TRADIÇÃO que eles transmitiram àqueles a quem entregaram as igrejas?
– Irineu de Lyon, Contra as Heresias, ano 180 d. C.
EUSÉBIO DE CESAREIA
[…] e Papias, de quem estamos falando agora, confessou ter recebido as palavras dos apóstolos daqueles que os seguiram, mas diz que ele próprio era um ouvinte de Aristion e do presbítero João. Pelo menos ele os menciona frequentemente pelo nome, e traz suas tradições em seus escritos… [Há] outras passagens de suas obras nas quais ele relata alguns outros eventos maravilhosos QUE AFIRMA TER RECEBIDO DA TRADIÇÃO.
– Eusébio de Cesaréia, fragmento de História Eclesiástica 3: 39: 7, ano 130 d. C.
ESCRITOR CRISTÃO ANÔNIMO
A questão é, de acordo com o COSTUME MAIS ANTIGO e com a TRADIÇÃO ECLESIÁSTICA, bastaria, após o batismo que receberam fora da Igreja, mas ainda assim, em nome de Jesus Cristo Nosso Senhor, que somente as mãos do Bispo lhes fossem impostas para o recebimento do Espírito Santo, sendo esta imposição de mãos suficiente para conceder-lhes o selo renovado e aperfeiçoado da fé?
– Anônimo, Tratado sobre o Rebatismo, 1, ano 257 d. C.
PURIFICAÇÃO COM FOGO APÓS A MORTE (PURGATÓRIO)? E ORAÇÃO PELOS MORTOS?
INSCRIÇÕES ARQUEOLÓGICAS FUNERÁRIAS DE CRISTÃOS PRIMITIVOS
Minha mãe é Eucharis e meu pai é Pio. Rogo-vos, ó irmãos, QUE OREIS QUANDO VIERDES AQUI, E PEDIS EM VOSSAS ORAÇÕES COMUNS AO PAI E AO FILHO. Que esteja em suas mentes se lembrar do querido Ágape que o Deus onipotente possa manter Ágape seguro para sempre.
– Inscrições Cristãs 34, ano 150 d.C.
E após a exposição, Tryphaena novamente a recebe. POIS SUA FILHA FALCONILLA HAVIA MORRIDO, E HE DISSERA EM SONHO: Mãe, você receberá esta estranha Tecla em meu lugar, para que ELA POSSA ORAR POR MIM, de modo que eu possa ser TRANSFERIDA para o lugar dos justos.
– Atos de Paulo e Tecla, ano 160 d. C.
Eu, o cidadão de uma cidade eleita, erigi isso em minha vida para que eu possa TER a tempo um lugar onde colocar meu corpo. Meu nome é Abercius, o discípulo do santo Pastor, que apascenta os rebanhos de suas ovelhas nas colinas e planícies, e que tem grandes olhos que OBSERVAM para todos os lugares. . . . Estas coisas eu, Abercius, mandei escrever QUANDO ESTAVA NA TERRA; e realmente eu tinha setenta e dois anos. Que aquele que entende isso, e todos aqueles que concordam, REZEM por Abercius.
– Inscrições Cristãs, n. 43, Epitáfio de Abercius de Hierápolis, ano 190 d.C.
Naquela mesma noite, isso me foi revelado em uma visão: eu [Perpétua] vi Dinócrates SAINDO DE UM LUGAR SOMBRIO, onde havia vários outros, e ele estava com muita sede, com um semblante imundo e cor pálida, e com a ferida em seu rosto que ele tinha QUANDO MORREU. Dinócrates, que tinha sido meu irmão segundo a carne, sete anos de idade, morreu miseravelmente de uma doença. . . . Por ele eu havia feito minha oração, e entre ele e eu havia um grande abismo, de modo que nenhum de nós podia se aproximar do outro. . . e eu sabia que meu irmão estava sofrendo. MAS CONFIEI QUE MINHA ORAÇÃO AJUDARIA EM SEU SOFRIMENTO; e eu orei por ele todos os dias até que fomos transferidos para a prisão do acampamento, pois deveríamos lutar no circo do acampamento [esporte das feras]. Então fiz minha oração por meu irmão dia e noite, gemendo e chorando para que isso me fosse concedido. Então, no dia em que ficamos acorrentados, me foi revelado o seguinte: eu vi que o lugar que eu havia observado anteriormente em trevas agora estava claro; e Dinócrates, com um corpo limpo e bem vestido, tinha encontrado refrigério. . . . Ele saiu da água para brincar alegremente, como as crianças fazem, e então eu acordei. E EU ENTENDI QUE ELE HAVIA SIDO REMOVIDO DO LOCAL DA PUNIÇÃO.
– Martírio de Perpétua e Felicity 2:3–4, ano 203 d.C.
ORÍGENES
SE UM HOMEM PARTE DESTA VIDA COM FALTAS MAIS LEVES, ELE ESTÁ CONDENADO AO FOGO QUE QUEIMA OS MATERIAIS MAIS LEVES E PREPARA A ALMA PARA O REINO DE DEUS, ONDE NADA IMPURO PODE ENTRAR. Pois se sobre o fundamento de Cristo você não construiu apenas ouro, prata e pedras preciosas; mas também madeira e feno e palha, o que você espera quando a alma for separada do corpo? Você entraria no céu com sua madeira e feno e palha e assim profanaria o reino de Deus… Resta então que você seja entregue ao fogo que queimará os materiais leves; pois nosso Deus… é chamado de fogo purificador. Mas esse fogo não consome a criatura, mas o que a própria criatura construiu, madeira, feno e palha. É manifesto que o fogo destrói a madeira de nossas transgressões e então nos devolve a recompensa de nossas grandes obras.
– Orígenes, Homilias sobre Jeremias, 185-232 d. C.
TERTULIANO
A alegoria do Senhor [Mt 5:25-26]. . . é extremamente clara e simples em seu significado: . . . [Cuidado, a menos que, como] um transgressor de seu acordo, diante de Deus, o juiz. . . ele o entrega ao anjo que deve executar a sentença, e ele o entrega à prisão do Hades, da qual não haverá demissão até que A MENOR DE SUAS DELINQUÊNCIAS SEJA PAGA NO PERÍODO ANTERIOR À RESSURREIÇÃO. Que significado pode ser mais adequado do que este? Que interpretação seria mais verdadeira?
– Tertuliano de Cartago, Tratado sobre a Alma 35, ano 210 d. C.
OFERECEMOS SACRIFÍCIOS PELOS MORTOS em seus aniversários de nascimento [a data da morte é seu nascimento para a vida eterna]
– Capítulo 3, ano 211 d.C.
Uma mulher, após a morte de seu marido. . . ORA POR SUA ALMA e pede para que, enquanto espera, encontre descanso; e que ele possa participar da primeira Ressurreição. E a cada ano, no aniversário de sua morte, ela oferece o sacrifício [uma missa é rezada por ele].
– Tertuliano de Cartago, Monogamia 10, ano 218 d. C.
CIPRIANO DE CARTAGO
A força do verdadeiro crente permanece inabalável; e com aqueles que temem e amam a Deus de todo o coração, sua integridade continua firme e forte. Pois aos adúlteros até mesmo um tempo de arrependimento é concedido por nós, e a paz é dada. No entanto, a virgindade não é tão deficiente na Igreja, nem o glorioso desígnio da continência definha pelos pecados dos outros. A Igreja, coroada com tantas virgens, floresce; e a castidade e a modéstia preservam o teor de sua glória. Nem o vigor da continência é quebrado porque o arrependimento e o perdão são dados ao adúltero. Uma coisa é defender o perdão, outra coisa é alcançar a glória. Uma coisa é, QUANDO LANÇADO NA PRISÃO, NÃO SAIR DE LÁ ATÉ QUE TENHA PAGO O ÚLTIMO CENTAVO; outra coisa é imediatamente receber o salário da fé e da coragem. Uma coisa é, ao ser torturado por um longo sofrimento em razão dos pecados, ser purificado e por muito tempo PURGADO PELO FOGO; outra bem diferente é ter purgado todos os pecados por meio do sofrimento. Uma coisa é ficar em suspense até a sentença de Deus no Dia do julgamento; outra coisa é ser imediatamente coroado pelo Senhor.
– Cipriano de Cartago, Cartas 51:20, ano 252 d.C.
LACTÂNIO
Mas, quando julgar os justos, também OS PROVARÁ COM FOGO. Então aqueles cujos pecados excederem em peso ou em número serão queimados pelo fogo e incendiados. Mas AQUELES que foram imbuídos de plena justiça e maturidade de virtude não verão TAL FOGO; pois eles têm algo de Deus em si mesmos que repele e rejeita a violência da chama. Tão grande é a força da inocência que a chama se afasta dela sem causar dano; ela recebeu esse poder de Deus, de maneira que queima os ímpios e se encontra sob o comando dos justos.
– Lactânio, Institutas Divinas 7:21, ano 307 d.C.
MARIA COMO NOVA EVA? MÃE DE DEUS? SEMPRE VIRGEM?
JUSTINO MÁRTIR
Pois Eva … tendo concebido a palavra da serpente, trouxe à luz a desobediência e a morte. MAS A VIRGEM MARIA recebeu a fé e a alegria quando o anjo Gabriel anunciou a ela as boas novas de que o Espírito do Senhor viria sobre ela, e o poder do Altíssimo a cobriria com sua sombra: portanto também o Santo gerado dela é o Filho de Deus; e ela respondeu: ‘Faça-se em mim segundo a tua palavra.’ [Lucas 1:38] E dela nasceu Aquele acerca de quem temos provado que tantas passagens das Escrituras se referem, e por quem Deus destrói a serpente[…]
– Justino Mártir, Diálogo com Trifão 100, por volta do ano 100 d. C.
IRINEU DE LYON
Pois, assim como a VIRGEM anterior [Eva], que já estava desposada, foi desviada pela palavra de um anjo, de modo que fugiu de Deus quando transgrediu Sua palavra; assim a última [Maria], por uma comunicação angélica, recebeu as boas novas de que ela deveria CARREGAR (portaret) DEUS, sendo obediente à Sua palavra. E se a primeira desobedeceu a Deus, a segunda foi persuadida a obedecer a Deus, a fim de que a VIRGEM Maria pudesse se tornar a padroeira [advocata] da virgem Eva. E assim, como a raça humana caiu em escravidão à morte por meio de uma virgem, também é resgatada por meio de uma virgem; a desobediência virginal foi equilibrada na escala oposta pela obediência virginal.
Assim, o nó da desobediência de Eva foi afrouxado pela obediência de Maria. O que a VIRGEM EVA ligou na incredulidade, a VIRGEM MARIA soltou pela fé.
– Irineu de Lyon, Contra as Heresias, 5:19:1, ano 180 d.C.
ORÍGENES
Mas alguns dizem, baseando-se na tradição do Evangelho segundo Pedro, como é chamado, ou “O Livro [Protoevangelho] de Tiago”, que os irmãos de Jesus eram filhos de José com uma ex-esposa, com quem ele se casou antes de Maria. Ora, aqueles que dizem isso desejam conservar até o fim a honra de MARIA NA VIRGINDADE, para que seu corpo, o qual foi designado para ministrar a Palavra (O VERBO), dizendo: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra” [Lucas 1:35], não conheça relação com varão depois que o Espírito Santo entrou nela e o poder do alto a cobriu. PENSO QUE ESTÁ DE ACORDO COM A RAZÃO que Jesus tenha sido o primeiro fruto entre os homens da pureza que consiste na castidade, e Maria [tenha sido] entre as mulheres; pois não é piedoso atribuir a ninguém além dela AS PRIMÍCIAS DA VIRGINDADE.
– Comentário sobre Mateus 10:17, ano 249 d.C.
SUB TUUM PRAESIDIUM
À vossa proteção recorremos,
SANTA MÃE DE DEUS;
Não desprezeis as nossas súplicas
Em nossas necessidades;
Mas livrai-nos sempre
De todos os perigos,
Ó Virgem gloriosa e bendita.
Amém
– Oração cristã primitiva sobre Maria, divergência entre ano 250 d.C e 500 d. C.
GREGÓRIO, TAUMATURGO
Pois Lucas, nas narrativas inspiradas do Evangelho, dá um testemunho não só de José, mas também de Maria, A MÃE DE DEUS… É nosso dever apresentar a Deus, como sacrifícios, todas as festas e hinários; e antes de tudo, a festa da Anunciação à Santa Mãe de Deus, a saber, a saudação que o anjo lhe fez: “Salve, cheia de graça!”
– Gregório, o milagreiro, Quatro Homilias, ano 262 d.C.
SÃO PEDRO DE ALEXANDRIA
Eles vieram para a igreja da Santíssima Mãe de Deus, e SEMPRE VIRGEM MARIA, que, como começamos a dizer, ele havia construído no bairro oeste, em um subúrbio, para um cemitério de mártires.
– Os Atos genuínos de Pedro de Alexandria, ano 305 d.C.
AS OBRAS IMPORTAVAM?
POLICARPO DE ESMIRNA
Quando puderes PRATICAR o bem, não tente adiar, porque “A ESMOLA LIVRA DA MORTE” (citando Tobias 12,9).
– Policarpo aos Filipenses, citando Tobias, ano 130 d.C.
INÁCIO DE ANTIOQUIA
Presta atenção no bispo, para que Deus te dê atenção. Minha alma é por aqueles que são submissos ao bispo, aos presbíteros e aos diáconos, e que minha porção esteja com eles em Deus! Trabalhem juntos uns com os outros; esforcem-se juntos em companhia; corram juntos; sofram juntos; durmam juntos; e despertem juntos, como mordomos e associados, e como servos de Deus. Agradem aquele abaixo de quem vocês militam e de quem recebem seu salário. Que nenhum de vocês seja achado desertor. Que seu batismo sustente assim como seus braços; que sua fé seja como seu capacete; que seu amor seja semelhante à sua lança; e sua paciência como a armadura completa. SEJAM AS VOSSAS OBRAS O ENCARGO QUE VOS FOI CONFIADO, PARA QUE RECEBAIS UMA RECOMPENSA DIGNA. Sede longânimos uns com os outros, em mansidão, como Deus é para convosco. Que eu tenha alegria de vós sempre!
– Inácio de Antioquia, Carta a Policarpo e Esmirna 6, ano 110 d.C.
JUSTINO MÁRTIR
Aprendemos com os profetas, e acreditamos ser verdade, que os castigos, punições e boas recompensas são dados de acordo com o MÉRITO DAS OBRAS de cada homem.
– Justino Mártir, Primeira Apologia 43, ano 151 d.C.
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IRINEU DE LYON
Este habilidoso lutador [Paulo], nos exorta à LUTA PELA IMORTALIDADE, para que sejamos coroados e consideremos preciosa a coroa, a saber, aquilo que é adquirido por nossa luta, mas que não nos cerca por si mesmo. E quanto mais nos esforçamos, mais valioso é; quanto mais valioso é, tanto mais devemos estimá-la. E, de fato, as coisas que vêm espontaneamente não são tão estimadas quanto aquelas que são alcançadas por muito cuidado ansioso.
– Irineu de Lyon, Contra as Heresias 4:37:7, ano 189 d.C.
OS SANTOS INTERCEDEM POR NÓS?
ORÍGENES
O Pontífice não é o único a se unir aos orantes; os Anjos e as ALMAS DOS JUSTOS também se unem a eles na oração.
– “De Oratione”
HERMAS DE ROMA
[O Pastor disse:] “Mas aqueles que são fracos e preguiçosos na oração hesitam em pedir qualquer coisa ao Senhor; mas o Senhor é misericordioso e dá sem falta a todos os que lhe pedem. Mas você, [Hermas,] tendo sido FORTALECIDO PELO SANTO ANJO [que você viu], e tendo obtido dele tal INTERCESSÃO, não sendo preguiçoso, por que não pede entendimento ao Senhor, e o recebe dele?”
– O Pastor 3:5:4, ano 80 d.C.
CLEMENTE DE ALEXANDRIA
Desta forma [o verdadeiro cristão] está sempre purificado para a oração. Ele também ora na sociedade dos anjos, como se já estivesse no nível angelical, e de fato nunca está fora de guarda sagrada deles; e EMBORA ORE SOZINHO, ELE TEM O CORO DOS SANTOS DE PÉ AO LADO DELE [em oração].
– Miscelâneas 7:12, ano 207 d.C.
CIPRIANO DE CARTAGO
Lembremo-nos uns dos outros em concórdia e unanimidade. Vamos em ambos os lados [seja na vida ou na morte] orar sempre uns pelos outros. Aliviemos os fardos e aflições través do amor mútuo, para que se um de nós, pela rapidez da condescendência divina, partir primeiro, nosso amor possa permanecer na presença do Senhor, E ASSIM NOSSAS ORAÇÕES POR NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS NÃO CESSARÃO DIANTE DA MISERICÓRDIA DO PAI.
– Cipriano de Cartago, Cartas 56 [60]: 5, ano 253 d. C.
METÓDIOS
Portanto, rogamos a vós, a mais excelente entre as mulheres, que se gloria na confiança de suas honras maternais, que nos mantenha incessantemente em vossa memória. Santa Mãe de Deus, LEMBRA-TE DE NÓS, digo eu, que nos vangloriamos de ti e que nos cânticos de agosto celebramos a vossa memória, que sempre viverá e nunca se apagará.
– Metódios, Oração sobre Simeão e Ana, 14, ano 305 d.C.
INSCRIÇÃO CRISTÃ PRIMITIVA
O Beato Sozon devolveu [o seu espírito] aos nove anos. Que o verdadeiro Cristo [receba] o vosso espírito em paz. ROGAI POR NÓS.
– Inscrições Cristãs, n. 25, ano 250 d.C
INSCRIÇÃO CRISTÃ PRIMITIVA
Genciano, crente, em paz, que viveu vinte e um anos, oito meses e dezesseis dias, e em suas orações PEDE POR NÓS, posto que sabemos que você está em Cristo.
– Inscrições Cristãs, n. 29, ano 250 d.C.
INSCRIÇÃO CRISTÃ PRIMITIVA
ORE POR SEUS PAIS, Matronata Matrona. Ela viveu um ano e cinquenta e dois dias.
– Inscrições Cristãs, n. 36, ano 250 d.C.
PIONIUS DE ESMIRNA
E eu, Pionius, novamente o escrevi da cópia mencionada, depois de procurá-la (pois o abençoado POLICARPO ME MOSTROU EM UMA REVELAÇÃO, tal como irei declarar na sequência), reunindo-a quando já estava quase desgastada pelo tempo, com o fim de que o Senhor Jesus Cristo pudesse reunir-me também juntamente com Seus eleitos em Seu reino celestial; a quem seja a glória com o Pai e o Espírito Santo para todo o sempre. Amém.
– Piounius de Esmirna, Cópia da Ata do Martírio de Policarpo citada por Eusébio, entre 200 e 250 d.C.
A UNIDADE NA PESSOA DO BISPO? HAVIA PRIMAZIA PETRINA E SUCESSÃO APOSTÓLICA?
CLEMENTE DE ROMA
Nossos apóstolos também sabiam, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, que haveria contendas por causa do ofício do episcopado. Por esta razão, pois, tendo eles obtido uma perfeita presciência disso, nomearam aqueles [ministros] já mencionados que deveriam ocupar os cargos, e depois deram instruções para que, quando estes adormecessem, outros HOMENS APROVADOS OS SUCEDESSEM em seu ministério.
– Clemente de Roma aos Coríntios 44, ano 70-96 d.C.
INÁCIO DE ANTIOQUIA
[…] para que OBEDEÇAIS AO BISPO E AO PRESBÍTERO com mente indivisa, partindo um mesmo pão, que é o remédio da imortalidade e o antídoto para nos impedir de provarmos da morte, mas [que indica] que devemos viver para sempre em Jesus Cristo.
– Inácio de Antioquia aos Efésios, ano 103 d.C.
Pois onde há divisão e ira, Deus não habita. A todos os que se arrependem, o Senhor concede o perdão, se se voltarem em penitência para a unidade de Deus e PARA A COMUNHÃO COM O BISPO.
– Inácio de Antioquia aos Filadélfios, ano 103 d.C.
Que seja considerada uma Eucaristia própria, que é [administrada] PELO BISPO ou por alguém a quem ele a confiou. Onde quer que o bispo apareça, ali esteja também a multidão [o povo]; assim como, onde quer que Jesus Cristo esteja, ALI ESTEJA A IGREJA CATÓLICA.
– Inácio de Antioquia aos Esmirnenses ano 103 d.C.
INÁCIO DE ANTIOQUIA
Inácio, que também é chamado Teóforo, à Igreja que alcançou misericórdia, pela majestade do Pai Altíssimo, e Jesus Cristo, Seu Filho unigênito; à Igreja amada e iluminada pela vontade daquele que quer todas as coisas, segundo o amor de Jesus Cristo nosso Deus, ela que também PRESIDE NO LUGAR DA REGIÃO DOS ROMANOS, digna de Deus, digna de honra, digna da mais alta felicidade, digna de louvor, digna de realizar todos os seus desejos, digna de ser considerada santa e que PRESIDE NO AMOR, sendo nomeada por Cristo e pelo Pai, também saúdo em nome de Jesus Cristo, o Filho do Pai: aos que estão unidos, segundo a carne e o espírito, a cada um dos seus mandamentos; que são inseparavelmente cheios da graça de Deus e purificados de toda mácula estranha, [eu desejo a vós] uma abundância de felicidade irrepreensível, em Jesus Cristo, nosso Deus.
– Inácio de Antioquia, Carta aos Romanos, ano 107 d.C.
IRINEU DE LYON
A sucessão de Bispos da maior e mais antiga Igreja conhecida de todos, FUNDADA E ESTRUTURADA EM ROMA pelos dois mais gloriosos apóstolos, Pedro e Paulo – aquela Igreja que tem a tradição e a fé que chega a nós após ter sido anunciada aos homens pelos apóstolos. Pois é uma questão de necessidade que todas as igrejas devam CONCORDAR COM ESTA IGREJA, por causa de sua autoridade preeminente [potiorem principalitatem]. (ibid, 3:3:2).
Os abençoados apóstolos [Pedro e Paulo], TENDO FUNDADO E EDIFICADO A IGREJA [DE ROMA], entregaram o ofício do episcopado a Lino. Deste Lino, Paulo faz menção nas Epístolas a Timóteo. A ele sucedeu Anacleto; e depois dele, em terceiro lugar dos apóstolos, Clemente foi designado para o bispado […] No seu tempo, houve uma não pequena dissensão entre os irmãos de Corinto, e então a Igreja em Roma enviou uma carta muito poderosa aos coríntios, exortando-os à paz, renovando sua fé e declarando a tradição que havia recebido recentemente dos apóstolos […] depois Evaristo… Alexandre… Sisto… Telésforo, o qual foi martirizado de forma gloriosa… em seguida Higino… Depois dele Pio… Aniceto… Sotero…[e] Eleutério que agora retém a herança do episcopado, como décimo segundo na linha de sucessão […] Esta é a prova mais abundante de que existe uma única fé vivificante, que foi preservada na Igreja desde os apóstolos até agora e transmitida em verdade(ibid, 3:3:3).
– Irineu de Lyon, Contra as Heresias, ano 180-189 d. C.
TERTULIANO
Por acaso foi alguma coisa ocultada ao conhecimento de Pedro, QUE É CHAMADO DE “A PEDRA sobre a qual a Igreja será edificada” (Mt 16: 18) com o poder de “desligar e ligar no céu e na terra? (v. 19)”.
– Tertuliano, Prescrições contra hereges 22, ano 200 d. C.
CIPRIANO DE CARTAGO
O Senhor diz a Pedro: “sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” Sobre ele Ele constrói a Igreja, e a ele dá a ordem de alimentar as ovelhas, e embora ele atribua um poder semelhante a todos os apóstolos, ele fundou uma única cátedra [cathedra], e estabeleceu por sua própria autoridade uma fonte e uma razão intrínseca dessa unidade. De fato, os outros eram também o que Pedro era [isto é, apóstolos], mas UMA PRIMAZIA É DADA A PEDRO, pela qual fica claro que há apenas uma Igreja e uma cátedra. Assim também, todos [os apóstolos] são pastores, e o rebanho é revelado como sendo um, alimentado por todos os apóstolos em um único propósito. Se alguém não se apega a esta unidade de Pedro, pode imaginar que ainda mantém a fé? Se ele abandonasse a cátedra de Pedro sobre a qual a Igreja foi construída, poderia ele ainda ter certeza de que está na Igreja?
– São Cipriano, A Unidade da Igreja Católica 4, Tratado 1:4, ano 251 d.C.
HAVIA IMAGENS NAS IGREJAS E LOCAIS DE REUNIÃO?

Pintura do século III que mostra Jesus ressuscitando Lázaro. A imagem é da catacumba de Calisto.
Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Pintura do século III, na qual Cristo aparece retratado como o Bom Pastor. A imagem é da catacumba de Domitila.
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A pintura acima é do século II e trata-se da representação mais antiga de Maria com o menino Jesus.
A imagem é da catacumba de Priscila.
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É importante dizer que, tal como ocorreu com a Trindade, houve disputa com relação às imagens na igreja, mas elas estavam presentes como parte da riqueza histórica, teológica e cultural da fé desde o princípio, como linguagem imagética que serviu muito bem à causa evangelísitca numa sociedade onde o analfabetismo era uma realidade comum. De fato, cristãos fiéis desenvolveram a sua confecção com piedade e zelo, dando significados padronizados a símbolos e registrando o evangelho de maneira visual. Até o momento em que a Igreja foi convocada a estabelecer um juízo definitivo sobre o tema das imagens, condenando a iconoclastia de uma vez por todas, seu uso se fez presente. Para saber mais sobre a teologia das imagens, leia:
A ICONOGRAFIA CRISTÃ E AS ESCRITURAS.
AS IMAGENS SACRAS E A REPRESENTAÇÃO DE DEUS NOS SANTOS
“IMAGENS ESCULPIDAS”: A ICONOCLASTIA ANTIBÍBLICA DE JOÃO CALVINO
IMAGEM VERSUS ÍDOLO: A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA POR CONTER IMAGENS?
IDOLATRIA SEGUNDO A BÍBLIA: CONCEPÇÕES AUTÊNTICAS E FALSAS
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ADORAÇÃO, VENERAÇÃO E HIPERDULIA?
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Este artigo foi inspirado no texto do site Restless Pilgrim, “BEFORE 300: PRE-CONSTANTINIAN CHRISTIANITY, mas com informações adicionais, maior número de fontes primárias, as quais foram julgadas importantes e de grande valor para o enriquecimento do conteúdo. O intuito é dar aos leitores uma ideias de como era a prática das primeiras comunidades cristãs, antes do advento do édito de Milão, que cessou a matança e perseguição romana contra os católicos.
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Foto Principal de Jorgen Hendriksen na Unsplash
REFERÊNCIA:
BEFORE 300: PRE-CONSTANTINIAN CHRISTIANITY
IMAGENS ARTE CRISTÃ DO JORNAL GAZETA
LIVRO “THE FATHERS KNOW BEST”, DE JIMMY AKIN






