“Delas é o Reino dos céus”: Os filhos dos Cristãos e o Mundo

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Uma coisa da qual podemos ter certeza lendo os evangelhos é que Jesus amava crianças. Isso é exposto em vários textos, tais como:

 

 

 

Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus? Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.

Mateus 18: 1- 4

 

 

Então lhe trouxeram algumas crianças para que lhes impusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreenderam. Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus.”

Mateus 19: 13- 14

 

 

Agora, surge a pergunta: “Por que as crianças são tão queridas por Jesus? Por que Ele as escolheu?” Se você compreender isso, adquirirá sabedoria, não a deste mundo caído, mas a sabedoria que vem do alto, do Deus de Amor. Nós já temos uma ideia da resposta: Estando em um estágio inicial da vida humana, as crianças aprenderam muito pouco da malícia. Sua capacidade de perdoar, de mostrar humildade e sinceridade, de ter fé apesar dos obstáculos, a sua inocência e pureza, as tornam herdeiras do Reino de Deus. Sim, é verdade que as crianças nascem com o pecado original, por isso sua facilidade de repetir práticas ruins e sua resistência para perseguir e reproduzir a virtude, sendo por conta disso que necessitam do Batismo para regenerá-las. Contudo, ainda assim, temos um testemunho seguro de Cristo dizendo-nos que elas são as grandes proprietárias do Reino que virá e isso nos leva a considerar as razões disso e aprender algumas lições.

 

 

A HUMILDADE DAS CRIANÇAS

 

Um dos motivos da eleição delas é muito claro: A Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tg 4: 6) Ele abate os olhos altivos e orgulhosos, aqueles que a seus próprios olhos são sábios, para levantar aqueles que são simples. Uma das grandes belezas da vida é a capacidade de sermos pequenos. Nós nos esquecemos disso frequentemente à medida que crescemos, e também porque estamos sempre querendo crescer logo. Todavia, a Escritura é clara quanto ao que Deus busca em nós: “o maior dentre vós há de ser servo. Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar (ou se engrandecer), será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar (ou se rebaixar), será exaltado.” (Mateus 23: 11- 12) O maior dentre vós será o servo. Isso é terrível para os que amam se inflar de prepotência e se cercar de elogios. A ordem de Deus é um tapa na cara: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”.  (Tg 4: 10) Humilhação não é algo muito atraente no nosso mundo, mas é requerido no outro. E por que Deus não admite a soberba e o orgulho? Porque não há nada disso Nele. O primeiro pecado ocorreu por meio do orgulho, e foi uma das criaturas de Deus quem o cometeu. Graças a ele, todo o mal entrou no mundo, e por isso o Senhor não admite em sua presença orgulhosos: “O Amor é sofredor, o Amor é benigno […] não se orgulha.” Devemos aprender isso com as crianças, e foi Jesus mesmo quem testificou isso delas: elas não temem ser bobas, mesmo quando nós as repreendemos, como os apóstolos fizeram.

 

Obs. Isso não significa perseguir uma pequenez espiritual, pois o próprio apóstolo nos aconselha a crescermos espiritualmente: “Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores. Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a Cabeça, Cristo” (Efésios 4: 14-15) Isso se refere à maturidade no procedimento santo e à responsabilidade. Todavia, quanto à maldade, o mesmo apóstolo declara: “Irmãos, não sejais crianças quanto ao modo de julgar: na malícia, sim, sede crianças; mas quanto ao julgamento, sede homens”. (1 Coríntios 14: 20)

 

A DEPENDÊNCIA DAS CRIANÇAS

 

Outra coisa que podemos aprender com as crianças é sua simplicidade e dependência. Elas não têm medo de pedir ajuda ou de perguntarem quando têm dúvidas, pois não têm vergonha de parecerem incultas ou bobas: ELAS SABEM QUE NÃO TÊM TODAS AS RESPOSTAS, e está tudo bem. O mundo é um constante aprendizado, mas alguns esquecem disso quando se tornam adultos. As cirnças sabem que são necessitadas e que precisam de ajuda para encontrar muitas respostas. Isso ocorre porque elas são pequenas e dependem dos pais! Devemos ser como crianças para que entremos no Reino de Deus. Isso significa depender do Pai celeste, ser humildes de coração e Compreender a verdade sobre quem somos e sobre a jornada que nos aguarda. Quando nos colocamos na presença de Deus com humildade, admitindo que é nosso Pai do qual dependemos, somos plenamente amados e entendemos o sentido da vida. Nós caímos e levantamos, e isso não nos desmotiva, mas, antes, nos torna mais fortes e experientes. Não há tempo para murmúrios ou vitimismos, a vida passa como um sopro e temos muito a aprender. É disso que se trata: “E as ruas da Cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão!” (Zacarias 8: 5)

 

O CORAÇÃO DAS CRIANÇAS

 

 

As crianças também são facilmente levadas a esquecer e perdoar ofensas, ainda que isso seja diferente para cada crianças, tal como o momento exato em que elas chegam à idade da razão. É pessoal. Ainda assim, no entanto, parece-me que elas sabem um pouco mais dos relacionamentos da vida do que nós. Elas entendem que se elas se prenderem a ninharias, quem sai perdendo são elas. Uma vez vi uma criança irritada com outra coleguinha. Sua mãe ameaçou: “Se vocês não fizerem as pazes não vão brincar”. A pequena parou por um segundo, como que avaliando se valia a pena o custo e logo tomou sua decisão, voltando à comunhão. Por quê? Porque sabe que ficar ressentida é perder a alegria. E nosso tempo é curto, nossa vida é curta, e estragar os momentos que podem ser aproveitados com um sentimento de paz e contentamento não parece um bom negócio.

 

AS CRIANÇAS DE HOJE

 

Bom, se as crianças são tão importantes assim para Deus, então fica claro que cuidar delas é uma tarefa dos adultos que será requerida. E por isso, algo também importante que precisa de destaque nesse texto é a situação de nossas crianças atualmente. Nós fazemos de tudo para cuidar da nossa geração? Elas são o tesouro mais precioso que alguém pode deixar ao mundo e é por isso que devemos resguardá-lo. É bem verdade que a correria diária e os cuidados dessa vida nos tiram muito tempo. Mas de todas as pessoas, as crianças são o maior alvo do sistema mundano atual. A família é a base de qualquer sociedade! Por isso ela tem sido bombardeada sem clemência, o que reflete diretamente nas crianças, gerando traumas e dores na vida dos pequeninos. A mídia, com seu imenso poder de persuasão alienação, bem como também ideologias que rompem com a educação moral, por se basearem em princípios egoístas e individualistas que a modernidade apregoa, conspiram contra a formação de seres humanos mais virtuosos e éticos desde a mais tenra idade.

 

A RESPONSABILIDADE DOS PAIS

 

A única maneira de você impedir que todas essas coisas afetem sua família substancialmente é dando atenção para seu filho. Busque colocar Deus em sua Educação e não seja rigoroso demais com coisas pequenas. Pessoas religiosas sem amor acabam afetando muito negativamente seus filhos. Uma criança recebe mais influência de um adulto consistente com sua fé do que de um adulto tagarela. O que isso significa? Que obras valem mais do que palavras. Conversei com pelo menos 3 filhos traumatizados com a Igreja por causa de pais excessivamente criteriosos e fariseus. Se você for verdadeiramente devoto, isso vai transparecer em uma conduta de amor e diálogo com seus filhos, pois as crianças sabem ler as coisas nas entrelinhas. Gaste tempo com seu filho e que seja um tempo de qualidade, brinque, mostre novas coisas e informações, se aventure e leia a Bíblia. Isso é investimento, e de um tipo que vale a pena, pois você nunca vai se arrepender. Por que somos capazes de doar nosso tempo ao trabalho, para conseguir nossa casa própria, um novo carro, mas não percebemos que a vitória real do nosso lar é nossa família reunida e feliz?! (trabalhe por sua casa e por bens materiais, isso é importante, pois somos seres humanos, mas coloque em primeiro lugar o que é mais alto: a formação do adulto que seu fillho se tornará e sua participção no processo: o resultado será responsabilidade sua, de qualquer forma.

 

OS INIMIGOS ESTÃO FORA, MAS TAMBÉM DENTRO

 

Prostituição, abusos, violência, Sexualidade precoce, bem como também as drogas estão sendo oferecidos por aí fora. Contudo, os inimigos da família acharam um jeito de se infiltrarem dentro, pois podemos deixar ago ruim entrar em nosso lar por meio da tv, da internet e por diversos outros meios se não tivermos cuidado. Muitas redes sociais exercem um imenso controle sobre a mentes dos pequeninos hoje em dia, mais para o mal do que para o bem. Guarde sua casa, para que seu filho não absorva o mal e seja esse dano irreversível no futuro. Estipule tempo para sua presença na internet e não permita que a televisão o eduque. Na era digital, as crianças estão se acostumando desde cedo a receber passivamente altos picos de dopamina. Isso não é saudável, pois para crescer plenamente, o pequeno tem de aprender a buscar entretenimento e satisfação na exploração do mundo ao seu redor e na vivência de novas experiências com outras pessoas, e não recebendo isso passivamente da tv o dia todo. SEJA COERENTE, MISERICORDIOSO E FIRME: Três horas para certo programa, depois fazer a tarefa, pintar, desenhar, brincar com os colegas, sair para brincar lá fora, meia hora no computador, leitura de um trecho da Bíblia com a família acompanhada de oração do terço, refeição à mesa; o devido tempo na relação dos pais com ele (Conselhos Básicos que têm caráter exemplificativo).

 

É PRECISO TER FÉ

 

Deus te confiou essa tarefa e você sabe que tem a ajuda do Espírito Santo. Não será um peso para você, se tiver amor, fé e esperança. Por isso, não se desespere nem pense estar só. Antes de querer ensinar ou evangelizar os de fora, faça sua parte no seu lar, que já estará fazendo uma grande proeza. Faça seus filhos aprenderem a virtude, estimule a sua criatividade, convidando-os para passeios em lugares abertos, sempre com supervisão. Seja exemplo de misericórdia, para que ele cresça como um filho de DEUS. Ensine- o no Caminho da Verdade, dê o exemplo, ame, ache graça, seja bondoso e clemente quando ele falhar, prepare- o para dizer NÃO àquilo que for mal e perigoso, e diga Não a ele quando julgar necessário: Explicar as razões e mostrar os riscos de sua decisão é sempre bom. Diga que você o ama sempre que puder, pois muitas crianças crescem sem nunca ouvir isso de seus pais, e isso lhes causa feridas profundas e carência emocional. Assim como Deus também te ama e demonstrou o Seu amor, mostre seu amor com obras (mas dê limites), pois o verdadeiro amor castiga e corrige para que haja um futuro. Com o mundo do jeito que está, você terá muitos desafios, mas como foi dito, você não está sozinho. Há muitos profissionais que ajudam na medida de suas capacidades, tem a Igreja com sua direção espiritual, sua comunidade, seu cônjuge e os parentes, além do próprio Espírito Santo. OBS. Convém saber falar com ele sobre muitas coisas. Não adianta ignorar certos assuntos, mas criar uma atmosfera de confiança e apoio fará com que ele aprenda a examinar tudo sem reter o que for mal, mas somente o bem (1 Tessalonicenses 5:21). Você não pode protegê-lo sempre, e é por isso que, mesmo preparando-o, precisa ter fé. Deus te honrará conduzindo tudo da melhor maneira possível.

 

 

Picture of Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

Picture of Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

Compartilhe:

Mais postagens deste autor