Papa Pedro: Fortalece Teus Irmãos (Parte I)

Joe Heschmeyer

Joe Heschmeyer

Esta é a semana do meu aniversário, e meu santo de confirmação é São Pedro. Então, para comemorar, decidi tentar fazer um post por dia demonstrando a primazia de Pedro em diferentes partes do Evangelho.

 

I. O QUE AS ESCRITURAS DIZEM

 

A de hoje é uma das mais simples. Em Lucas 22:24-32, Jesus diz aos apóstolos qual deles é o maior e o que significa ser o maior:

 

E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.

Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.

 

Há quatro coisas a tirar disso:

 

  1. A Igreja é dirigida por Deus e pelos homens: Veja como Cristo descreve o papel dos Doze no Céu: entronizados, e com um Reino, compartilhando da comunhão com Cristo e assentando-se em julgamento. Se um católico fosse o primeiro a chamar São Pedro (ou qualquer um dos apóstolos) de um rei celeste, e a declará-lo um juiz celestial, as pessoas logo nos chamariam de idólatras [N.T. Algo comum de se ouvir quando é dito que Maria reina hoje como rainha ao lado de Seu Filho no céu]. Por acaso não sabemos que somente Cristo é Juiz e Rei? No entanto, é o próprio Cristo quem diz isso acerca dos Doze, porque Sua Realeza e Poder é algo que Ele compartilha amorosamente, atraindo esses meros mortais para Seus planos eternos, tanto na Terra quanto no Céu. Muitos protestantes falam da Igreja como uma instituição passageira, descrevendo coisas como “a era da Igreja”, por exemplo. Jesus Cristo, por outro lado, descreve a Igreja como uma Instituição presente até mesmo no Céu!

  2. Os líderes da Igreja são chamados para servir: Como leigos, amamos esta mensagem. Urrah, alguém vai nos servir! Mas observe bem isso. Jesus está dizendo aos responsáveis ​​como eles devem agir. Mas ainda assim, Ele não condiciona o poder deles a isso. Ele não diz: ‘Quem serve está no comando’, mas diz ‘Quem está no comando deve servir’. Às vezes, os líderes da Igreja falham nisso – ou pelo menos faríamos as coisas de maneira diferente. Mas isso não significa que eles de alguma forma não sejam por isso líderes agora (desculpe pela dupla negativa). Cristo é Aquele que escolhe os líderes. Ele escolheu os Doze, incluindo o radicalmente desqualificado traidor Judas, e os outros Onze, os quais eram muitas vezes incompetentes. E ainda assim, para estes Onze (e Matias), Ele promete a realeza eterna no Céu em Lucas 22,29-30.

  3. Pedro é chamado a servir os outros Apóstolos, assim como eles são chamados a nos servir: Em outras palavras, surge a questão de quem é o maior dos Discípulos. Jesus diz que o maior é aquele que servirá aos outros, e então diz a Pedro que seu trabalho é servir aos outros. Assim como os Doze são chamados para nos servir, Pedro é chamado para servir aos Doze. Por esta razão, o papa é chamado Servus Servorum Dei, ou Servo dos Servos de Deus.

  4. Jesus chama Pedro individualmente: No v. 31, Jesus diz que Satanás desejou peneirar todos os apóstolos como trigo. Ele está atrás de todos eles! E Jesus diz: “Mas eu orei por ti, Simão”. Isso para proteger todos os Apóstolos (e, por extensão, toda a Igreja), Jesus está protegendo especialmente um deles, Simão Pedro. Ele diz isso a Pedro, publicamente, pelo nome. E, é evidente, Jesus sabe que Pedro ainda vai cair, porque Pedro tem livre arbítrio (vale a pena notar que todos os apóstolos, não apenas Pedro, fugiram). Mas Jesus deixa claro que a queda não elimina as graças pelas quais Ele acabou de orar, dizendo: “Quando você voltar, fortaleça seus irmãos” [v.32].

 

Não há nada nas Escrituras remotamente parecido com isso sendo dirigido a qualquer um dos outros apóstolos. Jesus nunca disse a um dos outros que sua missão é fortalecer os demais; Ele nunca disse a um dos outros Doze, que é por este individualmente que Ele está orando, etc. O ponto é bastante claro. Cristo descreve o governo ideal da Igreja como um serviço, chama todos os Doze a tomar parte nesse serviço, e então chama Pedro para fazer pelos Doze aquilo que os Doze fazem pelos leigos.

 

II. A RESPOSTA PROTESTANTE

 

O apologista protestante Keith Mathison, em Shape of Sola Scriptura, não consegue formular qualquer resposta real a este ponto. Ao olhar para a passagem, Mathison se concentra na oração para que a fé de Pedro não falhe (isto é, a parte em que Jesus fala “Eu orei por ti, Simão”) e diz que isso se deu por causa da “arrogância especial” de Pedro (p. 192). Esse ponto é um absurdo total. Lucas 22:24 começa com os outros discípulos se comparando uns aos outros e disputando sobre quão grandes eles são. Todos os Doze naquele momento estavam bastante seguros de si. Todos os Doze passariam por desafios e por tentações. Satanás desejou peneirar todos eles como trigo. E ele de fato consegue em grande parte: enquanto Pedro nega a Cristo, os outros fogem assustados. Muitas vezes esquecemos, ao condenar Pedro por ter negado o Senhor, que a única razão pela qual apenas Pedro o negou foi que o restante dos apóstolos fugiram (Mateus 26:56-58).

De qualquer forma, quaisquer que sejam os méritos do argumento de Mathison aqui, isso não refuta o fato de que Jesus instrui Pedro a um trabalho especial quando se convertesse novamente e voltasse. Para isso, Mathison apenas se dobra e finge que isso não dá suporte ao argumento católico:

 

Ray também observa que Pedro era o líder dos doze. No entanto, como isso não é contestado, nenhuma resposta é necessária. O que nem Ray nem qualquer católico romano demonstraram é que este texto que envolve uma oração específica por um homem específico em uma circunstância histórica específica tem algo a ver com o moderno papado católico romano. (pág. 193).

 

Admitir isso tem um peso enorme, mesmo que ele finja que não. Se a estrutura original da Igreja era a de um homem (além de Cristo) liderando e apoiando/confirmano os Doze, que lideram e sustentam o restante da Igreja, então, bem, isso se parece muito com o papado moderno. Dito de outra forma, se Jesus Cristo quisesse que a Igreja se parecesse com as igrejas modernas não denominacionais, esperaríamos que a Igreja que Ele estabeleceu no Novo Testamento se parecesse com uma igreja não denominacional. Se Ele quisesse uma estrutura presbiteriana básica, esperaríamos ver isso. Mas o que vemos é Jesus investindo os Doze com poder e depois remetendo esse poder a um único homem, Pedro. E se Cristo estabeleceu uma Igreja organizada e com vários níveis tendo Pedro no comando enquanto Ele ainda estava na Terra, por que esperaríamos encontrar outra coisa, uma vez que Ele partisse para o céu? E quando você considera o fato de que apenas uma Igreja, a Igreja Católica, faz uma reivindicação séria com respeito a ser essa Igreja, isso torna a afirmação católica bastante clara.

 

Foto de winkipedia commons (Domínio Público)

 

Tradução: Kertelen Ribeiro
Texto Original: Pope Peter, Part I: Strengthen Thy Brethren
Todos os direitos reservados a Joe Heschmeyer

 

 

 

 

Picture of Joe Heschmeyer

Joe Heschmeyer

Nativo de Kansas City, Joe Heschmeyer é um apologista da equipe do Catholic Answers. Sendo autor, palestrante, blogueiro e podcaster popular, ele ingressou no apostolado em março de 2021, após três anos como instrutor na Holy Family School of Faith em Overland Park, Kan. Atuou como advogado em Washington, D.C., recebeu seu título de Juris Doctor pela Georgetown University em 2010, depois de se formar em história pela Topeka's Washburn University. Mantém parceria agora como colaborador regular do site Catholic Answers, mas também teve uma atuação ampla na apologética antes disso, com um blog em seu próprio site chamado “Shameless Popery”. Até o momento, ele é autor de quatro livros, incluindo Pope Peter e The Early Church Was the Catholic Church.

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Nativo de Kansas City, Joe Heschmeyer é um apologista da equipe do Catholic Answers. Sendo autor, palestrante, blogueiro e podcaster popular, ele ingressou no apostolado em março de 2021, após três anos como instrutor na Holy Family School of Faith em Overland Park, Kan. Atuou como advogado em Washington, D.C., recebeu seu título de Juris Doctor pela Georgetown University em 2010, depois de se formar em história pela Topeka's Washburn University. Mantém parceria agora como colaborador regular do site Catholic Answers, mas também teve uma atuação ampla na apologética antes disso, com um blog em seu próprio site chamado “Shameless Popery”. Até o momento, ele é autor de quatro livros, incluindo Pope Peter e The Early Church Was the Catholic Church.

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