Já se passaram quarenta dias desde o batismo de Jesus no Jordão, e ele está jejuando no deserto. O diabo, vislumbrando uma oportunidade, aproxima-se dele com um desafio: “Se tu és Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão” (Lucas 4:3). A resposta de Jesus é enigmática: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’” (Mateus 4:4).
Do que Jesus está falando?
Você pode estar inclinado a dizer “De nada, ele está falando sobre ler a Bíblia”. Essa é uma interpretação bastante comum, especialmente entre os protestantes (como R.C. Sproul). Você pode até pensar que esta passagem refuta a Eucaristia, porque mostra que Ele usa imagens de comida quando se refere apenas à crença ou à leitura da Bíblia (como pensava este pastor batista). Mas essas respostas são biblicamente ignorantes, uma vez que ignoram o contexto da citação de Jesus no Antigo Testamento. Acontece que há uma dimensão eucarística em Suas citações bíblicas aqui que quase todo mundo não percebe. Observe a passagem no contexto.

James Tissot via Wikimedia Commons (Domínio Público)
Jesus está citando Deuteronômio 8:1-3, que diz:
¹ Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais.
² E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
³ E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.
Deuteronômio 8:1-3
Então é apenas uma coincidência que Jesus cite uma passagem sobre o maná? Não. E eis aqui e aqui o porquê.
Foto de Josh Applegate na Unsplash
Tradução de The Hidden Eucharistic Meaning of “Not by Bread Alone”




