Da minha entrevista com Cy Kellett do Catholic Answers :
Joe Heschmeyer: Sim, acho que a razão pela qual erramos nesse assunto é porque pensamos em infalibilidade papal como algo pertencente ao papa ou para o bem do próprio papa, e isso é simplesmente errado. Não é assim que a infalibilidade papal funciona e não é para quem a infalibilidade papal funciona. Em poucas palavras, eu diria que a defesa mínima para sustentarmos a infalibilidade papal soa mais ou menos assim. Jesus na Última Ceia, em João 17, ora para que todos sejamos um. E então há esse chamado à unidade muito explícito não apenas para a primeira geração de cristãos, você pode ver isso em Sua oração, e esta é a única oração que é explicitamente direcionada a abarcar todos nós, já que Ele ora não apenas pelos presentes, mas por aqueles que crerão por meio de seu testemunho. Então somos nós.
Cy Kellett: Sim, somos nós.
Joe Heschmeyer: Então Ele não está dizendo para estarnos unidos apenas no primeiro século, Ele está dizendo para sermos unidos no século 21 e no século 31 e assim por diante. Então temos esse chamado para a unidade, e o outro lado disso é se encontra em Gálatas 5, quando São Paulo fala sobre cisma e espírito partidário como sendo obras da carne e aqueles que os fazem não herdarão o reino de Deus. [….] Então é essa a ideia, de que você tem de estar unido como cristão, você tem que ser um, mas a heresia também é um pecado mortal. E você não pode ter essa unidade à custa da verdade. Há um estudioso metodista, Ben Witherington, que fala sobre como, a partir da perspectiva protestante, eles escolheram a verdade à custa da unidade e os católicos escolheram a unidade à custa da verdade, porque eles acham que nós estamos errados. A primeira coisa que digo sobre isso é que estou feliz que ao menos ele veja que eles de fato desistiram da unidade em sua busca pela verdade. Mas a segunda coisa que eu diria é que não há como essa ser a resposta certa, porque Cristo disse: “Você não pode desistir da verdade e não pode desistir da unidade”. Você tem que se apegar a ambas, as duas coisas.
Cy Kellett: Certo. Você está absolutamente certo.
Joe Heschmeyer: Então tem que haver unidade na verdade. Porque senão você está dizendo que não acredita em uma parte do evangelho, isto é, a parte onde Ele nos diz que todos nós podemos sim ser um.
Cy Kellett: Sim. Eu nunca, nunca pensei dessa forma antes. Certo, então o papa no mínimo é um tipo de sinal dessa unidade, ele é a causa dessa unidade, ou é o quê?
Joe Heschmeyer: Alguns Padres Orientais o chamam de ícone da unidade.
Cy Kellett: Certo.
Joe Heschmeyer: Então ele é meio que o ponto focal da unidade da igreja, e a maneira como isso funciona meio negativamente é que o Espírito Santo impede o papa de exigir qualquer coisa que nos faça ter de sacrificar a verdade para obedecer. Então o papa diz: “Você tem que acreditar em X”, então X não pode ser heresia. Porque se X é heresia, então estamos nessa situação difícil em que temos de escolher obedecer à custa da verdade ou desobedecer à custa da unidade e nenhuma dessas coisas nos é permitida.
Cy Kellett: Certo.
Joe Heschmeyer: Então sabemos que se o papa diz que você deve fazer X, então aquilo não pode ser falso, e portanto deve ser verdadeiro. É assim que funciona a infalibilidade. É claro que nem tudo o que o papa diz é brilhante. Ele poderia dar 20 homilias sobre um tópico e simplesmente bagunçar tudo, mas você não é obrigado a dizer: “Oh, a maneira como ele formulou a homilia é a melhor… não“. Em outras palavras, pense na infalibilidade não da perspectiva do papa, mas da perspectiva do crente. A infalibilidade serve para proteger eu e você .




