Se alguém está jejuando “pelos” mortos, obviamente pensa que os mortos podem ser ajudados de alguma forma por esse ato. Assim, constitui em essência o mesmo ato que orar por eles: alguma ação que fazemos pela qual eles são ajudados, na graça de Deus.
Ouvindo então os moradores de Jabes-Gileade, o que os filisteus fizeram a Saul, todo homem valoroso se levantou, e caminharam toda a noite, e tiraram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos do muro, de Bete-Sã, e, vindo a Jabes, os queimaram. E tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias.
1 Samuel 31:11-13
Então apanhou Davi as suas vestes, e as rasgou; assim fizeram todos os homens que estavam com ele. E prantearam, e choraram, e jejuaram até à tarde por Saul, e por Jônatas, seu filho, e pelo povo do Senhor, e pela casa de Israel, porque tinham caído à espada.
2 Samuel 1:11-13
Em 2 Samuel 12:23 (um contra-argumento concebível é que) o rei Davi PARA DE JEJUAR depois que seu filho morreu, mas não porque os mortos não podem ser ajudados por oração e jejum; mas, ao contrário, foi porque o jejum não poderia restaurá-lo à vida, como ele afirma: “Mas agora ele está morto; por que devo jejuar? Posso trazê-lo de volta?”
Na verdade, isso reforça meu argumento atual, baseado na palavra “porque”, já que os servos de Davi dizem a ele: “Você jejuou e chorou pelo menino enquanto ele estava vivo” (2 Sm 12:21). O objetivo [do jejum] era ajudar a criança: isto é, salvar a sua vida. De alguma forma, Davi esperava que seu jejum pouparia a vida de seu filho. Quando chegamos a 2 Samuel 1:12, o texto declara quatro vezes: “jejuou . . . por Saul e por Jônatas. . . pelo povo do SENHOR. . . e pela casa de Israel”: tudo isso feito em favor daqueles que “caíram à espada”. Portanto, pela simples gramática e pelo significado das palavras (isto é, a qual possui o mesmo peso que na frase “orou em favor de”), significa que eles pensavam que os mortos poderiam ser ajudados por esse jejum: o mesmo que orar por eles: uma pessoa realiza uma ação pela qual outra pessoa pode ser ajudada.
Em Ester, também encontramos a noção de que jejuar por outra pessoa pode ajudá-la (muito parecido com a oração de intercessão):
Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.
Ester 4:16
Foto de Peter Aschoff na Unsplash
Tradução de Kertelen Ribeiro
Texto Original: Fasting for the Dead in the Old Testament (Not Unlike Praying)
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