LEITURA DA BÍBLIA: Coragem! levanta-te, Deus te chama!

Juliane Magalhães

Juliane Magalhães

A Bíblia tem poder para instruir, edificar, curar e salvar, mas esta passagem, em especial, guarda um precioso testemunho, a cura e a conversão de Bartimeu.  Cego, cuja fragilidade impede a pessoa de enxergar as obras e maravilhas de Deus com os próprios olhos, mas, ainda assim, certamente possuidor de uma fé que pode ser descrita como uma das maiores já relatadas nas Sagradas Escrituras. Vamos conferir?

 

Que tal uma leitura bíblica?

 

___________________________________________________________

Marcos 10, 46-52

Chegaram a Jericó. Ao sair dali Jesus, seus discípulos e numerosa multidão, estava sentado à beira do caminho, mendigando, Bartimeu,
que era cego, filho de Timeu.

Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, em compaixão de mim!”

Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!”

Jesus parou e disse: “Chamai-o” Chamaram o cego, dizendo-lhe: “Coragem! Levanta-te, ele te chama.”

Lançando fora a capa, o cego ergueu-se dum salto e foi ter com ele.

Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: “Que queres que te faça? Rabôni, respondeu-lhe o cego, que eu veja!

Jesus disse-lhe: Vai, a tua fé te salvou.” No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.

(fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-marcos/10/#ixzz2QRRwn6Tp)

___________________________________________________________
CONSIDERAÇÕES
1) A Passagem do Filho de Davi
Quando Jesus chegava numa região, sua fama se espalhava rapidamente, muitos se admiravam com sua sabedoria, com os milagres que fazia, curas, pregações e prodígios… Bartimeu, que era cego, também já tinha ouvido falar de Jesus e, quando soube que Ele iria passar por um local próximo de si, acreditou que essa era sua chance de poder voltar a enxergar. Dentro dele renasceu uma fé, uma esperança genuína. Jesus saía de Jericó e seguia para Jerusalém, junto d’Ele também seguiam seus discípulos e uma multidão. Sentado à beira do caminho, encontrava-se Bartimeu. E ao ouvir dizer que Jesus ia passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!”. Bartimeu, mesmo cego, reconhece a importância da oportunidade à sua frente. Isso ocorre porque Bartimeu era humilde. Sua condição o tornou assim. Somente pessoas humides reconhecem o valor das bênçãos que lhes aparecem pelo caminho.
2) Os Seguidores de Jesus
Até esse momento, a história de Bartimeu representa bem as pessoas que seguem Jesus, acreditam no seu poder de cura, mas não compreendem seu messianismo, nem o plano de salvação e a importância da total entrega ao Senhor. No versículo 48, Marcos narra que muitos dos presentes repreendiam Bartimeu, mandando que ele se calasse… porém, era tanta a sua sede de cura que ele gritava cada vez mais… Hoje em dia, como antes, é comum vermos pessoas necessitadas da graça, mas que são impedidas de se aproximarem por aqueles que se julgam mais capazes de compreender a maneira como Deus deseja ser servido: “silêncio”, dizem eles, “o Mestre não quer ser incomodado com seus gritos”, porém quando uma pessoa sofre, é difícil não gritar por socorro. Essas almas sofredoras são muitas vezes discriminadas, tratadas com indiferença; porque muitos se esquecem que Jesus pregava para todos, mendigos, pescadores, fariseus, e que as curas que realizava eram voltadas principalmente para os mais necessitados. Mesmo aqueles que julgamos inadequados ou extravagantes. “Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos” (Lc 5, 31). Mas veja o que os discípulos dizem a Bartimeu: “Coragem! Levanta-te, Ele te chama”. Isso mostra que, na Igreja, encontramos pessoas de dois tipos: aquelas dispostas a ajudar e que com boa vontade encorajam os mais fracos, todavia, há também no meio, aquelas que agem como essas pessoas que mandavam Bartimeu calar-se e que, na verdade, atrapalham o ministério salvífico de Cristo. Que nunca sejamos do grupo daqueles que são um obstáculo à cura do mundo.
3) A Perseverança de Bartimeu
Jesus, porém, atende a súplica do Cego, que não cessava de gritar por Ele, não se importando com os que o repreendiam. O Senhor então o chama. Isso mostra que Ele nos escuta, está atento ao nosso clamor: “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.” (Lc 11,9) Os discípulos dirigem-se ao cego, dizendo-lhe: “Coragem! Levanta-te, Ele te chama”.  E, neste momento, acontece algo revelador, no mínimo interessante: Bartimeu lança fora sua capa, ergue-se de um salto e vai ao encontro de Jesus. A capa representa a figura da própria pessoa e de sua condição, é aquilo que ela tem para cobrir-se, isto é, a sua segurança e proteção… Ao jogá-la fora, Bartimeu deixa de lado a vida que até aquele momento ele tinha, lança fora suas seguranças naturais, deixa tudo para receber o milagre e seguir Jesus, pois estava disposto a ter uma vida nova. Isso demonstra o tamanho da sua fé e de sua coragem. O Cego já não chama mais: Jesus, Filho de Davi, mas “Rabôni”, que quer dizer “Meu Mestre”; reconhecendo assim que Jesus é o Messias, Filho de Deus.
4) O Convite
Jesus concede a cura a Bartimeu:  Vai, a tua fé te salvou”, e neste mesmo instante, curado, põe-se a seguir o Senhor pelo caminho. E é esse caminho que Deus propõe a cada um de nós, o Caminho da verdade, que nos leva à Vida, que liberta e nos concede a Salvação. Esse episódio mostra-nos que é necessário “ver” para “seguir” Jesus, é preciso ter os olhos abertos para a verdade, para a fé, reconhecendo como o Senhor é grande e que Ele tem poder para transformar vidas. E quem opera em nós todas essas coisas é Deus. “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.”  (Mt 16,24-25) O Amor de Deus é destinados a todos, a conversão é um convite para todos! Jesus faz um convite especial para você hoje, um convite que te ajudará a ver com os olhos da fé e que renovará as suas forças, ajudando-te a prosseguir. Eis o convite:
___________________________________________________________
“Filho amado, quero que saibas o quanto és precioso para Meu Pai…Ele te ama tanto que há anjos cuidando de você e que levam suas orações até Ele. Você não está só, e nunca esteve! Foi por você que derramei meu Sangue na Cruz, para te dar a salvação, e se você ainda não compreende isso, em breve compreenderá. Peço que nunca se esqueça do meu Amor, que busque conhecer a minha Palavra, pois Ela te dará direção… volte seu coração unicamente para a Verdade. Estarei contigo até o fim dos tempos, sê forte e corajoso, enxugarei todas as lágrimas dos teus olhos e farei com que sejas recompensado em breve. Mas caso não sejas fiel e me negues diante dos homens, também te negarei. Insistir no erro só te trará males e dor, e por fim te separará de Mim. Tu não receberás a Coroa da Vitória e terás que receber a recompensa junto com os injustos e os maus. Por outro lado, se continuares crendo, verás a Glória de Deus com teus olhos, e essa é uma promessa de meu Pai e tu bem sabes o quanto Ele é fiel às promessas que faz.
EU TE AMO MUITO!”
___________________________________________________________
 
Espero que você reflita sobre a passagem de Marcos e sobre as palavras de Jesus,  que seu coração se abra para a vontade de Deus e que seus olhos se abram para contemplar a graça contida em cada momento que Ele te concedeu!
 
“Coragem! levanta-te, Ele te chama!”

Domínio Público
Picture of Juliane Magalhães

Juliane Magalhães

Juliane Magalhães é amante de livros e de boa literatura. Atualmente trabalha como professora de Língua Portuguesa e passa o tempo livre com a família. É graduada em Letras -Português e Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Desde pequena teve forte devoção à Nossa Senhora, auxiliada sempre por sua intercessão.

Picture of Juliane Magalhães

Juliane Magalhães

Juliane Magalhães é amante de livros e de boa literatura. Atualmente trabalha como professora de Língua Portuguesa e passa o tempo livre com a família. É graduada em Letras -Português e Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Desde pequena teve forte devoção à Nossa Senhora, auxiliada sempre por sua intercessão.

Compartilhe:

Mais postagens deste autor