Os Comparets, que estavam na prisão da cidade, foram então interrogados com tortura cruel para forçar o reconhecimento de uma conspiração…
A participação de Calvino nesses eventos não foi oficial. Os julgamentos e condenações foram obra das autoridades civis. Sua participação na luta não foi menos real… Ele expressou satisfação de que a tortura provavelmente arrancaria de dois dos prisioneiros as informações desejadas. [A Farel, Opera , xv. 693. Trad. ingl. Cartas de João Calvino (Filadélfia) Vol. iii. 206. “Antes de dez dias veremos, espero, o que a tortura lhes arrancará.” ] Apesar de sua aversão a mortes cruéis, já mencionada, ele viu um ato especial do julgamento de Deus no prolongamento do sofrimento dos Comparetos devido à incompetência do carrasco, que o governo de Genebra repreendeu com o banimento desse oficial. [ Ibid .; Opera , xxi. 610] Ele sentiu que as autoridades haviam sido, no mínimo, moderadas demais em sua ação. [A Bullinger, Ibid ., xv. 684] É Calvino, em seu estado de espírito mais duro e insensível, que aqui se expressa; mas deve-se lembrar, para fins de explicação, que ele sofreu por anos quase até o naufrágio de uma obra que ele acreditava ser ainda mais de Deus do que sua própria, pelas mãos do partido cuja destruição ele agora testemunhava com tanta satisfação.
Trecho da obra de Hugh Young Reyburn, João Calvino: Sua Vida, Cartas e Obra, Londres: Hodder and Stoughton, 1914 [obra não católica], p. 202-205:
Um dos dois homens, os irmãos Comparet, que haviam sido presos, foram condenados em 27 de junho [1555] a ser decapitados, ter o corpo esquartejado e as partes expostas em locais diferentes, de acordo com o costume. Sua cabeça, juntamente com um quarto do corpo, foi fixada na forca mencionada. […] O jovem Comparet foi somente decapitado. O carrasco realizou seu trabalho de forma tão desajeitada que acrescentou dores desnecessárias à agonia da vítima, e o Conselho o puniu destituindo-o do cargo por um ano e um dia. Calvino, por outro lado, escreveu a Farel em 24 de julho: “Eu estou persuadido de que foi pela vontade especial de Deus que, independentemente de qualquer veredicto dos juízes, os criminosos tenham suportado um tormento prolongado nas mãos do carrasco.” [ Opera , xv. 693] […]
Estava determinado a arrancar a verdade dele [François Daniel], e Calvino escreveu a Farel em 24 de julho o seguinte [em Opera , xv. 693]: “Veremos em alguns dias, espero, o que a tortura lhe arrancará.” […]
Embora não tenha sido consultado sobre a tortura, nem estivesse presente quando ela foi aplicada, Calvino certamente a aprovou.
É lamentável para a reputação de Calvino que ele tenha considerado o uso da tortura justificável em quaisquer circunstâncias, e é ainda mais lamentável que ele a tenha recomendado para provar o que era evidente… Tudo o que foi provado foi um tumulto repentino nas ruas, provocado pela imprudência de alguns libertinos meio embriagados. Mesmo assim, o Conselho agiu como se os revoltosos fossem agentes de um plano revolucionário meticulosamente arquitetado.
Georgia Harkness, em João Calvino: O Homem e Sua Ética (Nova York: Abingdon Press, 1931; reimpresso em 1958; obra não católica), reitera grande parte dessas informações (p. 47-49); várias vezes aparentemente citando (parafraseando) Walker (como biógrafos relativamente “preguiçosos” costumam fazer). Ela menciona a carta de Calvino a Heinrich Bullinger, de 15 de junho de 1555, e ” Opera , xv, 675 f” e escreve:
Aqui, como no caso Serveto, é fácil dizer que Calvino foi desumanamente sedento de sangue. De fato, ele recebeu muitas críticas contemporâneas das outras igrejas suíças por sua participação no caso… Extraoficialmente, ele certamente foi responsável em grande medida, pois aprovou a ação do Concílio e sentia que as autoridades haviam sido, no mínimo, lenientes demais com os infratores.
(p. 48-49)
Provavelmente a biografia mais conhecida de Calvino nos últimos tempos, escrita por William J. Bouwsma ( João Calvino: Um Retrato do Século XVI, Oxford University Press, 1988; obra não católica), jamais menciona os irmãos Comparet ou os libertinos em seu índice ou em todo o texto. Tive que recorrer a obras obscuras de 1906, 1914 e 1931 para encontrar detalhes sobre esse triste incidente. François Wendel, em seu livro Calvino: As Origens e o Desenvolvimento de Seu Pensamento Religioso, Nova York: Harper & Row Publishers, 1963 (outro livro não católico), menciona o incidente brevemente na página 100, mas, a seu crédito, detalha abertamente e em profundidade muitos outros procedimentos desagradáveis semelhantes nas páginas 81 a 101. Persiste aqui um duplo padrão entre os protestantes: eles gostam de dar destaque aos pecados católicos desse tipo, no período em questão, enquanto que minimizam ou simplesmente ignoram os mesmos pecados cometidos por protestantes proeminentes. Esse duplo padrão é precisamente o motivo pelo qual publico artigos como este no meu blog [clique aqui para: Perseguição e Intolerância Protestante]: para esclarecer os fatos e revelar toda a verdade. Apresento Calvino como ele era: “com todos os seus defeitos”, e também mostro que ele concorda conosco em muitas áreas (recentemente, documentei 50 dessas áreas ). A verdade é a verdade.
A maior parte dos protestantes sabe, a esse respeito (se é que eles sabem algo), que o caso se resume à defesa que Calvino fez da pena de morte para o panteísta Miguel Serveto (o famoso “escândalo” protestante/calvinista). Mas a verdade é que há muito mais do que isso.
Tradução de Kertelen Ribeiro
Texto Original: John Calvin: Torment of an Inept Execution “Special Will of God”




