Falsos Cristos e Falsos Profetas

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Disse então Ele:

Vede que não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles. 

(Lc 21:8)

 

Ouçam o que Jesus disse! Uma reportagem na televisão sobre a investigação de envolvimento de membros de uma seita na Amazônia com o narcotráfico me chamou atenção esses dias. Isso mesmo, bem aqui em nosso país. Um de seus ensinamentos que mais me levou a escrever esse artigo é de que Jesus Cristo já voltou à Terra e nasceu peruano! Pode uma coisa dessas?! Sobre a suspeita de envolvimento de alguns membros da seita envolvidos em narcotráfico, veja completa a matéria aqui e aqui. PIsso fez com que eu ponderasse acerca da necessidade que as pessoas têm de identificar seus Messias com a figura de Cristo. Parece loucura, mas muitas pessoas acreditam mesmo que seus líderes são a personificação de Jesus de Nazaré. Essa religião, “Associação Evangélica da Missão Israelita do Novo Pacto Universal”, que foi tema da reportagem especial do programa Fantástico, da TV Globo, embora silenciosa, já alcançou seguidores em diversos países da América Latina, incluindo no Brasil, e também nos Estados Unidos. Todos eles se vestem com roupas típicas dos tempos de Jesus e creem que Ezequiel Jonas Molina, filho de Ezequiel Gamonal, fundador da seita, é a reencarnação do Cristo. A base e principal ramificação da seita fica numa região próxima à tríplice fronteira entre o Peru, Brasil e Colômbia.

 

 

__________________________________________________________________

Jesus respondeu: Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e ainda dirão: O tempo está próximo. Não sigais após eles.

(Lucas 21: 8)

__________________________________________________________________

 

No versículo acima, Jesus afirma claramente que muitos diriam ser Ele no futuro, vindo em Seu nome às gentes! Veja, e entenda: Jesus Nazareno, um judeu filho de carpinteiro, sem posses e sem nobreza humana, aparece dizendo há dois mil anos aos seus discípulos que no futuro surgiriam pessoas em seu nome enganando multidões, dizendo ser ele. E pasmem: aconteceu! Não em nome de Buda, não em nome de Maomé, nem certamente dirão tais lobos serem Confúcio ou Alan Kardec! Eles virão dizendo às pessoas que são Jesus. E atente bem para os dias de hoje, porque é algo que se tornou normal, não é? Agora, será que foi normal na época em que Cristo esteve aqui? Alguém não poderia ter olhado o homem e dado uma gargalhada na sua cara? Sob que pretensão disse esse fulano que as pessoas tomariam seu nome para enganar multidões? “Quem ele pensa que é?” – alguém indagaria com razão. Mas ainda assim, Ele disse exatamente isso, com todas as letras, e sabemos pela históra que aconteceu. Veja que a descrição de suas palavras surge antes que acontecesse para que crêssemos nEle. Todavia, quanto antes?

 

Separação de São Pedro e São Paulo levados ao Martírio
Giovanni Serodine (Domínio Público) via Wikimedia Commons

 

PARA QUANDO É ESTA PROFECIA?

 

Óbvio que também a mensagem não se deu exatamente depois de Jesus ter partido, pois algo interessante que sabemos é que durante os próximos séculos após Jesus ter falado dos falsos cristos, os cristãos seriam perseguidos com pena de morte e seriam submetidos a torturas cruéis justamente de pregar nesse nome (At 4: 18 e 5: 28). E Jesus mesmo assim se sentiu seguro o suficiente para dizer aos apóstolos com bastante convicção que haveria alguns que ousariam dizer ser Ele no futuro. Logo, podemos perceber que essa mensagem certamente não era para São Pedro, para São Tiago, para São Paulo e os apóstolos, ou mesmo mais tarde, para os Padres Apostólicos ou Pais da Igreja, mas para bem depois, para nós, e para nossos dias. O Senhor sabia que o evangelho seria pregado a todas as nações, e também sabia que alguns deturpariam suas palavras em busca de reconhecimento, de vantagens pessoais, e que isso se daria em um período em que o Cristianismo estaria bem aceito e popular no mundo. É por isso que nos deixou esse aviso: Acautelai-vos! Eu tenho visto que essa alegação (de pessoas dizendo ser Jesus) se tornou comum no mundo, e eu acabei fazendo uma pesquisa que me rendeu alguma informação.

 

Inri Cristo

 

No Brasil, além do filho peruano de Gamonal, temos Inri Cristo, cujo culto rende-lhe adeptos na zona rural do Distrito Federal (onde reside atualmente após se mudar de Curitiba, antiga sede), que é onde mora com suas seguidoras fiés à seita, a Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade, SOUST (Veja uma matéria sobre isso aqui). Alguns tratam o assunto como muito pitoresco e risível, mas a verdade é que os discípulos de Inri de fato creem nele e largaram tudo para segui-lo, além do fato de Inri já ter sido preso pela polícia por invadir uma igreja em Belém em 1982, ter agredido o vigário e quebrado várias imagens de lá. Logo, ele não está brincando quando sai por aí vestido de Cristo. Ele de fato leva a sério sua suposta identidade, a qual ele assumiu após uma visão que teve em Santiago, no Chile, partindo a partir daí para difundir sua mensagem a vários países da América Latina e Europa. A religião de Inri também nega doutrinas cristãs como a ressurreição e outras. Veja mais sobre sua invasão à Catedral da Sé em Belém em 1982 no chamado Ato Libertário de Inri Cristo aqui, com milhares de seguidores que marcharam em direção à Catedral para tomar posse da Igreja Católica. Lá, ele quebrou a cruz em ato de rompimento com o Cristianismo e agrediu um padre:

 

 

Os russos tem o Sergei Torop

Os porto-riquenhos tem José Luiz de Jesus Miranda

Os japoneses tem o Matayoshi Mitsuo

                 o turco Ali Agca disse ser o Cristo encarnado

 SÃOS FALSOS CRISTOS 
Esse tipo de coisa já aconteceu com mais frequência do que se pensa. Vou dar apenas alguns nomes. Vejam o Inri Cristo (outro no Brasil), o qual é satirizado diversas vezes por muitos programas de humor  na televisão , mas isso não muda o fato de haver mesmo gente que acredita fielmente que ele é Jesus. Há pessoas que creem de verdade nesses falsos cristos, e isso é triste, mas foi previsto na Bíblia (“e levarão a muitos”). Bom, são muitas as seitas que têm ganhado almas com a farsa da segunda vinda carnal de um cristo (o que não é verdade, pois quando Ele voltar, segundo a sua Promessa, será em um corpo glorificado, assim diz a Bíblia!: “Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem. Com poder e grande glória.” Lc 21.27), mas existem muitas outras seitas, o que só atesta quão perto está a apostasia, a vinda do Senhor e o julgamento de Deus.

 

Vocês já ouviram falar em José Luis de Jesus Miranda? Mais conhecido como ‘Jesus Cristo Homem’?  Estabelecido em 1986 na cidade do México, seu ministério Crescendo em Graça se expande através de 30 nações com 250 programas de televisão, 180 programas de rádio e um canal por satélite transmitido por mais de 550 companhias de tv a cabo, em 16 países! Nessa seita, seus seguidores tatuam o número 666 em si mesmos (o nº da besta, segundo a Bíblia: Apocalipse 13:18). Haja gente enganada!

 

CRISTÃOS DO MUNDO INTEIRO OUÇAM: 
SÓ HÁ UM CRISTO

 

E lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir (At 1.11)

 

Vejam o que os anjos disseram: “esse Jesus”, esse mesmo (não outro), virá da mesma forma que subiu, segundo a Bíblia não de outra maneira, mas da ‘mesma forma’, em glória nos céus. 

 

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que estais prevenidos. Se, pois, vos disserem: Vinde, ele está no deserto, não saiais. Ou: Lá está ele em casa, não o creiais. Porque, como o relâmpago parte do oriente e ilumina até o ocidente, assim será a volta do Filho do Homem. Onde houver um cadáver, aí se ajuntarão os abutres.” (Mateus 24:24- 2)
Vejam essas palavras: falsos cristos e falsos profetas surgindo em diversas partes do globo! E  farão sinais! Eles terão poder de fazer milagres, prodígios, mas vocês não devem ir após eles. Nesses tempos, em que a sociedade vive em uma época de desvalorização da ética, da moral, desvalorização até do ser humano em si, em meio a crises existenciais, em meio ao pessimismo e à desconfiança que rondam o homem moderno, em meio à violência e à guerra, muitos de nós sentem a necessidade de um salvador. E quando alguém vem propondo uma saída, a fraqueza e o vazio que temos devido nossa carência de Deus, nos arrebatam, e cremos na mentira. Mas um fato é bem claro nisso tudo. Somente aqueles cujo vazio ainda não foi preenchido por Cristo, cairão: “se possível fora, enganariam até os escolhidos”. Todos nós temos que completar nossa existência com significado (Deus pôs em nós a noção da eternidade, e a busca por ela: tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem.- Ec 3: 11), mas quando tentamos completar a nós mesmos com aquilo que não é o bastante, com aquilo que não é verdadeiro, com aquilo que não é VIDA, somos fadados ao engano e ao fracasso, e se um falso cristo ou um falso profeta (explico a diferença logo adiante) aparecer diante de nós, fazendo coisas surpreendentes e com palavras que acariciem nosso ego, somos arrebatados como ovelhas diante do lobo feroz! Está escrito que nos dias que precederão a volta do Filho, muitos se levantarão nessa geração dizendo: “ele está ali, ou lá, vamos até ele, já chegou!” 

Não vá, cristão! Você já foi avisado pelo próprio Senhor, que não haverá necessidade de que alguém mostre a você onde Ele está. Não será preciso! Todos o verão, do ocidente ao oriente, por que estará em majestade sobre as nuvens dos céus!Todo olho na terra ou debaixo dela o verá!

Para o engano e queda dos homens, eles também utilizarão o medo em massa do fim do mundo como arma (Lucas 21:8), mas Paulo já nos alertou para não nos preocuparmos quanto a essas coisas (Leia 2 Tessalonicenses 2). Deus deseja que o busquemos em amor, e assim você não precisará se assustar! Todo mundo ficou horrorizado com a revelação Maia de que o mundo acabaria em 2012, todo mundo tem medo, mas você, cristão, por que teme tanto? Deus não nos dará novos céus e nova terra onde habita a justiça? A bíblia diz que muitos homens desmaiarão na expectativa dessas coisas (Lc 21: 26), mas você, não tenha medo. Deus te livrará do que há de vir sobre os moradores da terra! É uma promessa! Apenas permaneça em Cristo. E você não será enganado como os demais: mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido (Sl 91: 7)

* * *Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! * * *

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. (Mateus 7 :15- 21
)

 

OS FALSOS PROFETAS

Esses também são um problema. E talvez até maior do que falsos cristos. A Bíblia diz que surgirão os dois (e já há muitos!) tanto alguns dizendo ser Jesus, quanto alguns pregando outras palavras que não as de Jesus! Entendem a diferença? Muitos dirão terem sido ungidos, enviados pessoalmente por Deus para levar uma mensagem, para mostrar de alguma forma uma revelação, uma saída ao mundo (a saída na verdade já veio, é Jesus; a mensagem e a revelação é a Bíblia, o que passar disso não vem de Deus! ) Isso é um engano, um erro, pode ter certeza. Deus nos envia a todos (todo aquele que ouve a palavra de Jesus), isso é fato. Quando recebemos a instrução da palavra de Deus, nesse mesmo momento somos chamados e separados do mundo, escolhidos para levar sua mensagem.
Mas o que faz um falso profeta ser falso, é justamente o fato de ele vir às pessoas com uma mensagem e uma doutrina estranha! Isso mesmo. . . Muita gente pode se enganar achando que os frutos dos quais Jesus falou são AÇÕES, mas na verdade são PALAVRAS! Eis aqui algo importante. Saiba a diferença. Você não pode dizer que um pregador é falso profeta por que suas ações são más (e não estou defendendo-o: a Igreja tem o dever de afastar rapidamente esses tais dos púlpitos como disciplina! Filhos da desobediência não devem estar à frente pregando). Se ele se prostitui, vive em bebedeiras e glutonarias, não segue a palavra de Deus corretamente, sendo soberbo rouba até dinheiro dos fiéis! (e isso é horrível) tudo isso faz dele um hipócrita, não um falso profeta! Judas andava com o Senhor, o traiu, e ainda roubava dinheiro da bolsa que era destinado aos pobres, e mesmo assim era chamado de discípulo, um mau discípulo, um traidor, e por isso mesmo reprovado por Deus. E vejam que ele, por sua desobediência, pagou um preço caro (todos pagam), mas não era falso profeta (não é essa a denominação dada na Bíblia para falso profeta)! Judas era um mentiroso, um farsante. Mas um falso profeta tem sementes hereges, ruins, e leva as pessoas pelos caminhos errados usando sua lábia, e por isso seus frutos (suas palavras) também virão carregados de ensinamentos ruins (contrários à Palavra Verdadeira).

Dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos,disse:Vejam os escribas e os fariseus que sentam-se na cadeira de Moisés. Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem. (Mt 23: 1- 3) * Veem o que quero dizer? Eles falam a Palavra de Deus, mas não a cumprem, não tem respeito por ela, e serão julgados por isso (eu repito, não espere o julgamento de Deus, mas se for provado afaste esse tal escândalo da frente do altar de Deus: estou falando sério!!!), mas não são falsos profetas. . .

Amados, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo. Nisto se reconhece o Espírito de Deus: todo espírito que proclama que Jesus Cristo se encarnou é de Deus. (1 Jo 4: 1- 2)

* * * Parece simples né, mas observem bem: Saber disso, e levar a sério envolve mais do que parece. Jesus ter encarnado significa que Ele (a Luz perfeita de Deus) foi enviada ao mundo do céu para o resgate do homem e  REVELAÇÃO DE DEUS! Jesus é a promessa de Deus dada aos judeus para salvação de todos a partir do conhecimento de DEUS. E saber que isso é a verdade significa que não podemos sair dessa revelação, por que confessá-la envolve crer que é completa e genuína. Todo espírito que atesta e coloca em Jesus Cristo e em seu testemunho toda a plenitude do Pai, é de Deus! Aqueles que assim não o fazem não vêm de Deus. . .* * *

Ficou claro?Ap 22:18 e 19
Se uma pessoa surge, dizendo ser alguma coisa, alguma escolhida para abrir os olhos de quem quer que seja, apresentando revelações de Deus que não estão na Bíblia, que seja anátema (maldita é essa mensagem)! Foi Paulo quem disse! Falsos profetas não produzirão bons frutos.

E por que é tão importante estar de acordo com a Palavra?

Os bons frutos para Deus são aqueles que geram Vida nas pessoas. A verdade gera vida, a palavra de Jesus Cristo, que é a própria vida eterna para os homens, gera vida! Deus gera vida. Ou seja, os frutos estarão apontando (e estarão de acordo) para (com) os ensinamentos do Senhor, pois somente eles podem salvar o homem. Segundo a Bíblia, toda sabedoria humana, por mais excelente que seja, filosofia de vida e comportamento, ideologia de como se agir, seja da forma que for, não pode gerar vida. Pode ajudar na nossa convivência com outras pessoas, pode nos ajudar a ter uma existência mais sadia, (algumas vezes funciona, outras não, assim como com algumas pessoas pode ser favorável e com outras não. É relativo: isso não ocorre com a fé genuína em Jesus, nunca) e isso durante nosso tempo na terra; mas sabemos que não há somente esse mundo (aí está a questão) só Jesus gera a Vida. Só Jesus pode nos livrar do inferno e da morte, só Ele nos possibilita o paraíso. Jesus morreu por nós. Jesus ressuscitou. Jesus retornará. É necessário que amemos uns aos outros como Ele nos amou, e é necessário que sirvamos ao Pai como Ele serviu, até o Dia de sua Vinda. A Palavra constantemente nos lembra de que esta terra é passageira, esse mundo é temporal, mas a eternidade existe. Os frutos que esses falsos cristos e falsos profetas produzirão não serão bons, ou melhor, serão aparentemente bons, mas se revelarão amargos no final de tudo (por que no final, só o que é verdadeiro permanece). Os falsos profetas podem até pegar pequenas verdades e ensinar às pessoas, mas não são bons frutos por que essas pequenas verdades estão coladas em uma GRANDE MENTIRA.

Toda planta que o meu Pai celestial não plantou,
será arrancada!(Mateus 15: 13)

O que Jesus quis dizer com essa comparação, essa parábola dos frutos, é que não adianta achar que uma uva, de alguma forma surgirá em um espinheiro: se uma teologia/ doutrina/ revelação fundamenta- se em uma mentira segundo a bíblia, ainda que aparentemente seja inocente, no fim seus frutos serão de dor: os frutos desses profetas são completamente diferentes daqueles gerados pelo Espírito Santo. Isso é confirmado no versículo 21, onde Jesus diz que, para sermos salvos, não basta que o chamemos de Senhor, mas acima de tudo é preciso viver, conhecer e obedecer a vontade de Deus para nossas vidas. E como descobrir qual a sua vontade? Estudando o que Ele quer de nós através das Escrituras. Através delas poderemos discernir entre o bem e o mal, a verdade e a mentira. E A VERDADE É JESUS. A vida e as palavras de Jesus nos mostram os verdadeiros frutos de Deus: Amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança (gálatas 5: 22) Espero que agora vocês saibam como identificar um falso profeta, por que os falsos cristos é fácil, né? rs
Ambos são impostores. Uma das seitas de falsos cristos descritas acima afirma que o pecado já não existe mais no mundo. Meu Deus, imagine só se este ainda existisse, não é mesmo!!! Que tragédia não seria, visto que segundo eles, sem pecado, o mundo está do jeito que está! A bíblia diz que um dos frutos do Espírito é o arrependimento dos pecados. “Jesus começou a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo.” (Mateus 4:17) Outra coisa: os falsos cristos também desejam ser honrados, e nós podemos atribuir essa mesma característica a alguns falsos profetas. Esse não foi um dos frutos que o Senhor Jesus demonstrou quando esteve aqui na terra:

“Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória, mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça” (Jo. 7:18). Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é” (Jo. 8:54) Jesus buscava a glória do Pai, e não a sua. Sua palavra era a de seu Pai, olhem: “Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer” (Jo. 17:4). A obra é a cruz! Ele não fazia sua vontade, mas a de Deus Pai: “Eu não busco a minha glória; há quem a busque por mim” (Jo. 8:50). Jesus era tão determinado em mostrar a verdadeira face do evangelho que disse: “Eu não recebo glória dos homens” (Jo. 5:41).Ele deixou claro que não veio aqui para ser honrado, mas para cumprir sua missão, que era morrer em favor dos pecadores. Agora pergunte a algum desses (nesse caso me refiro especificamente aos falsos cristos) se desejam a CRUZ!

ELES DESEJAM A GLÓRIA! VEJAM O INRI CRISTO DESFILANDO EM UMA CADEIRA LEVADA POR PESSOAS SEM ENTENDIMENTO DE DEUS! VEJAM O IMPÉRIO CONSTRUÍDO  POR ESSE TAL JESUS MIRANDA! LOBOS ENGANADORES.

Gálatas 1: 6- 9 diz: Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente Aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. De fato não há dois: O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, confundindo-os, querendo perverter o Evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou mesmo um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja maldito! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!

Ouçam bem: Ainda que um anjo apareça, que faça sinais, prodígios, mas testifique coisa diversa daquela que previu e disse o Senhor Jesus, não se lhe dê ouvidos! Nada mais é que doutrina de procedência maligna.

‘Cuide para que ninguém vos engane!’ 

 

Foto de Chris Ensminger na Unsplash

Picture of Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

Picture of Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro

Kertelen Ribeiro é uma ex-protestante convertida ao catolicismo romano. Sendo leiga, faz parte da Legião de Maria. Ama ícones, arte e se arrisca no desenho, mas ainda não sabe fazer sombra direito. Graduada em Letras – Português e pós-graduada em Tradução do Inglês pela Estácio, atua como tradutora freelancer e deseja servir a Cristo, se esforçando para fazer a Sua vontade. Livros sempre foram o caminho.

Compartilhe:

Mais postagens deste autor