A sua Quaresma não correu como planejado? Você fez muitas resoluções e depois falhou na maioria delas? Ou pode ser que talvez você não tenha conseguido cumprir nenhuma resolução para a Quaresma e meio que se perdeu na Páscoa. Bem, se isso se aplica a você, então São João Crisóstomo tem uma mensagem para você:
FELIZ PÁSCOA
De fato, quero dizer algumas palavras às pessoas que se sentem bem com relação às jornadas quaresmais e depois àquelas que se sentem mal por causa delas. Ontem à noite, quando estávamos saindo da Vigília Pascal (que por acaso foi de cair o queixo, mas demorou pouco menos de 3 horas), minha esposa brincou que havíamos “ganhado” algum tipo de junk food para comemorar. Foi especialmente difícil para minha mulher ficar de pé, sentada e ajoelhada agora que ela está muito grávida (sim, é assim que estamos anunciando!). E definitivamente há uma sensação de realização em participar de toda a Liturgia do Tríduo ( se você tiver chance, eu realmente incentivo a ir!). Mas isso nos levou a falar sobre como a beleza da Páscoa se encontra no fato de que você não pode realmente “ganhá-la” e que você realmente não precisa fazer isso.
No final da Quinta Leitura da Vigília (já mencionei que é uma longa liturgia?), nós pedimos a Deus que “aumente graciosamente a saudade do seu povo, pois somente sob o impulso da sua graça os fiéis progridem em qualquer tipo de virtude.” Em outras palavras, Jesus não estava brincando quando disse: “sem mim nada podeis fazer” (João 15:5). Portanto, se você fez algum progresso espiritual durante esta Quaresma, essa é uma importante palavra que você deve manter em mente. Você realmente estava receptivo àquilo que Deus queria fazer através de você. Por que isso é importante?
Primeiro: é uma forma de controlar o orgulho. Gosto de culpar as circunstâncias pelos meus pecados, ao mesmo tempo em que dou todo o crédito a mim mesmo quando as coisas vão bem. Isso minimiza meu livre arbítrio (no primeiro caso) e minimiza a graça de Deus (no segundo).
Segundo: é realmente muito encorajador. É fácil olhar para mim mesmo e dizer: “Não consigo, não consigo me tornar o Santo que Deus quer que eu seja”. E sozinho, é completamente verdade. Mas se todo ganho é realmente apenas Deus trabalhando através de mim e eu sendo receptivo e cooperando (e até mesmo minha cooperação é uma graça!), então não importa que eu seja pequeno demais para escalar a montanha sozinho.
Terceiro: é uma ocasião para o louvor. Podemos facilmente ser os leprosos curados e nem pensar em agradecer a Jesus por isso (Lucas 17:11-19).
Mas tendo dito tudo isso, e no caso de você hoje estiver perguntando: “Espere, já é Páscoa? O que aconteceu com a Quaresma?” Essa é a quarta e última coisa que é ótimo quando nos recordamos que tudo é graça. Como você não pode merecer, não precisa se perguntar: “sou digno?” (hey, psiu, você não é). Um amigo meu (em outra grande conversa pós-Vigília) estava falando sobre como é linda esta homilia de Páscoa de São João Crisóstomo. Vale a pena ler na íntegra, mas aqui está a parte que mais quero compartilhar:
Pois o Senhor é misericordioso e recebe os últimos como os primeiros.
Ele dá descanso ao que chega na hora undécima,
bem como àquele que trabalhou desde o início.
A este Ele dá, e a outro Ele concede.
Ele aceita as obras enquanto saúda o esforço.
A obra Ele honra e a intenção elogia.
Entremos todos no gozo do Senhor!
O primeiro e o último recebem sua recompensa;
ricos e pobres, alegrem-se juntos!
Sóbrio e preguiçoso, comemorem o dia!
Vocês que mantiveram o jejum e vocês que não o fizeram,
regozijem-se hoje porque a Mesa está ricamente carregada!
Deleitem-se regiamente com isso, o bezerro é gordo.
Que ninguém vá embora com fome. Participem, todos, do cálice da fé.
Desfrutem de todas as riquezas da Sua bondade!
Que ninguém sofra com sua pobreza,
pois o reino universal foi revelado.
Que ninguém lamente por ter caído repetidas vezes;
pois o perdão ressuscitou da sepultura.
Que ninguém tema a morte, pois a Morte do nosso Salvador nos libertou.
Ele a destruiu ao suportá-la.
Em outras palavras, este não é o momento para cair na auto-aversão pós-Quaresma ou na auto-parabenização pós-Quaresma. Este é um momento para cair de joelhos e agradecer a Deus pela Ressurreição de Jesus. Então, quer você tenha estragado tudo ou tenha acertado, a mensagem é a mesma: FELIZ PÁSCOA!
Foto de Alicia Quan na Unsplash
Tradução de Kertelen Ribeiro
Texto Original: Happy Easter to Those Who Screwed Up Lent (And Those Who Didn’t)!
Todos os direitos reservados a JOE HESCHMEYER




