Tive acesso ao seguinte documento: “18 razões porque não sou Católico Romano”. Esse documento foi desenvolvido por um suposto “ex-padre”. Surpreende-me o fato de as razões apresentadas por ele serem extremamente frágeis e falaciosas. Cabe a citação do profeta Oséias: “porque meu povo se perde por falta de conhecimento.” (Os 4,6). Farei uma breve resposta a algumas das 18 razões apresentadas pelo suposto “ex-padre”. Que o Espírito Santo ilumine todos que lerem essa minha resposta, “para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios Enganadores.” (Ef 4,14) Recomendo vivamente que leia as outras respostas aqui, aqui e aqui.
_____________________________________________________________________
11 – Não sou Católico porque porque não encontrei na Bíblia outro intercessor entre Deus e os homens fora Jesus Cristo, I Timóteo 2:5. Portando, se torna impossível que “Santa Maria” possa rogar por nós, pecadores. Só Jesus roga, intercede e media por nós.”
Resposta: No registro Bíblico, encontramos alguns intercessores: O Espírito Santo (Romanos 8,26 27); Abraão (Gênesis 18,23 33); Moisés (Êxodo 32,30 32); o Rei Davi (2 Samuel 12,16); nós aqui na terra quando oramos uns pelos outros (Efésios 6,18 20); os santos no Céu (Apocalipse 5,8) e a própria Virgem Maria é intercessora (João 2,1 11). Em que sentido Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens? O próprio contexto de 1 Timóteo 2 nos responde: Jesus Cristo é o único que fez o Sacrifício que nos conduz ao Pai! A “mediação única” de Cristo se dá pelo sacrifício da cruz; o qual, de fato, somente Jesus Cristo realizou. O versículo 6 deixa isso explícito: “que se entregou como resgate por todos. Essa é a obra de Cristo, e é por isso que nós todos estamos ligados, isto é, porque ele desfaz todas as inimizades em seu corpo: “na sua carne, desfez a inimizade […] para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto” (Efésios 2,15-17). A ideia de que somos um só corpo e de que há comunhão de bens espirituais entre os membros desse corpo é a base para a doutrina da intercessão dos santos.
O versículo 6 deixa explícito “que se entregou como resgate por todos. Tal é o fato, atestado em seu tempo”.
Quadro educacional do final do século XVIII da escola de Zlatá Koruna (perto de Český Krumlov).
Céu, terra e inferno (Domínio Público) – Via Wikimedia Commons




