22 lembretes de que Santo Agostinho era 100% católico

Dave Armstrong

Dave Armstrong

“Pois mesmo agora milagres são operados no nome de Cristo,” ele diz,” seja pelos seus sacramentos ou pelas orações ou relíquias de seus santos.”

 

1. Intercessão de Anjos: “elas [as orações] podem ser dadas a conhecer também aos anjos que estão na presença de Deus, para que esses seres possam de alguma forma apresentá-las a Deus e consultá-Lo a respeito delas,…” (Cartas, 130 [9,18]: para Proba [412])

2. Regeneração Batismal: “o sacramento do batismo é indubitavelmente o sacramento da regeneração…” (Sobre o Mérito e o Perdão dos Pecados e sobre o Batismo Infantil ii, 43 [XXVII])

3. Infalibilidade da Igreja: “Pois no seio da Igreja a verdade habita. Qualquer um que tenha sido separado deste seio da Igreja deve necessariamente falar coisas falsas: …” (Exposições sobre os Salmos, 58:3 [58,5]) [sintaxe modificada]

4. Confissão: “Quem é o orgulhoso? Aquele que não confessa os seus pecados e não faz penitência, para que seja curado através da humildade.” (ibid., 94:12 [94,11])

5. Orações pelos Mortos: “Pois, se não nos importamos com os mortos, não devemos, como fazemos, suplicar a Deus por eles.” (Sobre o Cuidado para com os Mortos, 17)

6. Divórcio e Recasamento: “… a santidade do Sacramento, razão pela qual é ilegal para alguém que deixa o seu marido, mesmo quando ela foi repudiada, estar casada com outro, enquanto o seu marido viver, …” (Sobre o Bem do Casamento, 32)

7. Eucaristia e Salvação: “A natureza humana não pode por quaisquer meios ser justificada e redimida da justíssima ira de Deus — em uma palavra, da punição — exceto pela fé e pelo sacramento do sangue de Cristo.” (Sobre a Natureza e a Graça, 2 [II])

8. Eucaristia e Transubstanciação: “… os católicos … comem o corpo de Cristo, não apenas sacramentalmente mas realmente, sendo incorporados no Seu corpo, como diz o apóstolo, ‘nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo;’ [1 Coríntios 10,17]” (Cidade de Deus xxi, 20)

9. Adoração Eucarística: “… Ele aqui andou na carne, e deu aquela mesma carne para comermos para nossa salvação; e ninguém come aquela carne, a menos que antes a tenha adorado: descobrimos em que sentido tal estrado de nosso Senhor pode ser adorado, e não apenas que pecamos ao não adorá-lo, mas que pecamos ao não adorá-lo.” (Exposições sobre os Salmos, 99:5 [99,8])

10. (A falsidade da) Sola Fide: “Quem é que não acredita que Jesus é o Cristo? Aquele que não vive como Cristo mandou. Pois muitos dizem, “eu creio”, mas a fé sem as obras não salvam. Pois a obra da fé é o amor, …” (Homilias sobre a Primeira Epístola de João, 10,1)

11. (A falsidade da) Graça Irresistível: “Se, contudo, sendo já regenerado e justificado, ele recai por sua própria índole em uma vida má, certamente ele não pode dizer: “Eu não recebi”, por causa de sua própria escolha para o mal, ele perdeu a graça de Deus, que ele havia recebido. (Sobre a Reprovação e a Graça, 9 [VI])

12. Dias Santos: “Celebrem com temperança os natalícios dos Santos, pois devemos imitar aqueles que vieram antes de nós, …” (Exposições sobre os Salmos, 89:52 [89,41])

13. O uso e a veneração de Imagens, Ícones e Estátuas: “Mas a respeito de imagens e estátuas, e outras obras desta natureza, que pretendem ser representações de coisas,. . . cada um, assim que vê as semelhanças, reconhece as coisas das quais são semelhanças.” (Sobre a Doutrina Cristã, ii, 39)

14. Justificação Infusa: “o homem, mesmo quando plenissimamente justificado, é incapaz de levar uma vida santa, se não for divinamente assistido pela luz eterna da justiça. Portanto Deus não apenas nos cura limpando Ele o pecado que nós cometemos, mas além disto, Ele nos capacita até mesmo para evitar o pecado.” (Sobre a Natureza e a Graça, 29 [XXVI])

15. Virgindade Perpétua de Maria: “… uma mãe que, apesar de ter concebido sem ser tocada por homem e sempre assim permaneceu intocada …” (Sobre Catequisar os Iletrados, 22, 40)

16. Maria, sem pecado: “Nós devemos excetuar a santa Virgem Maria, a respeito de quem eu não desejo levantar questão alguma no tocante ao assunto de pecados, por honra ao Senhor; pois d’Ele nós sabemos que abundância de graça para vencer o pecado em todos os aspectos foi conferida a ela …” (Sobre a Natureza e a Graça, 42 [XXXVI])

17. Sacrifício da Missa: “Não foi Cristo uma vez por todas oferecido em Sua própria pessoa como um sacrifício? E ainda assim, não é Ele oferecido no sacramento como um sacrifício, … diariamente entre as nossas congregações …?” (Cartas, 98 [9]: a Bonifácio [408])

18. Papado: “O que poderia ser mais claro ou mais manifesto do que o julgamento da Sé Apostólica?” (Contra as Duas Cartas dos Pelagianos ii, 6 [IV])

19. Purgatório: “Após o julgamento, aqueles que foram dignos de tal purificação deverão ser purificados mesmo pelo fogo, e deverão ser apresentados rigorosamente imaculados, e deverão oferecer a si mesmo a Deus em retidão, e serão de fato vítimas imaculadas e livres de qualquer culpa …” (Cidade de Deus xx, 26)

20. Relíquias: ““Pois mesmo agora milagres são operados no nome de Cristo, seja pelos seus sacramentos ou pelas orações ou relíquias de seus santos …” (Cidade de Deus, xxii, 8)

21. Intercessão dos Santos: “Os cristãos prestam honra religiosa à memória dos mártires, tanto para nos excitar a imitá-los e obter uma parte nos seus méritos, quanto à assistência de suas orações.” (Contra Fausto o Maniqueu xx, 21)

22. Tradição Apostólica: “Há muitas coisas que são observadas por toda a Igreja, e, portanto, são justamente consideradas como tendo sido ordenadas pelos apóstolos, mesmo que não sejam mencionadas nos seus  escritos.” (Sobre o Batismo, Contra os Donatistas, v, 23, 31)

 

Notas

[1] Nem todas as obras citadas possuem tradução para o português, mas decidimos traduzir literalmente todos os títulos. Para encontrar as obras de Santo Agostinho em língua inglesa, você pode clicar aqui (procure pela seção “Augustine of Hippo”).

 

 

Foto de Gerard Seghers (Domínio Público)

 

Tradução de Symon Bezerra

Texto Original: 22 Reminders That St. Augustine Was 100% Catholic

Todos os direitos reservados a DAVE ARMSTRONG

 

 

Picture of Dave Armstrong

Dave Armstrong

Dave Armstrong é um apologista católico americano e escritor de inúmeros livros, cujo site "Biblical Evidence for Catholicism" (www.biblicalcatholic.com) inclui material robusto e de grande valor para aqueles que desejam conhecer mais profundamente a doutrina da Igreja Católica. Com mais de 2.500 artigos defendendo o catolicismo, foi premiado pela Revista Envoy em 1998 e conta com mais de dois milhões de visitantes regularmente. Dave Armstrong tem proclamado e defendido ativamente o cristianismo desde 1981 e foi recebido na Igreja Católica em 1991.

Picture of Dave Armstrong

Dave Armstrong

Dave Armstrong é um apologista católico americano e escritor de inúmeros livros, cujo site "Biblical Evidence for Catholicism" (www.biblicalcatholic.com) inclui material robusto e de grande valor para aqueles que desejam conhecer mais profundamente a doutrina da Igreja Católica. Com mais de 2.500 artigos defendendo o catolicismo, foi premiado pela Revista Envoy em 1998 e conta com mais de dois milhões de visitantes regularmente. Dave Armstrong tem proclamado e defendido ativamente o cristianismo desde 1981 e foi recebido na Igreja Católica em 1991.

Compartilhe:

Mais postagens deste autor